Vazão do Rio São Francisco pode ser reduzida para 500 m³/s

por Carlos Britto // 21 de janeiro de 2016 às 11:33

Rio São Francisco. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

rio -são francisco - foto duda oliveiraApesar das chuvas, a vazão do Rio São Francisco poderá ser reduzida para 500 metros cúbicos por segundo (m³/s), a fim de se evitar o uso do ‘volume morto’ do Reservatório de Sobradinho (BA). Essa possibilidade foi admitida no início da semana em reunião realizada, por teleconferência, entre representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) para os estados inseridos na Bacia do São Francisco. Atualmente a vazão é de 800 m³/s.

A notícia, que foi recebida com inquietação por vários participantes da teleconferência, veio como resultado da apresentação pela equipe da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) da análise que praticamente descarta o uso significativo do volume morto para fins de geração de energia hidrelétrica, apesar de a barragem possuir descarga de fundo que permite essa utilização.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, que participou da teleconferência a partir da sede do colegiado, em Maceió (AL), solicitou acesso ao teor da análise da Chesf para submetê-la ao exame dos especialistas do Comitê. “No possível acesso ao volume morto de Sobradinho haverá sempre algum nível de impacto, mas impacto negativo ainda maior será causado por uma redução tão dramática quanto 500m³/s“, ponderou.

Diante do quadro, Miranda voltou a propor o estudo de novas alternativas que garantam a sobrevivência do rio e apontou para a necessidade da restrição de outorgas. “Se, no decorrer de 2016 a situação hidrometeorológica chegar aos piores extremos, o que não é o cenário mais provável, será preciso encontrar novas alternativas, tais como restrição de outorgas, para dividir o peso desses impactos e evitar vazões de volume tão degradantes para um ecossistema já estressado além do limite“, considerou.

Levantamento

O presidente da ANA, Vicente Andreu, também participou da reunião à distância. Em resposta à demanda do presidente do CBHSF, Andreu prometeu que na próxima segunda-feira (25), durante nova teleconferência programada, a equipe técnica da agência federal deverá apresentar um primeiro levantamento do volume de água outorgado na bacia do São Francisco. Nesse mesmo estudo, deverá constar qual o peso que eventuais limites de restrição de uso da água teria no esforço para melhorar o volume útil das barragens e evitar reduções ainda maiores de vazões. As informações são do CBHSF.

Vazão do Rio São Francisco pode ser reduzida para 500 m³/s

  1. Costa disse:

    Não estou entendendo mais nada!
    Ontem foi anunciado na TV que vazão atual de 800Ms passaria ora 850Ns na semana.
    No portal G1 de ontem disse que em parte do rio em MG volume está 200% maior que em 2014/15, chegando até 3000Ms e como vem essa notícia hoje com vazão de 500Ms????

    Chuva faz São Francisco subir 4 m e triplica vazão de cachoeira em MG http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/01/rio-sao-francisco-sobe-200-e-vazao-da-casca-danta-triplica-apos-chuvas.html?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

  2. Costa disse:

    Ontem a TV local falou que vazão passaria de 800Ms para 850Ms, também li no portal G1 , que após chuvas em MG, a vazão lá estava em 3000Ms, então com essa notícia de hoje no blog com vazão de 500Ms, como fica???

    Chuva faz São Francisco subir 4 m e triplica vazão de cachoeira em MG http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/01/rio-sao-francisco-sobe-200-e-vazao-da-casca-danta-triplica-apos-chuvas.html?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

  3. Vitorio Rodrigues disse:

    ACHO QUE ESTÃO QUERENDO ENCHER O LAGO DE SOBRADINHO E SECAR O RESTANTE DO RIO ABAIXO. a MENOR VAZÃO JÁ REGISTRADA FOI NO PERÍODO DE 1952 A 1956, QUANDO REGISTROU-SE A MENOR VAZÃO GERAL DA HISTÓRIA DESDE O DESCOBRIMENTO: 590 m3/s, ONDE A VAZÃO MEDIA ERA DE 1.800m3/s EM TEMPOS NORMAIS.

    1. Surubim disse:

      De 1952 a1956 nao existia a barragem de Sobradinho.

      Mas valeu pela informaçao.

  4. Cicero Wagner Tenorio de oliveira disse:

    Com elevados volumes de chuva de até 200 milímetros registrados nos últimos dias na metade centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região da Serra da Canastra, o nível do rio São Francisco voltou a subir em vários municípios mineiros nas últimas 72 horas.

    Segundo informações do professor e meteorologista da UNIVASF Mário Miranda, a vazão do Rio São Francisco vai mais do que dobrar nos próximos 35 dias. A grande notícia é que a vazão do rio em Minas Gerais é de mais de 3500 m3/segundo, enquanto na Bahia está passando 1500 m3/segundo. Isso é resultado das fortes chuvas que estão ocorrendo na bacia do Rio São Francisco. Portanto, o volume de água que vai entrar na região de Sobradinho vai dobrar em relação à que passa hoje, que é de 1440 m3/segundo.

    Na tarde desta quarta-feira dia (20), choveu em Juazeiro e algumas cidades próximas como Petrolina, Casa Nova, Uauá, Canudos, Curaçá e Sento Sé. A previsão, segundo o Instituto Clima Tempo, é que a chuva vai continuar na região. (Foto ilustrativa)

    Blog: O Povo com a Notícia de quem e a mentira,dos pessimista ou dos otimista.

    1. Surubim disse:

      As aguas de Uaua, Juazeiro, canudos…. Nao vao para o lago de Sibradinho.

  5. tetéu disse:

    Mias um terrorismo midiático desse governo escroto que esta ai, se disser que está vindo muita água por ai vai ter que tirar a bandeira vermelha das contas, ai perde o peitinho!

  6. joaquim souza disse:

    Três Marias tá recebendo 3000 m3/s e liberando apenas 150m3/s. Lá o volume útil passou de 6.5% para 12% em uma semana. Tá se preparando para os meses em que não tem afluência.
    Sobradinho deve fazer o mesmo, se aqui tiver homens de boa fé. O resto é conversa de militontos e de gente que perdeu a razão a muito tempo. Será que não apreenderam com o volume útil de 1%??????
    Obrigado São Pedro por sua generosidade. Espero que apreendemos com essa chance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários