Reitor da Univasf é denunciado ao TCU sob acusação de supostas fraudes em licitações contratuais do HU

por Carlos Britto // 31 de julho de 2015 às 07:00

julianeliO reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, foi denunciado ao Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) por supostas fraudes em licitações contratuais com duas empresas que prestam serviços ao Hospital Universitário (HU), em Petrolina.

De acordo com a denúncia, o Centro de Diagnóstico Clínico por Imagem (CDI) e o Hospital Memorial de Petrolina não poderiam prestar serviços ao HU porque no edital de 1/2015 – de chamamento público para credenciamento – veda a participação, a qualquer título, de servidores da Univasf. No caso, os dois hospitais estariam impedidos de prestar serviços ao HU porque seus proprietários são professores do Magistério Superior da Univasf. Além de Julianeli, também são citados na denúncia os fiscais do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), que fiscalizaram os contratos.

A denúncia enviada ao Ministério Público de Contas e ao TCU por Miecio Maciel da Mota, residente no Alto da Aliança, em Juazeiro (BA), foi reformulada no último dia 8 de julho, acrescentando outros elementos ao caso. Mesmo após a primeira denúncia, a Univasf estaria mantendo irregularmente o contrato com a empresa CDI, que fatura em média R$ 130 mil por mês desde fevereiro de 2015 com exames de tomografia, ressonância e hemodinâmica para o Hospital Universitário.

A denúncia ainda relata que, antes disto, na Gestão do Instituto de saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o professor da Univasf e proprietário do CDI faturava altos valores no HU através da empresa Equipe Neurológica e Neurocirúrgica do São Francisco S/C Ltda (EPP), tendo como sócio-administrador o próprio professor da Univasf. Quando acabou a gestão do ISGH, teriam feito o contrato com a empresa CDI.

UnivasfCadastramento no Sicaf

No último mês de maio, diz a denúncia, o CDI fez cadastro como fornecedor do Governo Federal, no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), declarando a sociedade do proprietário da empresa e professor do colegiado de Medicina da Univasf. No entanto, em julho, conforme a denúncia encaminhada ao Tribunal de Contas e ao TCU, o professor teria deixado a sociedade do CDI.

Sobre os casos citados na denúncia de Miecio Maciel da Mota, o Procurador do TCU em Brasília, Júlio Marcelo de Oliveira, informou, através do Ofício 12/2015, datado no último dia 10 de julho, que toda a documentação enviada pelo denunciante já foi encaminhada à Secretaria de Controle Externo do Estado de Pernambuco (Secex-PE) – unidade local do TCU, para tomada da providência adequada ao caso (As denúncias, juntamente com a resposta do procurador, podem ser conferidas acessando aqui).

O Blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da Univasf, que informou que o reitor Julianeli Tolentino está de férias e, no momento, não ia se manifestar sobre o assunto. Contudo, o espaço do Blog permanece reservado para algum esclarecimento.

Reitor da Univasf é denunciado ao TCU sob acusação de supostas fraudes em licitações contratuais do HU

  1. ATENTO AO BLOG disse:

    Parabéns, belíssima matéria Carlos Brito,

    Então o nome do professor da UNIVASF e proprietário do CDI se chama JOSÉ CARLOS DE MOURA? Eita peste agora fedeu, imagine GALINHA TOMANDO CONTA DO GALINHEIRO. “VAMOS PASSAR O BRASIL A LIMPO”!

  2. GUILHERME VITOR disse:

    ATÉ TU, BRUTUS??
    A CORRUPÇÃO CHEGANDO NOS MEIOS ACADÊMICOS??
    NAO ACREDITO!!!!!
    OU DEVO ACREDITAR??
    NAO, NAO ACREDITO!!
    ACREDITO? AHHH….VOU ACREDITAR, SIM…ONDE TIVER UM SER HUMANO TEM SINAL DE MAL FEITOS!!!
    HÁ MAL FEITO ASSIM QUE NASCEMOS E HAJA FRALDAS!! E TANTAS OUTRAS COISAS!!!

  3. Comentador, Aquele que Comenta! disse:

    T.C.U. examine também os contratos com as empresas que serve refeições no HU e também na UNIVASF pois o trambique é grande examine os contratos bem examinados e descobrirão coisas do “arco da velha” desde a abertura do HU e da UNIVASF………. Examine TCU e abra uma filial do LAVA JATO DO MORO aqui em Petrolina

  4. OBSERVADOR disse:

    O POVO DE JUAZEIRO E PETROLINA SABEM QUE ESTE SÓCIO DO CDI É JOSE CARLOS DE MOURA, ALÉM DAS 40 HORAS ELE AINDA TEM 20 HORAS PELO ESTADO.

  5. Petrolin disse:

    já foi multado em licitação junto com a equipe de licitação da univasf entre eles o Ronald! Mais uma irregularidade!
    Ta explicado o sofrimento que acontece no Hospital universitário, apesar de vir mais dinheiro!

  6. Juazeiro disse:

    Que Provinciano!!! A Lei n. 8.666/93, proíbe que Servidores Federais sejam “SÓCIOS-GERENTES” em quaisquer empresas: individuais, limitadas, etc… Se, José Carlos de Moura, não estiver como sócio gerente poderá SIM prestar Serviços ao HU ou a qualquer outra Instituição… Quanto a denunciar o Reitor ou qualquer outra pessoa do HU é direito de qualquer Cidadão que sinta vontade em fazê-lo, mas não denúncias vazias e sem embasamento legal… Antes de ocupar tanto o TCU; MPF ou outros órgãos, deve-se em primeiro lugar conhecer a Lei.

  7. Ronared disse:

    Essa turma de Dilma não é brincadeira, até na academia…ei meu nobre Reitor, desse jeito vamos continuar do mesmo jeito.

  8. Pedro disse:

    com certeza se o TCU investigar mais vai encontrar varias corrupções nessa universidade. infelizmente muitos servidores publicos da univasf são desonestos. infelizmente professores desonestos. o que é uma vergonha. e esse reitor se acha o tal. Eles se acham. Tem que investigar sim porque tem muita corrupção, desonestidade professores, setor administrativo, reitoria, etc. INVESTIGA TCU. INVESTIGA. e esses professores deveriam ser mais humildes. eles se acham muito. esse reitor de acha o tal. mas agora ele vai sair. ja chega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários