Em 5 meses, a secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), já realizou, através do Programa de Cirurgias Eletivas Pediátricas, 98 cirurgias em 83 crianças, número exitoso para o município.
“Nesse período quase 100 cirurgias foram realizadas e, felizmente, a demanda está reduzindo progressivamente. O objetivo da gestão é facilitar o acesso aos serviços de saúde e, assim, ter crianças mais saudáveis”, pontuou a secretária de Saúde, Lucia Giesta. O programa atende, além de crianças de Petrolina, as de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista, sendo as principais causas cirúrgicas fimose, hérnias inguinal e umbilical.
A diretora de Regulação, Mara Gonçalves, explica como é o processo para realização da cirurgia eletiva pediátrica. “Aquela mãe que ainda não tem a requisição médica solicitando a cirurgia deve levar o filho à sua Unidade de Saúde para consulta médica. Logo após, é marcada a consulta pré-operatória com o cirurgião-pediatra que analisa a necessidade ou não da intervenção cirúrgica, sendo necessária realizamos o agendamento da cirurgia”.
Mensalmente são realizadas cirurgias e consultas pré-operatórias, inclusive, no último sábado (31) 32 crianças foram consultadas e, destas, 20 vão realizar a cirurgia no dia 20/11. Novas consultas pré-operatórias acontecerão no dia 21/11 na AME Manoel Possídio, no bairro Areia Branca. (foto/divulgação)