Artigo do leitor: “Não ser favorável à redução da maioridade penal é assinar carteira do menor criminoso”

por Carlos Britto // 17 de julho de 2015 às 08:20

redução maioridadeAssunto que tem provocado muita polêmica, a redução da maioridade penal é defendida veementemente pelo leitor Elsio Alves. Ele acredita que um menor de 18 anos deve, sim, responder pelos crimes que comete. Confiram:

Que País é esse?

Este é o País em que menores têm o direito de fazer o que quiserem, cometer crimes, fazer usos de drogas, tirar a vida de um outro ser e nada vai lhe acontecer. Afinal, ele não pode ser preso e pagar por seus crimes. É! O menor não pode ser preso, mas, ele pode matar, roubar, destruir famílias.

Percebo que muitos são desfavoráveis à redução da maioridade penal, até mesmo os senhores deputados que reprovaram. Mas acho que a sociedade ainda não percebeu o perigo desses marginais adolescentes. Até quando continuará essa resistência à redução da maioridade penal? Será que continuará até o dia em que um menor tirar a vida de um ente querido dos senhores deputados? Será que é correto deixar um adolescente criminoso na rua, livre para tirar vidas de trabalhadores inocentes? Não merecem serem penalizados? Se esse é caminho?

Pode não ser.  Mas também não podemos fechar os olhos e nos fingirmos de cegos. Os menores têm que ser tratados como adultos quando cometem os crimes. Procuro a inocência desses marginais e não encontro. Será que a bruxa Cuca roubou a inocência deles ou será que somos nós os culpados deste roubo?

Indago-me: É correto um adolescente que cometeu um crime permanecer livre? é certo ele simplesmente pagar com ações socioeducativas? É certo ele, ao completar a maioridade, sair livre, com a ficha limpa, como se nada tivesse acontecido? É certo isso?!? Pois bem! Muitos adolescentes que mataram inocentes passam muitas vezes meses ou até mesmo meros dias na fundação para menores, e saem de lá livres e limpos.

A redução da maioridade penal não é o melhor caminho, mas é o caminho para mostrar a esses marginais que quem comete crimes tem penalidades, sem importar se é menor de idade ou adulto. E este é o caminho que temos para hoje.

A cada dia o número de menores envolvidos com o crime vem aumentando. O motivo? simplesmente os traficantes têm a inteligência de utilizar esses menores como funcionários do crime. De uma forma que facilita os “negócios”. Claro! Se o menor for preso, eles sabem que logo o menor será solto, pois ele não pode ser penalizado.

Um certo dia, fiz uma visita à Funase aqui em Petrolina, e conversando com um menor que havia cometido um crime, perguntei-lhe o que ele iria fazer quando dali saísse. A resposta dele foi simples e rápida: “voltarei a fazer tudo que fiz para chegar aqui. Afinal, quando eu sair daqui, saio de cabeça erguida, pois todos os meus crimes foram esquecidos”.

Nós mesmos criamos os marginais, a partir do momento em que damos a liberdade a eles de cometerem os crimes e não penalizados. Encerro dizendo que o pequeno marginal de hoje poderá se tornar o grande traficante do amanhã. Poderemos mudar? Sim. Depende de nós e de nossas leis mostrarem que para crimes cometidos não importa se sejam pequenos ou grandes, se foi cometido por menor de idade ou adulto, tem penalidade e é severa. O brasileiro é tão imitador dos outros países…deveria seguir o exemplo dos Estados Unidos, onde a lei é para todos, não importa se é uma criança de 9 anos ou um idoso de 70 anos. Cometeu o crime, pagará por ele, sendo punido do mesmo modo de um garoto de 20 anos. Afinal, crime é crime.

Elsio Alves/Leitor

Artigo do leitor: “Não ser favorável à redução da maioridade penal é assinar carteira do menor criminoso”

  1. Edmilson Manoel Coelho disse:

    Bom dia! Prezado Elisio, não sei se você já sofreu alguma vez com atrocidades cometidas por um adolescente. Talvez não. Provavelmente o seu discurso está baseado unica e exclusivamente nos discursos sensacionalistas da mídia, que de uma forma própria dá ênfase sempre que acontece um crime cometido por um adolescente. Mas o quero dizer é que será um grande retrocesso para as lutas de classes caso venha a ser aprovado essa redução da maioridade, além do retrocesso, não será resolvido de forma alguma o problema da violência imputada aos menores. Outra questão não observada é o quanto isto custará aos cofres públicos, haja visto a necessidade de readequação das unidades, a construção de novas unidades, isso porque em hipótese alguma eles poderão cumprir penas com adultos. Sou contra a redução, acredito que a solução é educação, principalmente nas bases familiares.

    1. Janderson Rodrigues disse:

      Exatamente! se cadeia desse jeito o Brasil não teria o titulo de 4º Maior população carceraria do mundo.

    2. INDIGNADO disse:

      Todo mundo fala que educação é a solução, mas o momento é de tirar marginais das ruas! A educação é solução com resultados à longo prazo, o que nós temos é urgência em salvar vidas!

      Todos falam também, que os menores vão sair piores do que quando entraram, mas como e em que vai piorar?
      Esses marginais, aprenderam que para eles não há punição e assim, não se limitam a cheirar cola e bater carteiras, agora eles batem, esfaqueiam, queimam pessoas vivas, torturam e não veem limite algum.

      A polêmica surgiu exatamente por essa violência praticada por menores e vale lembrar que Suzane, teve boa educação e amor de seus pais, era branca e não passava dificuldades, ainda sim, orquestrou a morte violenta de seus pais…

      1. Edmilson Manoel Coelho disse:

        Boa tarde Indignado. Sua fala é a da maioria, que se diz indignada com a situação de violência no País, porém eu pergunto, quanto em números reais, os crimes são atribuídos aos menores, você sabe me responder? Concordo com sua indignação sim, porém, reintero, em nada irá mudar a situação do País essa mudança da maioridade penal. Cadê nos indignamos com as situações dos atos cometidos por nossos políticos, que suas atitudes mataram por dia milhões de brasileiros nos hospitais caindo aos pedaços, com políticos que constantemente nos roubam na maior cara de pau, com obras superfaturadas, com desvio de merendas escolares, e outras barbaridades. Vamos INDIGNADO, fazer um levantamento de quantas obras iniciadas e que não chegaram ao fim até hoje em Petrolina, e nós não fazemos nada. Nossos postos de saúde não tem médico, não tem medicamento, o hospital de Traumas HU(Hospital Universitário), está deixando de atender por falta do básico. Isso é indignação.

  2. Guimarães disse:

    Qualquer defesa dos marginais menores é ideológica, totalmente fora da realidade, escola tem em todo lugar, eles preferem, ESCOLHEM o crime. Defender essa gente é olhar só para o delinquente, esquecendo-se das vítimas e de suas famílias, da mesma forma se perguntam ao rapaz se ele já foi vítima de algum desses menores seus defensores deveriam sim, perguntar se continuariam a defendê-los se algum ente querido seu fosse morto, estuprado por eles. Que tal pensarmos menos no bem estar dos agressores e mais nos agredidos?

  3. cidadao disse:

    Este pessoal que fala que não deve ser diminuída a maior idade penal não diz coisa com coisa, não tem argumento. O que percebo é que todo mundo tira o seu da reta, o governo argumenta que não tem vaga na cadeia (melhor deixar esses que cometem crime soltos?) escola é pra quem quer estudar, quer ser gente, por outro lado a sociedade que deveriam educar seus filhos, fazem filhos e deixam virar marginais. Dever de que põem no mundo é educar, se virou marginal e foi pra cadeia é problema dele.

    1. Vania Santos disse:

      É muito fácil defender o menor falando de educação. Quero ver quando um menor pegar algum de seu familiar, ente querido, filhos, pai, mãe, irmãos. Vai ver que quem não defende a maioridade penal, rapidinho vai querer ver ele na prisão! Que nada rapaz, esses que pensam em educação socioeducativa é por que nunca passou por um adolescente colocando a arma na sua cara, ameaçando a você, sua família e até tirando vidas. E desde quando o governo está pensando em defender esses menores infratores? desde quando nossas escolas estão dando uma boa educação? a vida é cheia de escolhas, e sendo assim, devido a escolha feita, cada um deverá pagar pelos seus atos, sendo ele menor ou não!
      sabe por que a criminalidade aumenta? por que os de menores nada tem! agora me respondam: um pai de familia honesto e trabalhador que perdeu a vida por um menor infrator o que ganhou? eu vos respondo: o túmulo, a morte, a perda da vida, enquanto o menor: a carta branca e a liberdade para cometer mais e mais crimes!
      Sou a favor sim da maioridade penal!
      E quem não é, peço somente a Deus que livre a você e a sua família para que jamais passe por um momento em que várias, centenas de familiares já passaram, sofrer nas mãos de pequenos anjinhos marginais!

      1. Edmilson Manoel Coelho disse:

        Bom dia Vania! Sua posição é compreendida, pois, pelo que notei no seu discurso inflamado, me deu a entender que você ou algum parente já foi vítima de um adolescente desses. Mas acredito que antes de tudo, deveríamos nos perguntar, assim como um adolescente desses que anda por ai, roubando, matando, estuprando, será que foi os pais que não souberam criá-lo? Ou será que um filho meu, ou seu, também poderá escolher enveredar por este caminho? Ou será que isto só acontece com os filhos dos favelados, dos menos favorecidos?
        A redução da maioridade penal, é apenas um “início” para a discussão de vários outros pontos errados em nossa sociedade. Como já disse respeito a opinião de quem é a favor, ou de quem é contra, como eu, mas não aceito essa coisa, que “quando eu for vítima de adolescente, minha opinião mudará”, sendo desta forma, a dos que são favoráveis, também mudará, caso seja um “filho seu, esse adolescente inescrupuloso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários