Uma pesquisa divulgada ontem (18) pela Fecomércio-PE revelou a intenção de compras e disposição de gastos por parte dos consumidores para as festividades do mês de junho. Apenas 65,5% dos entrevistados no estado pretendem participar dos festejos juninos. Em Petrolina, essa intenção foi apontada por 59,9% dos consumidores, ante os 70,8% que tinham interesse em comemorar no ano passado.
Nem Caruaru – considerada a ‘capital do Agreste’, popularmente conhecida como o melhor São João do estado e um dos mais importantes do Nordeste – passará ilesa ao impacto da crise econômica no bolso dos consumidores. Na cidade, a queda foi de 20,6%. Apenas 67,5% das pessoas intencionam comemorar, quando em 2014 essa parcela foi de 88,1%.
O agravamento do quadro econômico nacional, pontuado pela inflação em alta, desemprego em ascensão, elevação no custo do crédito e queda no nível de renda das famílias, levando à redução no consumo e ao aumento do endividamento, foram apontados por 45,1% dos empresários e gestores pernambucanos como motivos desse desempenho no período junino deste ano. A pesquisa teve o apoio do Sebrae-PE e o Sindilojas de Petrolina.