Petrolina é um dos municípios que eleitorado precisa correr para fazer recadastramento biométrico, alerta presidente do TRE-PE

por Carlos Britto // 19 de janeiro de 2016 às 08:20

biometriaComo este Blog já vem chamando a atenção, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Antônio Carlos Alves da Silva, promoveu ações para alertar sobre a ausência dos eleitores nos postos do recadastramento biométrico. “Estamos realizando essas iniciativas contando com a eficiência do nosso corpo técnico, que além de preparado veste a camisa“, afirmou.

Na tentativa de levar o eleitorado a procurar o serviço o mais urgente possível, os servidores do TRE-PE vão trabalhar também nos finais de semana. O atendimento será misto, ou seja, a prioridade é de quem agenda, mas, tendo vaga, o cidadão será atendido na hora que chegar e receberá uma senha.

Praticamente com o prazo de recadastramento chegando ao fim, Petrolina é um dos municípios – juntamente com Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Glória do Goitá, Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Passira, Paulista, Santa Maria do Cambucá e Vitória de Santo Antão – que estão correndo contra o tempo para atender aos seus eleitores que ainda realizaram a biometria. Em Petrolina, a Justiça Eleitoral, que disponibilizou 20 guichês de atendimento, deve incrementar mais 20 somente para isso. De acordo com a assessoria do TRE-PE, o eleitorado atual em Pernambuco é de 6.489.588 milhões; desse total, 3.028.691 milhões (46,67%) já fizeram a biometria.

Antônio Carlos ressalta que em muitos momentos, como neste mês, o comparecimento diário de eleitores está aquém da capacidade instalada para atendimento. “Esse fato poderá prejudicar aqueles que deixarem para fazer a revisão de seu título de eleitor no final do prazo“, explica.

Obrigatoriedade

A revisão do título de eleitor com coleta biométrica é feita de forma gratuita. O prazo para o recadastramento é até 31 de março deste ano. Quem não fizer o recadastramento poderá ter seu título cancelado, ou seja, sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter passaporte, entre outros transtornos.

O prazo não será prorrogado e estão se esgotando as possibilidades de se ampliar a capacidade de atendimento diário nos postos e centrais de atendimento aos eleitores existentes. Para realizar o recadastramento, o eleitor deverá levar o título eleitoral (original), um documento de identidade (também original e com fotografia) e um comprovante de residência, recente. (foto/reprodução)

Petrolina é um dos municípios que eleitorado precisa correr para fazer recadastramento biométrico, alerta presidente do TRE-PE

  1. Marília disse:

    Não há agilidade no serviço que mesmo sendo agendado há uma demora sem explicação cheguei para o agendamento de 12:30 só fui atendida 2:00 da tarde

  2. Mailson alves disse:

    Carlos brito, petrolina pode ter 2 turno esse ano? por que segundo o tre petrolina tem hoje 199. 956 eleitores e até maio deve ter muito mais de 200 mil. Gostaria que conferissi esses números junto ao cartório eleitoral de petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários