A Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA), por meio do setor de vigilância epidemiológica do município, disponibilizou o número (74) 99198-3057, específico para receber denúncias e pedidos de vistoria nas residências para troca de informações através do aplicativo WhatsApp.
A ação, chamada “Denguezapp”, permitirá à população enviar fotos e vídeos de locais possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, a qualquer hora. As denúncias são repassadas para as equipes de combate às endemias, que fazem a vistoria nos locais indicados pelos contatos via WhatsApp.
De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológico, Klynger Farias, o aplicativo também servirá para tirar dúvidas sobre a doença e solicitar a visita dos agentes. “O recurso ajudará no trabalho de combate ao mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya. Precisamos da colaboração de todos no combate ao mosquito. O WhatsApp foi uma estratégia que encontramos para tornar mais fácil o envio das informações pela população“, explicou.
A interação instantânea com o operador do canal de relacionamento será apenas em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Fora esta iniciativa, outro canal de comunicação para combate ao mosquito foi criado no Facebook com o grupo ‘Todos contra a dengue-juazeiro-ba’.
A Secretaria de Saúde ainda destaca que, quem não tiver acesso ao WhatsApp, poderá entrar em contato através do disk denúncia (74 3612-3763), também em horário comercial.
Ações de controle
A secretaria também realiza o Programa de Controle de Muriçoca e combate a dengue, realizado semanalmente nos bairros e nos canais que cortam a cidade. A ação, que vai desde a aplicação do larvicida, inseticidas até a passagem do carro fumacê em todo o município, atinge canais, vegetação, fossas, dentre outros ambientes onde existem focos de larvas e da muriçoca.
As equipes técnicas trabalham com o fumacê das 18h às 20h30 em 54 áreas divididas no município, onde atuam na eliminação dos focos, bem como o controle e o trabalho de orientação junto à comunidade. A ação é realizada em vistorias diárias, casa a casa, na zona rural e urbana.
De acordo com o setor epidemiológico de Juazeiro, 396 casos de dengue foram confirmados até o momento no município. Da Chikungunya em 2014 foram 8 casos confirmados e neste ano foram 17 (8 descartados e 9 em investigação); da Zika foram 30 casos suspeitos em 2015, mas todos foram descartados.
No momento, são investigados pela Vigilância Epidemiológica 3 casos de microcefalia em bebês que nasceram na Maternidade Municipal de Juazeiro.
Tanta propaganda, cadê que esse Sr Dalmir Pedra honra a palavra e o documento assinado e paga o prêmio dos Agentes de Combate as Endemias… Agora é a hora de vocês agentes usarem esse WhatsApp para cobrarem o que é de direito de vocês…
Perguntar não ofende…
Será que o celular foi comprado com o dinheiro do prêmio dos Agentes de Endemias ?
Cadê nosso dinheiro ? o boi comeu ? quando será pago nosso prêmio ?