Gonzaga pressiona por votação de projeto que proíbe venda de refrigerantes a menores de 18

por Carlos Britto // 08 de julho de 2015 às 17:33

Gonzaga Patriota_640x419/Foto: Assessoria/divulgaçãoGonzaga Patriota (PSB-PE) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (8), para cobrar a votação do Projeto de Lei que proíbe a venda de refrigerantes a menores de 18 anos de idade. A matéria estabelece a proibição da comercialização da bebida num perímetro de 200 metros das escolas de educação básica. Mas no bojo do projeto, além dos refrigerantes, também estão incluídos massas folhadas, frituras, biscoitos recheados, pipocas industrializadas, sucos artificiais, enlatados, alimentos que contenham gordura trans, balas, pirulitos e gomas de mascar.

O parlamentar fez um alerta para o consumo excessivo de refrigerante entre crianças e adolescentes, informando que milhares morrem todos os anos por conta do consumo desse tipo de bebida.

“Meu projeto de lei ainda está se arrastando aqui no Congresso desde 2013. vamos votar esse PL, se não a gente vai continuar vendo nossas crianças viciadas e taxas muito mais altas das que registramos hoje de mortes, devido ao consumo de refrigerante”, justificou Gonzaga.

A intenção do deputado, sem dúvida, é a melhor possível. Mas também é preciso lembrar que há leis que, infelizmente, não ‘pegam’. Em Petrolina, por exemplo, um projeto de autoria da então vereadora Terezinha Teixeira determinava que a comercialização de bebidas alcóolicas deveria respeitar a distância de 500 metros dos estabelecimentos de ensino. O projeto foi aprovado, a lei sancionada, mas na prática não funciona até hoje. (foto: Assessoria/arquivo)

Gonzaga pressiona por votação de projeto que proíbe venda de refrigerantes a menores de 18

  1. Guimarães disse:

    Falta do que fazer.

  2. Gilson Soares disse:

    REFRIGERANTE DEVERIA SER TRATADO IGUAL A CIGARRO COMO DROGA DE ALTA DESTRUIÇÃO VEJA ALGUNS MALEFÍCIOS A SAUDÊ QUE ELE TRAZ:
    1. Osteoporose. Os refrigerantes de cola possuem ácido fosfórico, um composto químico que aumenta a acidez do sangue. Para neutralizar esse aumento, o organismo utiliza o cálcio dos ossos, propiciando a osteoporose. Um estudo feito com mulheres que bebia apenas 3 refrigerantes de cola por semana revelou que elas perderam, em média, 4% de massa óssea de regiões do quadril.
    2. Diabetes. Os refrigerantes possuem quantidades elevadas de açúcar, que aumentam o nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. Esses fatores combinados elevam o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Além disso, o consumo excessivo de açúcar leva a outros problemas como obesidade e aumento de triglicérides no sangue.
    3. Doença cardiovascular. A combinação de obesidade, aumento de glicose e gordura no sangue eleva o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Um estudo realizado em Harvard revelou que o consumo diário de refrigerantes aumenta em 20% o risco de infarto durante um período de 22 anos.
    4. Cárie. Os níveis elevados de açúcar e de ácido nos refrigerantes prejudica a saúde dos dentes e corrói o esmalte. Além disso, há risco de desenvolvimento de doenças da gengiva, como a gengivite.
    5. Gastrite. O ácido presente nos refrigerantes, usado para dar gás à bebida, ataca as células gástricas, causando azia e gastrite. O uso constante acidifica o conteúdo gástrico provocando a incômoda doença. Se não tratada adequadamente, a gastrite pode evoluir para úlceras estomacais.
    6. Insônia. O alto teor de açúcar dos refrigerantes interfere com o ciclo circadiano e provoca insônia. Além disso, muitos refrigerantes têm elevados teores de cafeína.
    7. Pressão alta. Refrigerantes de cola e guaraná possuem cafeína que quando consumidas em excesso e constantemente, provocam aumento da pressão. A pressão alta é um fator de risco para o infarto e desenvolvimento de outras doenças cardíacas.
    8. Câncer. Os refrigerantes possuem diversas substâncias usadas para dar cor à bebida. Esses aditivos químicos são tóxicos para as células do organismo, causando agressões e propiciando o surgimento de câncer. Um recente estudo escocês associou o consumo de refrigerantes ao surgimento de câncer intestinal e colorretal. No Brasil, refrigerantes de cola possuem 67 vezes mais corante caramelo IV (um composto causador de câncer) que os vendidos nos Estados Unidos. Um estudo sueco publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition apontou que uma lata de refrigerante por dia (cerca de 325 mL), aumenta o risco de homens desenvolveram câncer de próstata em 40%.
    9. Envelhecimento precoce. O fosfato presente no refrigerante, além de causar osteoporose, prejudica funções renais e musculares. Um estudo recente também concluiu que o consumo em excesso dessa substância causa envelhecimento precoce das células.
    10. Infertilidade. Os refrigerantes são acondicionados em latas de alumínio, que por sua vez são revestidas com uma resina chamada bisfenol (BPA). O bisfenol tem sido associado a problemas hormonais que levam à infertilidade, desenvolvimento de câncer e obesidade

    1. Luis Fernando disse:

      E as bebidas alcoólicas? Poderíamos incluí-las também, afinal também causam vários problemas ao organismo, sem contar o alcoolismo e os acidentes de trânsito, que tanto matam no Brasil.

  3. Proibido proibir disse:

    Tanta lei proibindo tudo que logo estaremos pior que na época da ditadura, já safadeza no congresso e na rua as leis são para liberar geral!

  4. João José dos Santos disse:

    Pense num projeto de relevância

  5. Diego disse:

    o menor de 18 anos pode votar, mas comprar refrirante vai ser proibido? o deputado ta sem assunto é? ?? pq n vai attas de melhorar a educação e a saude?

  6. nina disse:

    Fecha as fábricas p deixar de vender estes venenos… Deveria o Ministério da Saúde agir e acabar c isso…

  7. Marcio disse:

    Deveria criar uma lei para proibir político de mentir. Porque a Presidenta dela até o último dia de eleição nosso País era praticamente primeiro mundo tinha tudo e estava mil maravilhas. E isso só durou até 01/01/2015. Classe decadente e que me enoja mais a cada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários