Ferrovia Transnordestina começa a sair do papel

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2009 às 12:43

Transnordetina_thumbAprovada por unanimidade em todo o Nordeste, a Ferrovia Transnordestina começa, devagar, a sair do papel. Seus 1.730 quilômetros, que vão demandar R$ 5,4 bilhões, permitirão a ligação dos centros de produção de grãos, gesso, avicultura e agricultura irrigada do semiárido nordestino aos Portos de Suape, em Pernambuco, e de Pecém, no Ceará.

Por enquanto, foram iniciadas três frentes de trabalho de terraplenagem, no trecho pernambucano que liga os municípios de Trindade a Salgueiro, de 163 quilômetros. O trecho de Salgueiro ao Porto de Suape, mais 522 quilômetros, conta com licenciamento ambiental, mas ainda depende da conclusão de desapropriações pelo Estado e de licenciamento do canteiro de obras. Em Salgueiro estarão as maiores instalações com usina de concreto, usina de britagem e oficina de soldagem de trilhos.

A previsão da Transnordestina Logística S.A., que detém a concessão da obra, é de término em 2011, mas se tudo correr bem, a melhor previsão de início de operação é 2012, de acordo com o gerente geral de Programas Estruturadores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Artur Maciel.

Com informações do Estado de São Paulo

Ferrovia Transnordestina começa a sair do papel

  1. Nanuca disse:

    É muita falta de prestígio e garra Petrolina ficazr de fora desta ferrovia!..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs redatores leitores e, população regional. Parabéns pela matéria, sobre essa história política da família Padilha, que tudo leva a…