Serviços no HUT-Univasf melhoram após convênio, aponta relatório

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2009 às 23:57

100_4962Depois de um minucioso estudo de cinco longos meses, feito por uma equipe técnica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e o convênio sacramentado com a Prefeitura de Petrolina, a gestão do Hospital de Urgências e Traumas (HUT), o resultado não poderia ter sido melhor.

Pelo menos foi isso que o prefeito Júlio Lóssio, juntamente com representantes da instituição, apresentaram em relatório numa entrevista coletiva concedida ontem (23) no auditório da Univasf.

Em quase dois meses de convênio, os serviços apontam para um avanço, a começar pelas internações. No comparativo a setembro – mês referencial adotado pelos novos gestores porque foi o último antes do convênio ser assinado – o número saltou de 2.142 internações para 2.404 em outubro. O mesmo aconteceu com a taxa de ocupação do hospital, que foi de 80,34% para 90,17% no primeiro mês de administração da Univasf.

Quanto aos atendimentos de emergência, a equipe registrou 6.623 pacientes atendidos em setembro, contra 7.210 no mês passado – aumento de 8,86%. Esses foram apenas os números mais relevantes.

Dentro desse novo modelo de gestão, a equipe da Univasf está implantando um laboratório de ortopedia. Também estão previstas cirurgias eletivas e aquisição de novos equipamentos para a unidade. Um dos critérios exigidos no convênio é um repasse de R$ 2 milhões mensais para o custeio do hospital, feitos de forma regular.

A prefeitura municipal vai receber ainda recursos do Ministério da Saúde, no valor de R$ 6 milhões, destinados a serviços de média e alta complexidade e cirurgias eletivas no Hospital de Traumas, com o objetivo de desafogar os hospitais da rede pública dos grandes centros – como o Recife.

Serviços no HUT-Univasf melhoram após convênio, aponta relatório

  1. Valter Falcão disse:

    Vamos pedir aos vereadores independentes que façam o levantamento, pois, o levantamento da UNIVASF está com certeza puxando para a propria sardinha. Em apenas um mês de trabalho já há como fazer comparações? Pura incompetencia ou arrumadinho? que pena! tantos doutores e quanto despreparo. Estão perdendo para os vestibulandos e querem ser doutores. Sai daí Weber!

  2. Carlos Nóbrega disse:

    A Univasf está implantando um laboratório de ortopedia no Hospital de Traumas? kakakakakaka Parem de MENTIR.
    Há muito tempo o Hospital de Traumas tem um espaço amplo e com vários equipamentos para o atendimento de ortopedistas. O que acontece é que esse espaço NUNCA foi aberto POR FALTA DE PROFISSIONAIS e dinheiro para manter o atendimento.
    A Univasf não está fazendo milagre nenhum! Acharam a estrutura pronta e querem colocar para funcionar, O QUE NÃO É MAIS QUE OBRIGAÇÃO, já que pagamos impostos para sermos atendidos por esse tal de SUS, mas que só é usando para politicagem, como se pode ver.

  3. SOBREVIVENDO disse:

    Britto, em papel cabe tudo… até dizer que o HUT melhorou… mas pergunte a quem precisa dos serviços médicos do Hospital de Traumas e essa verdade do relatório será amplamente contestada.

  4. Carla disse:

    Que bom. O prefeito junto com a equipe da Univasf estão prestando conta a população sobre o trabalho realizado no Traumas. Isso mostra a preparação e preocupação dos gestores em melhorar os serviços no Hospital. Esperamos que a saúde melhore e que mais recursos sejam liberados para a nossa saúde.

  5. Saulo disse:

    É proveitoso ver as melhorias já realizadas no hospital de Traumas.
    Recentemente minha filha sofreu um acidente de moto e foi muito bem atendida no Hospital de Traumas. Medicamentos não faltaram e a equipe de médicos e enfermeitos foi muito atenciosa. Percebo que as coisas mudaram muito e isso nos deixa muito satisfeitos.

  6. Paciente em alerta disse:

    Nossa saúde enfim está mudando, acho que a Univasf deve sim prestar conta a sociedade sobre suas ações.
    Temos que adimitir que o hospital melhorou muito. Aquele caos que era antes acabou. E a população de Petrolina precisa é de respeito, e isso está sendo mostrado no Hospital de Traumas.
    Torço para que continue neste caminho.

  7. Roberto Gomes disse:

    Tive um amigo que precisou de atendimento do Hospital de Traumas, e constatei que melhorou muito. Acho que na saúde o Prefeito está cumprindo o prometido.

  8. Gabriela disse:

    Brito,

    Acho um equívoco abrir-se espaço neste blog para o auto-elogio, numeros são informações frias e manipuláveis. De qualquer forma, se a UNIVASF alcançou qualquer resultado em 60 dias é porque encontrou serviços iniciados, e teve condições financeiras para manter o hospital. Por isso não subestime a inteligência do leitor!

  9. Roberto Guedes disse:

    Quem sabe a realidade de dentro do HUT e HDM é quem pode falar o caos que vivem esses dois hospitais.
    Porque ninguém fala que o Sr. Lúcio Leal está acumulando dois cargos públicos, um como servidor público federal pela Univasf e outro como servidor público municipal pela Femsaúde/HUT?????

  10. pauloricardoarruda disse:

    Valeu essa tentativa de enganar a população petrolinense e das demais cidades vizinhas que o prefeito Julio Perdido e equipe do do HUT tentam passar. Realmente deve tá sobrando muito dinheiro, porque não paga aos fornecedores. Temos um caso do cidadão que sofreu um sério acidente, familia Amaro/Ferreira, e passou vários dias sem atendimento médico, sempre faltava o médico, depois o anestesista, sem contar na falta de material cirúrgico. Tem fornecedores que fogem das licitações como o diabo foge da cruz. O HUT economiza até em plantão médico, veja o caso do médico que passou sózinho de plantão por 36 horas kkkkk, chega paciente no hospital o médico examina e encaminha p/ o hospital regional de Juazeiro, sabe Deus o que ele colocou na ficha do paciente a mando da equipe do HUT, me engana que eu gosto.

  11. pauloricardoarruda disse:

    … em tempo, o referido cidadão acima citado só recebeu atendimento médico, depois que um cidadão autoridade mesmo da nossa cidade entrou em contato c/ o prefeito, essa é a cara do HUT.

  12. Dreda disse:

    Não tenho dúvidas de que o Serviço do HUT melhorou e melhorará mais com a gestão da UNIVASF. Talvez não tanto quanto tentam passar nestes relatórios. A tendência é o atendimento melhorar mais a partir de janeiro, quando começa o internato da UNIVASF.

    Para Carlos Nóbrega: Existir espaço físico no Hospital e não funcionar é o mesmo que não ter o serviço. Não é mérito construir um laboratório, o mérito está em faze-lo funcionar. Saiba que não é tão fácil assim administrar Hospital.

    Para Roberto Guedes: Há vários funcionários no HUT e HDM que são contratados da femsaude. Eles não são funcionários públicos, e podem sim acumular outro cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários