Com as obras paradas há mais de três anos, a creche que deveria atender cerca de 300 crianças entre os bairros Vila Rotary e Loteamento Padre Cícero, na zona norte de Petrolina, virou uma ‘novela’ que anda tirando a paciência da comunidade.
Quem relata a insatisfação dos moradores é o líder comunitário Jonas da Mata. Ele procurou mais uma vez o Blog para cobrar ações do poder municipal com vistas a retomar o andamento da obra.
Segundo Jonas, o secretário de Educação, Heitor Leite, assegurou-lhe que a creche ficará pronta até junho do ano que vem. Mas por enquanto, ele mantém um certo ceticismo. “A conclusão da obra está atrasada dois anos. Apenas levantaram a base e o muro, e depois pararam. A gente não entende o porquê, uma vez que esse dinheiro (da obra) é carimbado”, desabafou.
Jonas afirmou que no momento a creche está servindo apenas para acumular lixo e insetos, além de servir de ‘banheiro’ natural e ponto de usuários de drogas.
Resposta
A reportagem ouviu a Secretaria de Educação (Seduc), que justificou que a creche havia sido incluída no método inovador do governo federal, por ser um processo mais rápido. Porém, por decisão do próprio governo, voltou ao método convencional. Por conta disso, a Prefeitura de Petrolina terá de aguardar autorização do Ministério da Educação para novo envio de informações sobre a obra. Por se tratar de um processo sigiloso, no qual a Seduc não tem acesso, fica difícil prever a retomada das obras, porque só depois disso é que acontecerá a licitação que definirá a empresa vencedora com esse objetivo. A creche está orçada em R$ 1,39 milhão.