Dois dias após o fim do prazo de inscrições, a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou ontem (12) o número de candidatos ao concurso da Polícia Militar de Pernambuco. No total, 121.807 pessoas estão disputando uma das 1,5 mil novas vagas na corporação. Isso significa que a concorrência é uma média de 81 candidatos para cada vaga.
As provas do concurso serão aplicadas no Recife e Região Metropolitana e nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina e Serra Talhada. Com a aprovação nos testes de habilidades e conhecimentos gerais, o candidato ainda será avaliado em aptidão física, psicológica, exames médicos e investigação da vida social.
Durante o período de treinamento, após aprovação em todas as etapas, o aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças receberá Bolsa-Auxílio de Formação Profissional no valor de R$ 970,42. Após nomeação, o soldado da PM receberá salário de R$ 2.319,88.
Para ajudar os concurseiros, o recifense Rogério Silva, de 33 anos, desenvolveu um aplicativo gratuito para smartphones e tablets. O material contempla apostilas com todo o conteúdo que é cobrado no edital do concurso da Polícia Militar, além de dicas de profissionais da área e questões a serem respondidas. O App está disponível na Play Store (pode ser encontrado com a palavra chave: Concurso PMPE). Após baixado, não precisa de internet para usá-lo. Já são mais de 15 mil downloads. (fonte: JC/foto reprodução)