A partir de 2010, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) oferece o mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, o único do Brasil. As aulas serão ministradas na cidade de Paulo Afonso.
O projeto já foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e deve ser lançado ainda no primeiro semestre do próximo ano. O curso terá como foco as regiões do semiárido e da bacia do rio São Francisco, abordando conceitos como sustentabilidade política, econômica, étnica e cultural.
Uma vez aprovado, o aluno do mestrado poderá optar entre cinco linhas de pesquisa: etnoecologia, povos e comunidades tradicionais, sustentabilidade do bioma caatinga, gestão socioambiental ou ecopedagogia e educação ambiental.
Mais informações no site da Uneb (www.uneb.br)
Enquanto isso, o curso de Direito no campus Juazeiro continua somente no turno vespertino. Democracia para poucos. Precisamos acabar com essa cultura de Casa-Grande e Senzala na educação.
…E enquanto isso, as faculdades de Petrolina e Juazeiro ignoram o montante de graduados que anseiam a abertura de cursos de Mestrado e Doutorado na região, para não precisarem se deslocar para outros estados ou países, como se tais cursos já não fossem suficientemente caros… Pena…