Gestores discutem implantação de Consórcio de Saúde no Território do São Francisco

por Carlos Britto // 13 de novembro de 2015 às 08:20

SAM_5925

A implantação de um consórcio de saúde e uma policlínica foi pauta de uma reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (12), no Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf).  O coordenador dos Consórcios de Saúde, Nelson Portela, expôs o projeto de iniciativa do Governo da Bahia aos gestores presentes que puderam tirar dúvidas a cerca dos benefícios e custos da policlínica.

A reunião contou com a presença dos prefeitos Isaac Carvalho (Juazeiro); Wilson Cota (Casa Nova); Delaneide Borges (Campo Alegre de Lourdes); Olímpio Cardoso (Uauá); além do presidente do Constesf, Luiz Vicente Berti (prefeito de Sobradinho) e representantes das Secretarias de Saúde de alguns municípios e do estado.

O objetivo do consórcio de saúde é ampliar a oferta de serviços especializados aos usuários do SUS, através de ações de saúde pública assistencial, oferecendo um atendimento amplificado, mediante prestação de serviços especializados de média e alta complexidade. De acordo com Portela, o projeto traz aos municípios a possibilidade de ter uma oferta maior no atendimento de média complexidade e uma resolutividade nos serviços assistenciais dividindo despesas, bem como uma redução nos gastos com saúde em serviços médicos especializados.

Pelo projeto apresentado, a construção e equipamentos para a policlínica serão custeados pelo estado, sendo as despesas com manutenção, arcadas pelo estado e municípios.  Foi estabelecido que 40% dos custos com manutenção serão de responsabilidade do estado e 60% serão divididos entre as prefeituras, considerando a população de cada município. O projeto do consórcio de saúde e implantação da policlínica no Território do São Francisco será discutido com as câmaras municipais.  Segundo Portela, o governo do estado pretende implantar em todo o estado 28 consórcios de saúde e 28 policlínicas até 2018. (foto: Assessoria/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários