A problemática das drogas terá em Salgueiro (PE), no Sertão Central, um importante vetor de enfrentamento. Trata-se do Comitê Municipal de Políticas sobre Drogas, que na semana passada teve o primeiro passo para sua criação – já autorizada pelo prefeito Marcones Libório.
Uma das finalidades do comitê é fomentar a prevenção ao uso, o tratamento e a reinserção social de usuários de drogas, bem como identificar, divulgar, acompanhar e monitorar a condução do Plano Municipal de Enfrentamento às Drogas na área urbana e rural.
Sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, a reunião contou com representantes do Nuprev, da Secretaria de Saúde, das Coordenadorias da Juventude e das Mulheres, além do CRAS e do CREAS. Na oportunidade ficou definido o trâmite para a criação do comitê municipal, mais a construção da portaria e de um calendário de ações dos próximos encontros.
“Em primeiro lugar é fundamental uma representatividade com profissionais da esfera pública e entidades de vários segmentos. Já avançamos com o decreto e a lei que já existe. O momento agora é planejar uma ação coletiva e continuada para mobilizar a comunidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Eliane Alves.
Atuação
Quando estiver completamente instituído, o comitê já atuará como entidade autônoma, interinstitucional e multiprofissional, de caráter deliberativo, ético, técnico, científico, educativo e de assessoria. Seus integrantes vão desenvolver ações de forma descentralizada e integrada. Além disso, vai integrar e articular as políticas e ações de saúde, assistência social, segurança pública, educação, desporto, cultura, direitos humanos, juventude, dentre outras, de acordo com os pressupostos das políticas públicas. (foto/divulgação PMS)