A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do reitor Julianeli Tolentino, também enviou nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Osvaldo Coelho. De acordo com Julianeli, a Univasf se deve ao empenho de Osvaldo, que, muito antes da criação da instituição, o ex-deputado já sonhava com uma universidade federal que pudesse formar o jovem do Sertão.
Acompanhe a nota na íntegra:
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado federal Osvaldo Coelho, ocorrido na noite de hoje [ontem], (1º). Muito antes da criação da Univasf, Osvaldo Coelho já sonhava com uma Universidade que pudesse formar o jovem do Sertão, região pela qual sempre lutou. Ele é um dos mentores da Univasf.
Foi um homem que muito contribuiu para o desenvolvimento da nossa região, especialmente do Submédio São Francisco e que, portanto, merece a nossa homenagem. Em várias ocasiões, tive a oportunidade de dialogar, trocar ideias e ouvir sugestões desse homem, que muito lutou para nos deixar um grande legado, entre seus feitos, a nossa Univasf.
Nesse momento de profundo pesar, a Univasf se solidariza com a família de Osvaldo Coelho. Se o Vale do São Francisco hoje se orgulha de ter uma Universidade Federal já consolidada e contribuindo para o desenvolvimento do Sertão, essa conquista se deve a ele! A Univasf, Petrolina e toda a região estão de luto.
Julianeli Tolentino de Lima/Reitor da Univasf
Finalmente o reconhecimento da importância do deputado Osvaldo Coelho para a Univasf. Em vida muitos negaram essa importância por pequenez ou interesses políticos. Deveriam acrescentar o nome Osvaldo Coelho ao da Univasf.
Obrigado Osvaldo Coelho por mais essa importante obra para o sofrido sertão. Seu nome será sempre lembrado.
Temos que agradecer Osvaldo Coelho, por colaborar com a consolidação das instituições de ensino do sertão pernambucano, em conversa pessoal, eu ainda muito garoto, e com idéias bastante diferentes da dele, ele me disse “através da educação poderemos modificar nossa região”, esta ideia eu acredito. Pena que estas instituições que ele ajudou a consolidar são mal aproveitadas, e de certa forma prejudicadas pelos burocratas do ensino e tecnocratas, que estão apenas atrás de títulos, salários e se beneficiar dos bens públicos.
Osvaldo Coelho agradecemos seus feitos e esforços.
Temos que agradecer ao senhor Osvaldo Coelho, por colaborar com a consolidação das instituições de ensino do sertão pernambucano, em conversa pessoal, eu ainda muito garoto, e com idéias bastante diferentes da dele; ele me disse “através da educação poderemos modificar nossa região”, esta ideia eu acredito e continuo acreditando. Pena que estas instituições que ele ajudou a consolidar são mal aproveitadas, e de certa forma prejudicadas pelos burocratas do ensino e tecnocratas, que estão apenas atrás de títulos, salários e se beneficiar dos bens públicos.
Osvaldo Coelho agradecemos seus feitos e esforços.
Com todo respeito senhor reitor, foi não. O deputado Osvaldo Coelho, a quem devemos homenagem pela defesa dos interesses de Petrolina, defendia a criação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PETROLINA. Quem muito se empenhou à época, e os registros históricos podem demonstrar, foi o deputado federal Walter Pinheiro PT/BA, hoje senador, que conseguiu apoios para que ela fosse criada na configuração que conhecemos hoje.