O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE) prepara-se para realizar a eleição para o cargo de reitor. O processo, que acontecerá no próximo dia 16, conta com dois nomes ao cargo: Leopoldina Veras e Erbs Cintra.
A campanha teve início ontem (4) e prosseguirá até o próximo dia 14. Em entrevista ao Blog, Leopoldina, que é diretora de ensino do Campus Petrolina desde 2010, falou de suas propostas e pregou uma gestão competente voltada para a excelência acadêmica, a adequação das demandas à realidade financeira da instituição, transparência e maior participação nas discussões que envolvam o futuro do instituto.
“Estamos pautados na gestão aberta, na participação, na transparência, na integridade. Buscamos uma gestão em que a comunidade tenha acesso e discuta tudo que envolve o IF Sertão, atendendo os anseios e arranjos produtivos locais. Nossa proposta é fortalecer os campi, melhorar a qualidade do ensino, fazer com que os alunos e os servidores possam estar participando das decisões junto com a reitoria”, pontua Leopoldina.
A candidata disse que sua intenção é fazer com que todos os campi se desenvolvam da mesma maneira que o campi Petrolina tem se desenvolvido. “Aprovei projetos, como o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), por exemplo, fizemos expansão desses projetos para outros campi. Queremos que os outros campi possam andar como o campi Petrolina. Os campi distantes de Petrolina têm limitações, mas queremos fazer um projeto que envolva todos os campi, para que eles possam ter uma melhor estrutura. Mas, da mesma forma que o campi Petrolina tem condições de avançar, ter um laboratório bom, os outros campi também têm”, endossa.
Crise financeira x Metas
Leopoldina também falou sobre a crise que atinge o País e como pretende driblar esse problema. Ela afirmou que o IF Sertão-PE vive um momento financeiro delicado. “Estamos sentindo uma certa privação em relação ao que era pra estar disponível no orçamento, mas vamos traçar metas para definir o que cada campi precisa e, junto com a comunidade, saber as necessidades de curto, médio e longo prazo. Vamos fazer com que cada campi tenha sua independência”, frisou.
Ela também defendeu uma maior participação efetiva da comunidade nas decisões financeiras. “A questão financeira é pautada em decisão dentro da reitoria, e a reitoria passa essa decisão para os demais campi, só que não com uma participação efetiva. Nossa proposta é que tenha essa discussão financeira, e que a comunidade [acadêmica] tenha essa autonomia para que a gente possa dizer que determinada rubrica tem que ser investida nisso e naquilo, pois eles, que estão em suas respectivas cidades, é que sabem qual o problema latente.”
Verbas parlamentares
Segundo Leopoldina, o IF Sertão já recebeu um aporte de cerca de R$ 5 milhões que vieram de projetos idealizados por ela. “Estamos fazendo projetos externos e trouxemos pra instituição mais de R$ 5 milhões. Conseguimos aprovação de projetos e agora estamos discutindo com governantes para obtermos verbas de bancadas para que a gente faça a instituição andar. As verbas que eu trouxe foram todas independentes, conseguidas através de chamadas públicas”, afirmou.
Sobre os novos rumos que tomará a instituição, caso ela vença a disputa, Leopoldina disse que vai fazer com que o IF Sertão brilhe e saia da estagnação em que se encontra. “Queremos uma mudança de direcionamento, a instituição mudando de rumo. Temos pessoas extraordinárias dentro do instituto, mas muitas delas não conseguem desenvolver seu potencial porque você tem uma sistemática que está paralisada. Queremos fazer com que nossa instituição possa brilhar dentro da sociedade”, finalizou, dizendo que colocou seu nome à disposição “porque ama o IF Sertão e sentiu que a comunidade acadêmica necessita de uma mudança de direcionamento“.
Processo eleitoral
A eleição acontecerá no próximo dia 16, das 8h às 20h, em todos os campi, centros de referência e na reitoria. Poderão votar todos os servidores que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente do IF Sertão-PE, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância.
O resultado será divulgado até o próximo dia 18. No ato da votação, todos os eleitores deverão apresentar um documento original de identificação com foto e assinar a lista nominal de votação. O mandato será de quatro anos, a contar da data da posse.
Sempre admirei a Profa. Leopoldina por sua integridade, ética e corretude em tudo que faz! Em tempos de tanta corrupção em nosso país tenho certeza que será uma grande Reitora do IF Sertão-PE.
Interessante essas colocações onde a nossa candidata frisa somente o PIBID, foi minha professora e quando entrou na direção de ensino se transformou completamente, agora imagine a mesma na reitoria, alunos e servidores estarão literalmente isolados, essa historinha de participação só existe com o GRUPO da mesma, lembrando que todos os projetos que desenvolve é obrigação do professor de qualquer instituição de ensino…
Sinto muito por aqueles que ainda continuam na instituição pois essa professora não tem nada de HUMILDE…
O que adianta ganhar e não levar? Artidonio ganhou a eleição anterior com maioria absoluta, tantos entres professores, quanto entre os técnicos e alunos. Mas no final não foi empossado com argumento que respondia um Processo Administrativo. Hoje o IF SERTÃO-PE está em seu segundo reitor pro Tempore, ou seja, que não foram eleitos. A única chance de ser empossado é se o candidato vencedor for aliado do poder político que manda no referido instituto.
já conversei em muitas oportunidades com a prof. Leopoldina. É uma profissional que leva sua profissão com seriedade e responsabilidade. E é dessa profissional que o IF Sertão precisa. Prof. Leopoldina será a 1a. Reitora do Sertão pernambucano.
Os outros campi também andam, não apenas o campus Petrolina. Existem trabalhos de excelência sendo desenvolvido em Salgueiro, Ouricuri e Floresta. Acho que a candidata deveria conhecer primeiro todo o IFSertão-PE, antes de fazer um comentário como esse. Leopoldina você é a candidata ideal para um campus, mais você não é o ideal para uma instituição multi-campi como a nossa. Professora o IFSertão-PE não é apenas Petrolina.
Temos que escolher um candidato e essa é a mais preparada. O outro nunca fez nada de concreto, só sabe falar
Muito bem colocado professora do que adianta frisar somente o campus Petrolina????? E os outros não fazem parte????? Por aí vc já tira como será o trabalho da mesma…
Será que essa instituição tem condições de ser representada por alguém que não tem visão ampla???
IFSERTAO NÃO É SOMENTE O CAMPUS PETROLINA
O IF SERTÃO necessita de uma mudança de direcionamento?????? Essa foi boa, como essa candidata ainda não sugeriu isso uma vez que faz parte da gestão????
Sinceramente é estranho esse “amor pela instituição” o que se percebe é que a candidata defende seus ideais uma vez que nem cita os outros campus, professora não use uma máscara pois ela não ficará por muito tempo, espero que toda a comunidade saiba escolher o melhor PARA BENEFICIAR O COLETIVO E NÃO OS INTERESSES PESSOAIS DE CADA UM
É muito ódio nas falas, acredito sinceramente que professora Leopoldina é a gestora que o IF precisa. Parabéns aos servidores do Campus Salgueiro, Ouricuri e Floresta (só existem esses?) pelos excelentes trabalhos desenvolvidos e poderiam ser maiores ainda se não existisse uma um engessamento da nossa atual gestão (entenda alto escalão da reitoria). Nosso IF Sertão-PE só irá desenvolver quando a gente deixar de picuinha besta e trabalhar unido e focado em M-U-D-A-N-Ç-A!!! E só haverá mudança qdo os conchavos por cargos acabarem, qdo o coronelismo que reina na instituição há mais de 12 anos acabar, quando os interesses pessoais não forem maior do que o interesse pela instiuição e a proteção por amizade deixar de existir. Leopoldina é única opção para dar uma reviravolta no nosso instituto.
Muito ódio? Picuinhas?? De que lado vc está falando? Sou aluno do campus Petrolina, sei muito bem como está funcionando a campanha lá dentro, não tem nada de democrático, e sim coerção. É muita pressão encima dos alunos e servidores que se opõe a candidatura da candidata. Muitas mentiras rolando nos corredores e salas de aula. Vc fala em coronelismo, eu te pergunto: Não foi um coronel quem colocou a candidata na direção de ensino do campus Petrolina?
Isso mesmo Elder, foi um coronel quem colocou a candidata na direção de ensino e se a mesma deseja mudança ela tinha o poder nas mãos, vivencio diariamente a pressão que é estar nessa instituição, muito me surpreende citar o coronelismo há 12 anos sendo que 5 deles a candidata faz parte.Estou vendo que as pessoas que estão defendendo a candidata provavelmente foi prometido algum cargo na reitoria.
Sinto muito por nós alunos que convivemos com essa situação diariamente, tenho o direito de expor o que penso mas infelizmente não podemos mostrar a face para que não sejamos PERSEGUIDOS PELA GESTÃO E POR AQUELES QUE DALA FAZEM PARTE
SOU ALUNO DA INSTITUIÇÃO E EM DETERMINADO MOMENTO COMPARTILHEI COM A PROFESSORA SOBRE MINHA SITUAÇÃO ONDE ESTAVA DESESTIMULADO A DAR CONTINUIDADE AOS ESTUDOS UMA VEZ QUE MORAVA LONGE E SUA RESPOSTA FOI O QUE ME FEZ CONTINUAR POIS SABIA QUE A VONTADE DA MESMA ERA …, SUAS PALAVRAS FORAM: NÃO TENHO NADA COM ESSA SITUAÇÃO E SE VEJO UM ALUNO SOFRENDO NÃO ESTOU NEM LIGANDO POIS SOFRI NA VIDA E HOJE QUERO QUE VCS SOFRAM TAMBÉM…VAI FUNDO PROFESSORA, SE VOCÊ CHEGAR A GANHAR A INSTITUIÇÃO ESTARÁ “BEM”REPRESENTADA POR UMA PESSOA QUE NÃO DEMONSTRA NENHUM TIPO DE INTERESSE EM FAZER ALGO CONCRETO PARA AJUDAR OS ALUNOS E SOCIEDADE E AS PESSOAS QUE TE APOIAM ESTÃO ESPERANDO UMA FATIA DO BOLO QUE A SENHORA TANTO DESEJOU DESDE QUE CHEGOU NA INSTITUIÇÃO…PENA QUE NEM TODOS A CONHECEM
Nossa candidata está sendo bem orientada, sabemos que na gestão que comanda o IFSERTAO a mais de 10 anos a mesma fez e faz parte, se não concordava com o que era aplicado pq não se manifestou????? Sabemos que na campanha do antigo diretor foi oferecido trabalho a um aluno para que o mesmo o apoiasse, que foram realizadas festas e comemorações para todos(isso é compra de voto), e hoje percebo que a senhora utiliza a mesma politica do diretor que te apoia e do ex diretor que nem chegou a assumir o cargo de reitor, é notável que almejam algo grande, infelizmente vc estará representado o lado ruim da politica no IFSERTAO
Hoje acordei mais disposto. Talvez, melhor que consigo ser normalmente. Hoje, escolhi dizer que o mundo brilha, quando dizemos coisas boas sobre as pessoas. Que a vida se fundamenta no movimento fraternal dos pensamentos.
Se tentarmos prever o futuro esquecendo-se de torcer pelos participantes, apontamos para o outro sem que lhe dê a chance de mostrar, que é capaz: somos todos um, na essência. Só diferenciamos no modo de nos compor.
A matéria nesta página, reflete propósitos. Que colocados à prova. Aqui diz de uma candidatura, ao pleito do cargo de reitor apresentando um perfil profissiográfico digno de sua militância; provido de propósitos elaborados.
Mas, se o perfil profissiográfico e o histórico, aqui apresentados, não são capazes de deslumbrar uma pessoa, ao menos, integrar o pensamento às coisas boas que se pode almejar.
A responsabilidade que se tem, não fugirá agora nem no futuro: o que se deve esperar é o seu melhor.
O IF SERTÃO-PE é construído por pedacinhos. Que fazem parte de muitas pessoas. Mesmo as coisas que não se sente e que não se distingue são responsáveis pelo ônus e bônus de nossas fragilidades.
Estamos todos juntos por que somos todos IF SERTÃO-PE e o que é mais precioso nesse pleito que se constrói é o capital humano.