O Porto de Petrolina está muito próximo de conseguir um certificado de regularização perante a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O documento é fundamental para o ingresso de novos investimentos na área.
O gestor da zona portuária, Hermes Delgado, afirmou que já foi promovido um processo de requalificação na infraestrutura terrestre e aquaviária do local e que espera apenas formalizar a aprovação frente ao presidente da Antaq, Fernando Fialho.
“Esperamos esse reconhecimento porque o Porto de Petrolina já cumpriu todas as exigências, mas a resolução da Antaq ainda não saiu. Falei com o presidente e ele confirmou que o documento sai na próxima semana”, afirmou Delgado, após voltar de Brasília.
Com o credenciamento, o terreno passa a ser chamado de IP4 (Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte), classificação que o órgão criou para os portos de navegação interior. Dentre os critérios para tornar-se um IP4, está a definição de área, além da informação a respeito do que será operado naquela região ou como vai ser a gestão da operação.
O Porto de Petrolina deveria ser transferido para outro ponto. Ali interrompe o crescimento da Orla… a Orla3, se um dia sair, será muito pequena.