Famílias de Chorrochó aprendem a gerenciar recursos hídricos

por Carlos Britto // 20 de novembro de 2009 às 17:34

cisternaO município de Chorrochó (a 179 quilômetros de Juazeiro), está localizado no semiárido baiano, região que enfrenta uma série dificuldades por conta dos períodos de longa estiagem. A situação prejudica grande parte da população. As crianças estão entre os que mais sofrem com a falta d’água, situação geralmente amenizada pela assistência do carro-pipa, única alternativa também para as unidades escolares da zona rural.

Para melhorar este quadro,  a partir de segunda-feira (23), diversas famílias da região serão contempladas com capacitação sobre gerenciamento de recursos hídricos e convivência com o semiárido.

A atividade faz parte do projeto Cisternas nas Escolas, iniciativa pioneira nos municípios do sertão baiano, desenvolvida pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Governo Federal.

Todas as famílias selecionadas para o curso serão contempladas com a implantação de cisternas destinadas ao armazenamento de água para consumo humano. Nestas mesmas comunidades, as unidades escolares também ganharão cisternas e hortas comunitárias, metas principais do projeto.

Até o dia 29, noventa famílias devem participar das aulas, que acontecem nas localidades de Poço Cumprido e Sítio do Belchior. Os beneficiários receberão orientações sobre a utilização das cisternas, manejo da água e formas de evitar as chamadas “doenças de transmissão hídrica”. Também discutirão preservação do meio ambiente, convivência com o semiárido, entre outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.