Lula rebate críticas feitas por Caetano

por Carlos Britto // 19 de novembro de 2009 às 21:50

Lula 5caetanoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu críticas do cantor Caetano Veloso que o chamou de analfabeto numa entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. “Eu queria ser economista ou advogado, que fala bonito”, disse Lula, em discurso numa refinaria da Petrobras. “Jamais Caetano chamaria um advogado de analfabeto, (advogado) é um letrado.”

No discurso de improviso, Lula também criticou o senador oposicionista José Agripino Maia (DEM-RN). Sem citar o nome do adversário, o presidente disse que, em 1993, quando Agripino governava o Rio Grande do Norte, a Petrobras furou um poço que tinha grande quantidade de água. E, como buscava óleo, a empresa sugeriu ao governador que colocasse uma bomba para aproveitar a água. Agripino não colocou a bomba, segundo Lula.

Em seguida, Lula chegou a ironizar o “coronelismo” potiguar. “Aqui tem coronel A, B e C”, disse. “É tudo parente.”

No palco estavam dois representantes das principais oligarquias do Rio Grande do Norte – os Alves e os Maias. A própria governadora Wilma de Faria entrou na política em 1979 como secretária do ex-governador Lavoisier Maia, que era seu marido à época. Outro que estava no palco era o deputado Henrique Alves (PMDB-RN), representante da oligarquia dos Alves.

Com informações de Veja Online (fotos ilustrativas)

Lula rebate críticas feitas por Caetano

  1. Vitorio Rodrigues disse:

    Não é nada elegante se chamar o presidente da Republica de analfabeto. Principalmente em publico. Por mais que eu respeite Caetano Veloso, acho que ele não tem essa autoridade. É isso que penso.

  2. JERONIMO NETO disse:

    Lá em Mossoró-RN é assim mesmo, como Petrolinense pude ver o amor e orgulho que eles pela terra deles e quando é um projeto promissor todos os políticos se unem pois como eles dizem “Adoro Mossoró” e tentam agora fazer o “Mossoró da gente”!. Esse exemplo de união deveria ser seguido pelos que dizem que amam Petrolina!

  3. angelo disse:

    Já pensou se Lula baixasse ao nível do cantor e dissesse que ele é pederasta, P. louca, usuario de substancias proibidas, etc.etc.etc.???

  4. Dreda disse:

    Lula já foi um exemplo de um brasileiro que mesmo sem estudo conseguiu chegar à presidência da república (letras minúsculas mesmo). Hoje ele usa e abusa da ironia para desqualificar quem tem estudo, quem é letrado como ele mesmo diz. Lula tenta passar a imagem de que ele chegou aonde chegou justamente porque não estudou, e que isso não é tão importante assim como diziam os ex-governantes. Saiba Lula, que os países que passaram por grandes períodos de crescimento sustentado foram através da educação, e não simplesmente distribuindo esmola, que é uma coisa que aquece a economia temporariamente, mas e daqui a 15 anos?

  5. JOANA DARC SILVEIRA SOUZA disse:

    ESSE TAL CAETANO CALADO É UM EXCEPCIONAL POETA.

  6. Odilon Filho disse:

    E eu queria ser o Presidente mesmo analfabeto!

  7. Fernando disse:

    O Presidente Lula não deve ligar por que isso e inveja do Caetano, o sonho dele e ser Ministro da Cultura.

  8. josenato disse:

    Caetano foi muito infeliz na sua crítica à Lula. Para mim ser analfabeto, e conseguir ser presidente é ser muito inteligente. Quem duvidar, tente! Com a palavra, Caetano.

  9. David nomero De Macedo disse:

    DREDA- DAQUI A QUIZE ANOS??? OU 15 DIAS?????CORTOU QUEBROU.

  10. David nomero De Macedo disse:

    O CAETANO SÓ FEZ UMA CRITICA A BURRICE,NÃO É QUE UM JEGUE CHEGUE A SER UM dEUS QUE OS OUTROS NÃO VÃO SER ESCRAVOS.DEVIDO O LULA FAZER PROPAGANDA DA SUA FALTA DE ESTUDO COMO UM MÉRITO, NÃO VAI DIZER QUE OS RESTO DOS BRASILEIROS NÃO VAI TER QUE ESTUDAR, ELE COMO PRESIDENTE DEVERIA ENSENTIVAR.

    APESAR QUE EU NÃO ACHO O CAETANO E SUAS MUSICAS ESSE BALAIO DE GATO TODO, MAS GOSTO É GOSTO E EU RESPEITO.

  11. galdino neto disse:

    Para Caetano, analfabetismo é sinônimo de mau-caratismo? Quantos analfabetos honestos existem por aí no país que são pessoas dignas??? A minha avó, por exemplo, morreu com 103 anos, analfabeta, mas transmitiu à sua prole uma educação de invejar doutores. Não falo da educação formal, até mesmo por quê escola não educa, escola apenas ensina, quem educa verdadeiramente é a família, e minha avó, embora analfabeta, fez isso muito bem, com seus filhos, netos e bisnetos, transmitindo valores hoje difíceis de encontrar nesta sociedade que tão se autointula detentora do conhecimento… Já encontrei tantos “JEGUES” (que me perdoem os jumentos, animais que não fazem mal a ninguém) ostentando títulos de doutorado, que tratam semelhantes como se fossem coisas. Uma vez fui a um consultório médico e saí de lá mais doente do que já estava, tamanha a estupidez do médico no atendimento. Há muitas pessoas dotadas de educação formal “rica” , porém são pobres em conteúdo humano. Não quero aqui transformar esse debate numa guerra entre pessoas de bom nível educacional formal e analfabetos, até mesmo por que sou pós-graduado, caminnhando para o mestrado, mas quero afirmar que esse meu título não vale nada se eu não puder utilizá-lo em prol da humanidade, se não aprender a respeitar as pessoas como elas são, se não puder utilizá-lo como meta de transformação de mim e das outras pessoas para melhor. A minha avó, dentr outras inúmeras pessoas sem conhecimento formal, é um exemplo para mim, para outros pós-graduados, mestrandos, doutorandos, o que seja, pois a sua maneira de conduzir as relações humanas com ética, dignidade, respeito ao próximo, honestidade, é o que torna digna de respeito. Não quero com isso estimular o analfabetismo com isso. Desejo que todas as pessoas tenham acesso a uma educação de qualidade, mas que, não percam a semente de humanidade que foi plantada dentro de cada um pelo Criador. Lula não é analfabeto, não tem os melhores níveis de educação formal, porém tem uma riqueza alcançada por poucos, a qual é inata, que é a perseverança, a inteligência, a habilidade de lidar com dificuldades, a coragem de enfrentar uma ditadura militar e de romper paradigmas supostamente instransponíveis da política brasileira, que é a concentração da maior parte dos seus esforços em prol dos mais fracos. Que sejamos sempre os doutores do bem, indepedentemente do nosso nível de escolaraidade formal. Caetano foi infeliz mas pode ser perdodado. Todos nós erramos.

  12. JOSEMIR GOMES DE AMORIM disse:

    galdino neto

    Excelente, sua colocação! Não preciso acrescentar mais nada, quanto ao que penso! Sua esplanação disse tudo que eu sempre digo! Principalmente, no meio acadêmico!
    Doutores cheios de títulos, existem vários. Mas, cidadãos honestos, éticos e acima de tudo, humanos, são muito poucos. E em sua maioria, encontram-se aqueles, que muitas vezes, não tiveram a oportunidade de dedicar suas vidas aos estudos, pois tinham que trabalhar, pois, não nasceram em “berço de ouro”, sustentado em muitos casos, pelo desvio de dinheiro público, ou através de crimes contra quem, realmente trabalha, nesse país.
    PARABÉNS, galdino neto !

  13. Juliana Oliveira disse:

    Bem faz Lula em adimira Chico Buarquue. Ele sim é um Homem. Amo as músicas do Caetano, mas, infelizmente, ele não está mais lúcido, 1° elogia Joelma da Calypso e depois vem falar mal do Lula?
    Cadê Juízo, Caetano? O que COMEU teu juízo?
    Que decpção, viu

  14. Fabiano disse:

    Bela resposta a de Lula, ele ficando calado seria melhor….kkkk
    Caetano assim como qualquer outro cidadão tem o direito de se expressar, mesmo uqe soe forte.
    O atual presidente sempre foi um exemplo de doçura de pessoa não?? nunca desceu a madeira nos outros presidentes da historia do país, ainda mais naquele tempo daquelas manifestações com aquela camisetinha branca dele, e aquele bonezinho.
    Então quer dizer que ele antes COMO CIDADÃO comum, poderia fazer criticas.
    Agora como presidente da republica, não pode ouvir..????
    Muito justo isso…
    Enquanto POBRE É MORDIDO POR MORCEGO sujeitando-se a morte, o presidente não pode ouvir uma critica mais pesada??? qué isso, pessoal, é brincadeira????
    E sem falar de outros abusos para com os pobres do nosso país, onde não se precisa nem usar palavras grosseiras para ofender qualquer cidaão que tenha o minimo de dignidade, as imagens por si são mais que palavras pesadas…são verdadeiros PALAVRÕES, verdadeiros DANOS MORAIS À SOCIEDADE…
    O presidente não vai passar fome não, pelas palavra do cantor não…

  15. galdino neto disse:

    Obrigado, Josemir, que bom saber que você compartilha esse pensamento. Devemos agradecer e parabenizar principalmente o Carlos Britto por ele permitir que utilizemos esse espaço democrático, onde ideias de diferentes correntes, sejam políticas, filosóficas, ideológicas, fluem livremente. Assim é a democracia. Muitos setores da iprensa deveriam aprender com este espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.