Gonzaga quer anular resolução do Contran que desobriga uso de extintor de incêndio em veículos

por Carlos Britto // 08 de outubro de 2015 às 18:26

extintorSe depender do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), a Resolução nº 556, publicada em setembro deste ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tornando facultativo o uso do extintor de incêndio em veículos, vai fazer água. Isso porque o parlamentar apresentou um projeto de Decreto Legislativo na Câmara para sustar os efeitos da resolução.

Gonzaga alega que a medida adotada pelo Contran, além de causar insegurança no trânsito, trouxe prejuízos aos proprietários de veículos, gera desemprego, queda na arrecadação de impostos e quebra de confiança nas atitudes adotadas pelo órgão federal.

O parlamentar diz ainda que, conforme Boletim Saúde e Segurança do Consumidor 2015, da Secretaria Nacional do Consumidor – vinculada ao Ministério da Justiça – no ano de 2014 aproximadamente R$ 1,4 milhão de veículos foram chamados em recall, sendo 48% (mais de 600 mil automóveis) por motivo de risco de incêndio. “Este número é quase três vezes maior que o ocorrido em 2013. Desta forma, desobrigar o uso dos extintores é promover a insegurança em nossos veículos”, justificou Gonzaga.

Gonzaga quer anular resolução do Contran que desobriga uso de extintor de incêndio em veículos

  1. Dreda disse:

    Gonzaga, você está simplesmente defendendo o lobby dos fabricantes de extintores. Se você realmente se preocupa com a segurança da população, você deve perguntar quantas vidas foram salvas por extintores nos carros. Mais ainda, você deve perguntar à população, quantas vezes alguém já usou o extintor. Pode perguntar também às próprias lojas, que vendem extintores novos e ficam com os antigos vencidos, quantas vezes receberam um extintor que já tenha sido usado uma única vez?? Caso as respostas sejam difíceis, pergunte aos seus eleitores o que fariam em caso de incêndio, se usariam o extintor ou correriam??

  2. Luis Fernando disse:

    Informação de recall sobre RISCO de incêndio, para justificar a obrigatoriedade? Na boa, deputado. Não vivemos mais no tempo da Kombi e o dinheiro não está sobrando para sustentar fábricas de extintores. Porque o ilustríssimo deputado não defende a adoção de mais dispositivos de segurança nos carros, tais como controles de estabilidade e tração, já obrigatórios na Europa?

  3. Willian Moreira disse:

    Olha vcs que falam que não serve pra nada não sabe nem o que estão falando salva vidas sim e tira muitos brasileiro com seus carros com princípios de incêndios

    1. Luis Fernando disse:

      Pois então compre 3 e instale no seu carro. Daqui a pouco vai ter promoção nos postos.

    2. Edilberto disse:

      Olha meu primeiro carro eu comprei em 1980 (35 anos atrás) nunca precisei usar um extintor, outro detalhe o motorista comum não está habilitado para o uso do extintor, te digo isso porque 7 anos que trabalhei como operador do metrô/SP participei de um treinamento no corpo de bombeiros/SP e não é tão simples como se imagina.

  4. Eder Donizete Antonio Antonio disse:

    Infelizmente o brasileiro esta se mostrando igual aos políticos q nos temos , tão pensando apenas em si mesmo e não vê q muitos iram perder o emprego por conta d uma irresponsábilidade diante d uma crise q o Brasil enfrenta, pagar $150,00 , $200,00 reais em um extintor acho muito errado mas não vai deixar ninguém mais pobre pois todos querem economizar este valor e dane se quem vai perder o emprego em meio a essa crise, mas iguais aos políticos são essas pessoas desses comentários aqui neste site q estão pouco se importando e querendo q quem vai perder o emprego se dane se como se a culpa fosse desses trabalhadores…

    1. Luis Fernando disse:

      A culpa não é dos trabalhadores, e sim dos políticos lobistas. Mas se você está tão sensibilizado assim, faça o seguinte: Compre 3 extintores e instale no seu carro. Aproveita também para comprar 3 kits de primeiros socorros (lembra deles?), para garantir o emprego dos trabalhadores desta área também.

  5. Sandro costa disse:

    Nesse momento de crise tudo está sifiel. Pra quem tem veículo fica a seu critério em preservar seu veículo ou de alguém que está vivendo em princípio de incêndio. Lembrese VC e responsável pela vida ou morte. Quando VC poderia evitar uma tragédia.

  6. Roberto disse:

    Além de parasitas que só servem para onerar Erário Público, ainda vem com essa de querer impor ao cidadão – já sofrido com tantos impostos e taxas – mais despesas desnecessárias. Só pode estar mesmo defendo o lobby dos fabricantes de extintores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários