Estudantes adventistas de Petrolina são impedidos de fazer o Enem

por Carlos Britto // 06 de dezembro de 2009 às 16:11

EnemNo segundo dia dos testes do Enem , realizado neste domingo (06),  muitos estudantes foram impedidos  de realizar as provas em Pernambuco.

Para a maioria dos candidatos, o problema foi o horário de verão. No cartão de inscrição estava claro que o teste começaria às 13h de Brasília, mas para quem mora nos estados do Nordeste as provas iniciariam uma hora antes, às 12h.

Em Petrolina  quatro integrantes da igreja adventista foram impedidos de fazer as provas do Enem. De acordo com as normas do MEC, as quatro estudantes deveriam ficar em uma sala durante à tarde para fazer o exame após o pôr do sol, já que elas aguardam o sábado por princípios religiosos. Mas o único colégio com expediente noturno na cidade, não permitiu a entrada das estudantes.

A coordenação alegou que no cartão de inscrição consta que elas deveriam fazer o teste em outros locais. A coordenadora da aplicação das provas no colégio não quis se pronunciar sobre o assunto.

As informações são do pe360graus

Estudantes adventistas de Petrolina são impedidos de fazer o Enem

  1. Rapadura disse:

    Pq na França, que é um estado tão laico quanto o Brasil, os adventistas obedecem as regras educacionais (não só adventistas qualquer outra religião que possua peculiaridades. Exemplo: seguidores do Islã não usam trajes diferentes dos demais dentro da escola ) e no Brasil agem de forma diferente ? E se não me engano na Bíblia fala sobre sujeitar-se as autoridades e governo ! E quando eles de deslocaram para os locais da prova estavam ou não “quebrando” a regra do sábado ?

  2. Watergate disse:

    Primeiro mundo é primeiro mundo!
    Ignorancia so é tolerada por ignorantes.

  3. Adventista disse:

    Rapadura, leia o art. 5º da Constituição Federal.
    E, no Direito, o princípio não é “tratar a todos igualmente”, mas “tratar os iguais igualmente e os desiguais desigualmente, na medida de suas desigualdades”.
    Se não fosse assim, não haveria prova em braile pra cegos e rampas para os deficientes.
    Infelizmente, em alguns países há adventistas (e pessoas de outra religiões) que morrem por causa de sua fé, mas “importa antes obedecer a Deus do que aos homens”.
    E não é o fato de vc estar numa sala de vestibular que quer dizer que você não está em comunhão com Deus e guardando o sábado.
    Lamento só pelos que perderam a prova, mas os adventistas deveriam se declarar SABATISTAS já no cartão de inscrição.

  4. Rapadura disse:

    É cada comparação descabida usada como argumento: rampa para deficientes, Braille -questões de cidadania – e posicionamento religioso ! Da mesma maneira que existem muitos adventistas coerentes com a guarda do sábado ,existem muitos que se aproveitam da condição de sabatistas em benefício próprio.
    Estudei com uma menina adventista, que por motivos religiosos não assistia aulas nas sextas-feiras à noite: todas as atividades, para o restante da turma , nesse dia não podiam ser feitas ( o professor não iria aplicar prova diferente em um dia diferente para a aluna em questão). Um dos professores propôs que a mesma , fizesse um esforço , já que a mesma não trabalhava , de vir assistir as aulas dele no período da tarde e seria avaliada junto coma turma da tarde. Ela gritou que não iria assistir aulas em outro turno pq conhecia muito bem os direitos dela ! E os direitos dos outros ficam aonde ? O professor pediu algo demais ? Pq não ceder no que é possível sem contrariar a fé ?
    A PERGUNTA CONTINUA ; AO SE DESLOCAR PARA FAZER O ENEM A QUESTÃO DO SÁBADO FOI QUEBRADA OU NÃO ? Alguém diante de tanta legalidade pode explicar ?

  5. DEOMIRO SILVA disse:

    A questão principal é que esse Enem foi um desastre e já provou que não funciona. Pensem comigo: o MEC que essa prova para substitui o vestibular, agora vejam só, o aluno se prepara durante o ano inteiro para o vestibular chega no dia ele não consegue fazer a prova do Enem ou mesmo não se sai bem nesta então naquele ano ele não tem mais a chance de ingressa na universidade.Isso e justo?

  6. Sara disse:

    Vc não pode generaliza o exemplo dessa menina para todos os demais participante, pois a maioria de adventistas que conheço são pessoas estudiosas e que sabem respeita seus limites.O na verdade poderia ser feito era como em todo vestibular decente faz; marca a prova para o domingo e segunda.É simple

    1. Paulo Ricardo disse:

      Jesus disse que se uma ovelha estiver em um barranco pra cair e morrer, vc irar deixar isso acontecer só porque guardas o sábado??

  7. Lapião disse:

    A Bíblia fala em sujeição quando as autoridades em questão não contrariam os preceitos de DEUS, pois se fosse para não ir de encontro com essas tais autoridades os cristãos não morreriam no coliseu, ou mesmo Daniel não teria se negado a prostra juntos a estatua do rei e tantos outros exemplo de personagens bíblicos que NÃO SE SUJEITARAM AS AUTORIDADES.Agora quando for fala de escritura,por favor, olha o contexto.Deixa de ser ignorante, de quere fala daquilo que não conhece.

  8. Miguel disse:

    A questão e de fé como também de modo que se escolhe para agrada a Deus. Se a pessoa tem certeza de que guarda o sábado agrada a DEUS e que ir fazer o Enem se configura em quebra esse pacto com Deus, entretanto ela vai fazer o Enem durante um dia de sábado; com certeza ela pecou e quebrou a regra do sábado. Tome sua resposta de um Assenbleiano.

    1. Paulo Ricardo disse:

      Onde está na bíblia escrito que estudar ofende os principios religiosos, pois eles podem ficar na internet, podem ler jornais e outros afazeres e será que só guardar o sábado significa estar salvo e não pecar e o resto da semana fazem de tudo que qualquer religioso faz, temos que respeitar e agradeçer a Deus todos os dias de nossa vida e não só no sábado então 6 dias vive no mundo e um dia só é que se lembra dos principios de Deus?

  9. Rapadura disse:

    Vestibular decente SOMENTE se for no domingo e segunda-feira ? Vou parar por aqui: pense numa argumentação “sólida” !
    E caso leia o meu post com cuidado NÃO generalizei comportamento do povo sabatista pelo comportamento da colega de classe é só ler com cuidado !

  10. Rapadura disse:

    Prezado Deomiro,

    O ENEM será realizado ,a partir de 2011, pelo menos duas vezes ao ano. O aluno poderá fazer tanto ENEM’s quantos queira: não está limitado a uma única e definitiva vez.
    Apesar das trapalhadas do INEP , que de certa forma comprometeu a credibilidade do mesmo – esse ano- o ENEM é mais justo e adequado para o aluno da escola pública. Olhe a prova desse ano e dos anos anteriores e compare com os vestibulares tradicionais e vc verá que o aluno que consegue interpretar um texto e tem boa dose de informações atuais se sairá bem; o que não acontecerá nos vestibulares tradicionais.

  11. janete disse:

    Sou uma das alunas!
    Meu unico comentário é:
    Deus tinha um propósito pra mim;
    Mostrei pra o mundo que vale a pena ser fiel a Deus;
    “importa antes obedecer a Deus do que aos homens”.
    “Lembra-te do dia de Sábado” Leia Ex 20.

    1. Paulo Ricardo disse:

      Lembra da passagem biblica que Jesus disse: vai deixar aquela ovelha morrer só porque é sábado? qual é o pecado mais?
      O sábado é do senhor e não seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários