Odacy afirma que trará Comissão de Saúde da Alepe para discutir situação do HU e HDM/Imip em Petrolina

por Carlos Britto // 11 de julho de 2015 às 07:22

odacy HDM-IMIPO deputado estadual Odacy Amorim (PT) visitou esta semana o Hospital Universitário (HU) da Univasf e o Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, e anunciou que trará a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para discutir a situação das duas unidades na cidade.

Durante a visita, Odacy conversou com diretores, funcionários, médicos e pacientes sobre a situação de atendimento dos dois maiores hospitais do interior de Pernambuco, alvos constantes de críticas da população.

Segundo o parlamentar, na volta do recesso da Alepe, ele realizará uma reunião da Comissão de Saúde do poder legislativa estadual em Petrolina para buscar soluções de problemas que vêm sendo apontados pela população da região quanto ao atendimento no HU e HDM-Imip. Falta de médicos é um dos pontos que vem contribuindo para as críticas dos petrolinenses e demais pacientes dos hospitais.

O HU (ex-Hospital de Traumas) é referência na região no atendimento de alta e média complexidade. São cerca de 2 milhões de habitantes e mais de 50 municípios atendidos dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, mas até do Ceará já veio paciente.

HDM/Imip

Sobre o HDM/Imip, o deputado tem tomado conhecimento dos problemas que vêm ocorrendo na unidade. Recentemente Odacy também usou a tribuna da Alepe para falar da situação da maior maternidade pública do estado, dando como exemplo o caso de uma mãe que passou dois dias em trabalho de parto com o filho nascendo morto. Em conversa com o superintendente do HDM/Imip, o médico Marcelo Marques, foi citado os casos dos últimos meses de crianças morrendo por estarem passando da hora de nascer. O superintendente disse que foi “uma fatalidade”, mas admitiu que um dos problemas do hospital é o déficit de médicos.

Segundo o deputado, 12 médicos pediram demissão e o HDM ficou descoberto, ocasionando as falhas no atendimento.Uma das soluções para amenizar os problemas no hospital seria a ampliação da maternidade – pleito feito pelo Imip. A estrutura deve ficar no prédio onde hoje é o Sassepe de Petrolina. O HDM/Imip realiza mais de 7 mil partos por ano. (fonte/foto: Assessoria parlamentar/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários