Deputados querem afastamento do presidente da Câmara Federal

por Carlos Britto // 03 de setembro de 2015 às 19:31

eduardo cunhaParlamentares do PSOL, PDT, PT e PSB entregaram hoje (3) ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedido para que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), seja afastado da função caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite denúncia apresentada contra o deputado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR denunciou Cunha por corrupção e lavagem de dinheiro.

No documento entregue a Janot, os congressistas afirmam que Cunha usou “requerimentos próprios da atividade típica de fiscalização dos atos do Poder Executivo, de que dispõem todos os parlamentares, para pressionar pelo reestabelecimento de vantagens indevidas”.

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o pedido foi fundamentado no entendimento de que também se aplica ao presidente da Câmara, por ser o terceiro na linha sucessória da Presidência da República, o afastamento do cargo previsto no Artigo 86 da Constituição Federal para o chefe do Executivo, em caso de recebimento de denúncia no STF.

Notificação

O documento foi entregue ao procurador pelos deputados Chico Alencar, Jean Wyllys (RJ), Ivan Valente (SP), os três do PSOL; Alessandro Molon (PT-RJ), Glauber Braga (PSB-RJ) e pelo senador Randolfe Rodrigues. O pedido tem também a assinatura do senador Lasier Martins (PDT-RS).

No dia 26 de agosto, Eduardo Cunha foi notificado pelo Supremo sobre a denúncia apresentada contra ele pela PGR por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato. De acordo com o procurador-geral, Eduardo Cunha recebeu US$ 5 milhões para viabilizar a contratação de dois navios-sonda pela Petrobras, junto ao estaleiro Samsung Heavy Industries em 2006 e 2007. (fonte: Agência Brasil/foto reprodução)

Deputados querem afastamento do presidente da Câmara Federal

  1. Maria do Socorro - A legítima disse:

    Desestabilizar os poderes Executivo, Legislativo e, principalmente agora, o Judiciário, são estratégias dos comunistas.
    Acusar os acusadores para tumultuar processos é outra artimanha vermelha.
    Vejam quem está pedindo o afastamento: Só a ditadura populista.

  2. Dércio Cavalcanti disse:

    É lamentável que os parlamentares se antecipem tirando a vontade do povo. Nesse Ilustre Presidente da Câmara Federal apostamos uma força indispensável para derrubarmos a Presidenta. Em seguida a queda do Vice e do Presidente do Senado, a nação o derrubaria também. BASTA DE TANTOS LADRÕES!!!

  3. FRANCISCO disse:

    TODOS PETISTA DISFARÇADOS, SE REALMENTE QUEREM DEMOCRACIA CASSEM O REGISTRO DO PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários