Canudos: Acordo firmado com MPF prevê melhorias na educação básica do município

por Carlos Britto // 29 de janeiro de 2016 às 20:01

Visando à implementação de mais uma etapa do projeto ‘Ministério Público pela Educação (MPEduc)’ no município de Canudos, no norte da Bahia, o órgão federal em Paulo Afonso, na mesma região, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura municipal e a Secretaria de educação.

O TAC estabelece medidas para regularizar o uso de recursos públicos, a alimentação e o transporte escolar, o fortalecimento de programas educacionais no município e melhorias de outras deficiências encontradas, inclusive no aspecto dos reparos emergenciais de
infraestrutura.

Pelo termo, a administração se compromete a fornecer ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) documentos e informações, sempre que solicitados e no prazo máximo de 10 dias corridos. Em 15 dias, o CAE deve ser devidamente estruturado e, em 30 dias, deve ser encaminhado ao MP um cronograma de visitas do nutricionista responsável pela execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar a todas as
escolas de Canudos.

O acordo ainda prevê um prazo de 20 dias para a gestão designar um representante para acompanhar e fiscalizar a execução do contrato de prestação do transporte escolar. Caso seja identificada alguma irregularidade no serviço, a empresa contratada deve ser notificada em até 24 horas para que tome as devidas providências. Além disso, a prefeitura tem até 120 dias para garantir que ao menos um profissional de ensino de cada escola seja matriculado em algum curso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, relacionado ao Programa Formação pela Escola.

Projeto

O projeto é desenvolvido para ser executado em parceria entre o MPF e o MP dos Estados. Seu principal objetivo é o de estabelecer o direito à  educação básica de qualidade para os brasileiros, contando com o envolvimento dos membros do MP, dos gestores públicos e dos cidadãos. Para isso, são realizadas coletas de informações, audiências públicas, análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico. As informações são do MPF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários