O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Curaçá, no norte da Bahia, fez um reajuste de 25% na conta de água dos consumidores cadastrados no município. O aumento estará valendo para as contas entregues a partir deste mês, mas, de acordo com a assessoria da prefeitura, o consumidor só sentirá a diferença nos próximos dois meses.
O valor reajustado aconteceu após a SAAE verificar que a arrecadação não estava cobrindo os gastos de abastecimento. Essa medida foi tomada pelo órgão devido ao aumento de combustíveis, energia elétrica e reajuste de salários de funcionários. O reajuste, segundo a assessoria, está dentro do percentual da inflação e o requerimento do órgão foi atendido pela gestão municipal através do Decreto 051, datado de 15 de junho deste ano.
O último reajuste tinha acontecido em 2011. De lá pra cá, o órgão assumiu 20 cisternas do programa ‘Água para Todos’, do governo do Estado, além da Adutora do Forró, que atende a zona rural de Curaçá e o distrito de Pinhões, em Juazeiro, o que também contribuiu para o aumento dos gastos.
Economia
Um dos efeitos do preço mais alto da água pode ser a redução do consumo, que seria bem-vinda no contexto de crise hídrica que a região vive atualmente. O consumo consciente beneficiará a cada família individualmente, pois quanto menor o volume consumido, menor será o valor da conta.
Por Duda Oliveira