A entrada de animais na Ilha do Fogo, balneário entre Petrolina e Juazeiro (BA), está proibida. A medida foi tomada pela Vigilância Sanitária, segundo informações da assessoria da prefeitura, como forma de evitar surtos de doenças – causadas por animais domésticos – a exemplo de casos de larva migrans (Bicho geográfico) registrados na Ilha do Rodeadouro no ano passado, por exemplo.
Durante um encontro realizado ontem (28) entre representantes da Vigilância Sanitária e Associação de Pescadores, foram discutidas ações para impedir o acesso de animais na área dos banhistas e adotar medidas preventivas e educativas para o público que frequenta o ponto turístico.
“Não estamos notificando ninguém, a nossa preocupação está no acesso dos animais, porque local de banho não é local para animais. É preciso salientar que não há foco de doenças nas áreas, estamos prestando serviços de saúde pública”, explicou o presidente da Vigilância Sanitária, Jarbas Costa.
Além de proibir a entrada de animais na ilha, a Vigilância Sanitária comprometeu-se em vacinar e castrar os cães dos pescadores associados e o recolhimento daqueles que ameaçam a saúde pública. As medidas educativas serão apresentadas à população em forma de palestras e monitoramento das áreas pelas equipes da saúde nos fins de semana.
der via proibi eles que são pio quer animal
tem que internar é vc animal preconceituoso