O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, reforçou que as mulheres devem, se possível, adiar a gravidez por causa da relação entre o zika vírus e o aumento dos casos de microcefalia, especialmente em Pernambuco. Em entrevista ao programa ‘Manhã no Vale’, da Rádio Jornal, o gestor destacou que o município vem tomando algumas medidas para incentivar as moradoras adiarem a gestação.
“As mulheres que estão grávidas, por favor, se cuidem. Usem mosquiteiro à noite, usem roupas fechadas, usem repelentes, [pois] é muito grave essa questão. As mulheres que não estão grávidas, mas que têm atividade sexual, é importante que elas não engravidem agora. Uma gravidez nesse momento representa um risco muito grande para as crianças”, argumentou Lossio.
O prefeito classificou o crescente número de casos de microcefalia como “ataque terrorista”. “Nós precisamos evitar esse verdadeiro ataque terrorista que o mundo e, de maneira especial, Pernambuco está sofrendo. Essas crianças vão ter muita dificuldade intelectual, de fala, de audição. Enfim, é por isso que nós estamos distribuindo anticoncepcionais em todas as unidades [de saúde], para que a gente possa transferir esta gravidez, que é uma coisa boa, para o futuro”, afirmou.
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite além da dengue, o zika e a febre chikungunya, Lossio disse que a população deve ficar alerta. Ele garantiu que os funcionários de saúde do município já foram orientados sobre como evitar que essas doenças se espalhem. “Essa conscientização precisa começar pela casa de cada um, para que possamos dar exemplo. Eu peço às mulheres que, pelo amor de Deus, evitem a gravidez nesse momento”, reforçou.
Claro! O senhor está há 8 anos no comando..se quer tira o lixo das ruas…se quer o número de agente de edemias aumenta.. Se quer tem coragem de melhorar o salário para um professor trabalhar motivado..tá aí .. A petrolinenses se quer pode engravidar