Produção agrícola impulsiona venda de equipamentos

por Carlos Britto // 16 de novembro de 2009 às 09:15

tratorTratores, plantadeiras, colheitadeiras. Equipamentos modernos, caros, mas imprescindíveis para qualquer grande produtor. Em franca expansão, a produção agrícola na Bahia tem impulsionado o comércio de máquinas de apoio à produção. Nos últimos três anos, a venda de equipamentos teve um forte impulso na Bahia, retomando um cenário de crescimento no setor registrado na primeira metade desta década.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre 2006 e 2008, a venda de tratores de rodas na Bahia saltou de 560 para 1.082 unidades. O número de colheitadeiras vendidas cresceu sete vezes, de 17 para 119, durante o mesmo período. Os dados reforçam o cenário de retomada da venda de máquinas agrícolas no Estado, impulsionada pelo incremento de novas culturas agrícolas.

No País a tendência é a mesma. Entre 2006 e 2008, o comércio de tratores saltou de 20,1 mil unidades para 43,4 mil.

De acordo com o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Walter Horita, estes equipamentos são ferramentas de trabalhos fundamentais para o agricultor otimizar a produção: “O produtor compra máquinas porque precisa. Não é como um carro, que pode ficar para depois. Se ele tiver um equipamento novo e moderno ele vai agregar tecnologia, diminuir o desperdício e ampliar a eficiência do negócio dele”.

As informações são do A Tarde (foto ilustrativa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários