Quatro vereadores de Belém de Maria e outras duas pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (28) durante uma operação na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, as prisões são um desdobramento de outra operação realizada no ano passado, onde um grupo foi preso suspeito de desviar R$ 3 milhões dos cofres da Prefeitura de Belém de Maria, criar empresas fantasmas, lavar dinheiro e fraudar licitações.
Os suspeitos foram levados para o Presídio Rorenildo da Rocha Leão.
Um secretário de finanças e mais seis pessoas foram presas no dia 19 de novembro de 2015, suspeitos de desviar R$ 3 milhões da Prefeitura de Belém de Maria. A ação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e da Polícia Civil buscou suspeitos de criar empresas fantasmas, lavar dinheiro e fraudar licitações, segundo a assessoria de imprensa do MPPE.
Na época, quatro suspeitos foram localizados em Água Preta, um em Catende, um em Palmares (na Zona da Mata) e outro em Caruaru (no Agreste).
O promotor de justiça Frederico Magalhães informou que o secretário de Finanças do município era suspeito de liderar o grupo. “Os demais envolvidos não eram funcionários da prefeitura. Suspeita-se que as empresas fantasmas tenham sido criadas nos nomes de cada uma das outras seis pessoas envolvidas”. (fonte: G1 Caruaru/foto Ascom MPPE)
Essas ações deveriam ser realizadas em todas prefeituras, sistematicamente pelas promotorias publicas, sem esperar denuncias, pois as evedidencias de desvios de recursos, só cego não ver.
Em algumas cidades, acredito que até os promotores públicos merecem serem investigados, pois constantemente ouvimos nas rádios em alto e bom som, suspeitas de desvios em prefeituras de nossa região, apuração dos casos/fatos que e bom, nada!!!