O Conselho Municipal de Saúde de Petrolina (CMS) tem nova mesa diretora. A eleição que escolheu a diretoria foi realizada na manhã desta sexta-feira (22). Representando a classe trabalhadora, o cirurgião-dentista Francisco Walber foi eleito a presidente do Conselho, enquanto Luciana Mendes a vice-presidente; o 1° secretário e vice-secretário eleitos foram Wilson e Edvaldo Landim, respectivamente.
O novo presidente ressaltou que a principal meta é estimular a participação da população. “O CMS representa, principalmente, o controle social que precisa ser disseminado, ou seja, trazer a comunidade petrolinense à condição de cidadania, despertando o ser cidadão em busca de assumir esse controle social”, disse Walber.
Durante a reunião, a conselheira e diretora de Regulação do município, Mara Gonçalves, fez leitura da mensagem enviada pela secretária municipal de Saúde, Lucia Giesta, que está em Brasília num evento relacionado a gestores municipais da pasta (o Conares). “Parabenizo o novo presidente e sua diretoria por essa nova etapa de desafios e que com a união de todos possamos permanecer nessa constante construção e fortalecimento do SUS”, expressou Lucia.
O CMS é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo. Em Petrolina, é formado por 20 conselheiros e 20 suplentes, que representa os respectivos segmentos: usuário, gestor e trabalhador – sendo 10 vagas para usuários, cinco para gestores e cinco para trabalhadores. (fonte/foto: Ascom SMS/divulgação)