A 7ª Conferência de Saúde, com a temática ‘Saúde Pública de Qualidade: Um Direito do Povo Salgueirense’, foi realizada nesta quarta-feira (10), no Spaço Fest, em Salgueiro. A proposta do encontro foi discutir e elaborar propostas para a construção da Política Nacional de Saúde.
O secretário de Saúde, Emanoel Leite, frisou a necessidade de avançar mais, tanto em quantidade quanto em qualidade. “Que a gente tenha a concepção que essa conferência pode modificar a política pública, não só municipal, mas estadual e nacional porque as propostas que sairão daqui irão para as outras esferas“, explicou.
Participou da mesa de autoridades, o prefeito Marcones Libório de Sá que defendeu a manutenção das conquistas do SUS e a expansão delas, mesmo em um cenário nacional de dificuldades. “Esse grande sistema que está em construção, tem sido porta para outras políticas como a da assistência social e a educação, também, copia algumas coisas. O momento é de crise econômica, social, hídrica e moral e é propício ao debate e à construção.“
Depois da plenária inicial, participantes da sociedade civil, do governo e trabalhadores da saúde dividiram-se em salas temáticas onde apresentaram propostas dentro dos eixos ‘Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade’; ‘Valorização do trabalho e da educação em saúde’; ‘Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde’; ‘Participação Social’; ‘Financiamento do SUS e relação público-privada’; ‘Informação, educação e política de comunicação do SUS; ‘Ciência, tecnologia e inovação do SUS; e ‘Reformas democráticas e populares do estado’.
Representando Salgueiro, sairão, para a Conferência Estadual de Saúde, 12 delegados eleitos em assembleia. (foto/foto: Ascom PMS)