O município de Itapetim (PE), no sertão do Pajeú, está combatendo o Aedes aegypti com ajuda de um peixe bem conhecido na região. Para usar no combate às larvas do mosquito transmissor da dengue, a espécie de peixe, conhecida por piaba, é pequena, mas segundo o prefeito Arquimedes Machado (PSB) já produz resultados.
Depois de Arquimedes perder a paciência com a demora do envio dos recursos para compra do larvicida, ele recorreu a um método natural para eliminar as larvas através da piaba.
Segundo ele, as espécies foram colocadas nos reservatórios das casas, normalmente dois dias após receber água. Essa demora ocorre para que a proporção de cloro diminua. “Aí, quando tem um novo abastecimento, e o cloro fica mais forte, muitas vezes os peixes morrem. Então, vamos lá e colocamos outros peixes. Nunca as casas ficam sem eles, temos em quantidade para todos“, explicou.
Com esse método, o município conseguiu reduzir de 11% para menos de 1% os casos de dengue e chikungunya, sem uma única ocorrência do Zika vírus. (Com informações de Anchieta Santos/para o Blog/ foto reprodução)