Prefeitura de Petrolina vai romper contratos para não pagar recesso a professores, denuncia profissional

por Carlos Britto // 23 de maio de 2016 às 14:00

Prefeitura2Professores de Petrolina estão indignados com uma medida anunciada pela administração municipal, que deve trazer prejuízos à categoria. Em contato com o Blog, uma professora – que prefere não ser identificada – diz que a gestão pretende romper os contratos com os trabalhadores no final de junho, com o objetivo de não pagar o recesso aos contratados.

Acompanhem:

Sou professora contratada no município de Petrolina e estou indignada com a postura da Secretaria de Educação, que encerrará nossos contratos dia 30 de junho para não termos direito a receber o recesso. Contratos esses que nem ao menos possuímos. Desde que assumimos essa seleção até o presente momento não recebemos contrato, ou seja, estamos só “de boca”. Como pode uma prefeitura fazer isso com a maioria dos profissionais da educação? Maioria sim, pois se você for atrás, verá que os contratados correspondem a mais de 60% dos professores.

Onde está o Ministério Público que não toma nenhuma providência em relação a tudo que vem acontecendo conosco? Que dizer que ele não está vendo que foi feito um concurso e ainda não foi convocado ninguém, e que esse mesmo concurso não supre a demanda de professores? Tanto se fala em valorização de professores, e infelizmente o que vemos e passamos não corresponde a nada das promessas faladas. 

Detalhe: esse teémino do contrato foi enviado por e-mail para as gestoras, do mesmo modo como foi enviado um e-mail para que as gestoras ameaçassem os professores para que não entrassem na justiça sobre o concurso. Isso fez com que diversos professores ficassem calados, pois no e-mail dizia que, se os professores fizessem grupos para entrar na justiça, seriam demitidos.

Prefeitura de Petrolina vai romper contratos para não pagar recesso a professores, denuncia profissional

  1. Revoltado!!! disse:

    EU sou professor, porem estou trabalhando em outra área, porém acho uma esculhambação esse prefeito de Petrolina, não temos mais educação de qualidade, segurança e nem saúde… Estamos rezando que passe logo essa má gestão, pois ninguém aguenta mais esse prefeito “Fantasma”…Me sensibilizo com os meus companheiros de profissão!!!

  2. Crítico Construtivo disse:

    Não acredito no que foi dito. Mesmo que os professores sejam demitidos, terão direitos a parcela do recesso. Quem tem filho em escola particular sabe muito bem como funciona. Mesmo o aluno de férias, tem que pagar a mensalidade do mês, ou seja, tem que pagar 12 meses.

    1. Professora contratada disse:

      Realmente, Crítico Construtivo, em escolas particulares se paga o ano todo. Mas o que foi dito na notícia é a mais pura verdade, pois os contrato serão encerrados em 30 de junho. Isso quer dizer que não receberemos os dias recesso. E sabe Deus que dia os contratos serão renovados novamente, converse com alguém que trabalha da prefeitura e você verá que é verdade.

      1. Esperando a convocação disse:

        E serão renovados? Bom, o que falaram par gente é que vão demitir para chamar os professores do concurso e os que passaram na seleção. Eu quero é ser convocada pq estou desempregada e passei nas vagas para professor alfabetizador. Acho também que deveriam se pronunciar pq nos últimos tempos só se vê reclamação do pessoal da educação!

  3. Maria Dalva de macedo disse:

    Caro colega parece que você não conhece como funciona a categoria professor. Simplesmente enviaram um ofício para os gestores onde diz: ….Portanto, a entrega de notas aos pais dos alunos que ocorrerá no dia 01 de julho, não contará com a participação desses professores. Ou seja, nem se quer um agradecimento pelo trabalho prestado. Ainda diz que Petrolina é a cidade que educa….

  4. rafael disse:

    ele que fazer para poder pagar as festas a custo dos professores

  5. almeida disse:

    Isto foi ordem do Coronel SARUÊ.. Antes de sair da secretária de educação.

  6. Márcia disse:

    Revoltante isso. A secretaria de educação esquece que já fomos importantes para o resultado da educação já alcançado em Petrolina, esquece que temos família para sustentar, esquece que temos o nosso psicológico afetado com tudo isso. Realmente essa não é a melhor forma de nos agradecer pelo trabalho que temos prestado na educação petrolinense. Simplesmente somos descartáveis e insignificantes.

    1. João Vitor disse:

      A prefeitura municipal de Petrolina tem abusado dos professores que tanto luta para elevar a educação da cidade. Hoje, Petrolina está em destaque na sua educação, graças a equipe de professores que tem ou melhor: tinha, porque com toda essa sacanagem, a prefeitura só está perdendo. Quero ver se este prefeito terá coragem de responder pra sociedade em geral, a safadeza que está fazendo com os professores.
      Desempregar professores neste momento é um descaso, não só com esta classe mas principalmente com os alunos que passam um período para se adaptar ao professor para depois conseguir desenvolver a aprendizagem.
      Os professores do município de Petrolina são humilhados, feito”escravos”, a todo tempo são vigiados e além do mais perseguidos. Passa por várias avaliações onde muita das vezes são julgados, pela aparência, forma de se comunicar e não por competência. Além disso, tem que ser amigo dos gestores porque se não está fora, fica inteiramente prejudicado pela secretaria de educação, podendo nunca mais trabalhar na área. Relato isto, porque já ouvir colegas de trabalho falar e também por experiência própria.
      Para encerrar, gostaria de pedir que você que tem acesso a este blog e que pode ajudar os professores de alguma forma, nos ajudem. Ficamos agradecidos a todos que de alguma forma nos ajudem. Precisamos do apoio de advogados,promotores, juízes e principalmente do ministério público.

      1. Esperando a convocação disse:

        Meu Deus, deu até medo agora! Lutamos tanto pra ter nosso espaço conquistado, horas de estudo pra acabar sendo perseguida e tendo que dizer amém para gestores sob a pena de sofrer retaliação…O jeito é dar continuidade aos estudos.

      2. Esperando a convocação disse:

        A resposta deve ser dada nas urnas, eu me solidarizo com cada uma de vcs que estão passando por isso, ontem mesmo ao dormir fiquei me colocando no lugar, muitas mães, algumas com apoio outras sem, contando com esse dinheiro para sustentar seus filhos, nessa época de crise…O mínimo que poderiam fazer era baixar o nível da prova e não exigir tanto para que a maioria entrasse, pelo visto os professores sobrecarregados com os alunos não tem tempo para estudar, ou então, exigir experiência para dar pontos extras.
        Eu passei nas vagas para alfabetizador e preciso trabalhar pois estou desempregada já que por morar em outra cidade não pude assumir a seleção, infelizmente estou torcendo para me convocarem o quanto antes. Mesmo diante dessa situação de descaso e humilhação a meus colegas de profissão só posso de me colocar a disposição pela luta por dias melhores para a educação de Petrolina

      3. Esperando a convocação disse:

        O maior problema é que em blog todo mundo tem coragem de falar, se convocarem esses professores que se dizem prejudicados para fazer uma manifestação, um panelaço na frente da prefeitura chamando atenção da sociedade e das autoridades poucos vão, isso seria bom pq é ano político e os eleitores teriam em sua memória recente o descaso com a educação e esses profissionais. Não sou adepto à causa mas com certeza estaria revoltada com essa situação, me sinto lesada no sentido de ter feito o concurso, passado e a prefeitura ter feito uma seleção sem respeitar o fato de nós estarmos esperando. O edital do concurso é de dezembro de 2015, não dá pra entender pq não fizeram em tempo hábil para que entrássemos em campo no início do ano letivo, muitos transtornos seriam evitados.

  7. Flavia disse:

    Isso mesmo Márcia, estamos esmagados pelas autoridades e pela Secretaria de Educação, frustração, humilhação, indignação tristeza e preocupação, esses são os sentimentos mais presentes em nossa classe nesses últimos dias….

  8. Doralice disse:

    Que país é esse! Revoltante para eles nós não somos ninguém, não tem um mínimo reconsideração conosco que damos o nosso suor para a sua glória!!!??? Júlio !!!

    1. mariaclara.costaaraujo2@hotmail.com disse:

      É mesmo revoltante tudo isso,mas se todos os contratados se unissem e lutassem por seus direitos tudo isso seria resolvido,pois para ele é muito cômodo dispensar os profissionais que sempre se dedicaram a educação de Petrolina e depois simplesmente descartar de uma hora para outra. Isso é um golpe e não podemos aceitar de maneira alguma afinal a justiça existe e se funciona para os de Brasilia por que não para esse prefeito? eLE NÃO É imbatível e outra depende dos contratados. Vamos procurar o MP e fazermos nossas denúncias o povo não pode se calar. Chega de humilhação.

  9. Maria disse:

    Sou tambem professora contratada, e toda essa historia é a mais pura verdade. Mas o que acho mais injusto é que esse dinheiro não sai do bolso dele(como nenhum serviço público), todos sabem que existe um fundo para pagar a nós professores. Então quer dizer que quando for no mes de julho todo esse dinheiro vai pra onde??Sr prefeito tu estás lhe dando é com gente, pessoas dignas à funçao que desempenha . Porém, infelizmente fomos tratadas como lixo, pois o e-mail enviado por DONA LINDAMARIA terminou nos colocando nessa situação. Agora o que me deixa intrigada é que o prefeito terá um candidato às proximas eleições e diz que vai fazer sucessor. Como seu prefeito? Acredita que nós não temos famílias nem amigos? Estás muito enganado! Ficaremos sem o dinheiro de julho, mas teremos um troco pra te dar em outubro. Um recado a Lindamaria e equipe: ” O reinado está acabando e vocês não fizeram concurso para esses cargos que ocupam não! Cuidado! Pois a vida é uma roda gigante”. E para meus colegas de profissão: Cabeça erguida! Esse dinheiro fará falta, mas com certeza mais tem DEUS pra nos dar! Porque DEUS é justo e não há de nos desamparar! …O senhor é meu Pastor e nada nos faltará!

  10. Maria disse:

    Sou tambem professora contratada, e toda essa historia é a mais pura verdade. Mas o que acho mais injusto é que esse dinheiro não sai do bolso dele(como nenhum serviço público), todos sabem que existe um fundo para pagar a nós professores. Então quer dizer que quando for no mes de julho todo esse dinheiro vai pra onde??Sr prefeito tu estás lhe dando é com gente, pessoas dignas à funçao que desempenha . Porém, infelizmente fomos tratadas como lixo, pois o e-mail enviado por DONA LINDAMARIA terminou nos colocando nessa situação.

  11. Maria disse:

    Agora o que me deixa intrigada é que o prefeito terá um candidato às proximas eleições e diz que vai fazer sucessor. Como seu prefeito? Acredita que nós não temos famílias nem amigos? Estás muito enganado! Ficaremos sem o dinheiro de julho, mas teremos um troco pra te dar em outubro. Um recado a Lindamaria e equipe: ” O reinado está acabando e vocês não fizeram concurso para esses cargos que ocupam não! Cuidado! Pois a vida é uma roda gigante”. E para meus colegas de profissão: Cabeça erguida! Esse dinheiro fará falta, mas com certeza mais tem DEUS pra nos dar! Porque DEUS é justo e não há de nos desamparar! …O senhor é meu Pastor e nada nos faltará!

  12. almeida disse:

    Dinheiro será investido na campanha do coronel SARUÊ. O rombo da educação é grande cadê o MINISTÉRIO PÚBLICO?

  13. João Vitor disse:

    A prefeitura municipal de Petrolina tem abusado dos professores que tanto luta para elevar a educação da cidade. Hoje, Petrolina está em destaque na sua educação, graças a equipe de professores que tem ou melhor: tinha, porque com toda essa sacanagem, a prefeitura só está perdendo. Quero ver se este prefeito terá coragem de responder pra sociedade em geral, a safadeza que está fazendo com os professores.
    Desempregar professores neste momento é um descaso, não só com esta classe mas principalmente com os alunos que passam um período para se adaptar ao professor para depois conseguir desenvolver a aprendizagem.
    Os professores do município de Petrolina são humilhados, feito”escravos”, a todo tempo são vigiados e além do mais perseguidos. Passa por várias avaliações onde muita das vezes são julgados, pela aparência, forma de se comunicar e não por competência. Além disso, tem que ser amigo dos gestores porque se não está fora, fica inteiramente prejudicado pela secretaria de educação, podendo nunca mais trabalhar na área. Relato isto, porque já ouvir colegas de trabalho falar e também por experiência própria.
    Para encerrar, gostaria de pedir que você que tem acesso a este blog e que pode ajudar os professores de alguma forma, nos ajudem. Ficamos agradecidos a todos que de alguma forma nos ajudem. Precisamos do apoio de advogados,promotores, juízes e principalmente do ministério público.

  14. João Vitor disse:

    A prefeitura municipal de Petrolina tem abusado dos professores que tanto luta para elevar a educação da cidade. Hoje, Petrolina está em destaque na sua educação, graças a equipe de professores que tem ou melhor: tinha, porque com toda essa sacanagem, a prefeitura só está perdendo. Quero ver se este prefeito terá coragem de responder pra sociedade em geral, a safadeza que está fazendo com os professores.
    Desempregar professores neste momento é um descaso, não só com esta classe mas principalmente com os alunos que passam um período para se adaptar ao professor para depois conseguir desenvolver a aprendizagem.
    Os professores do município de Petrolina são humilhados, feito”escravos”, a todo tempo são vigiados e além do mais perseguidos. Passa por várias avaliações onde muita das vezes são julgados, pela aparência, forma de se comunicar e não por competência. Além disso, tem que ser amigo dos gestores porque se não está fora, fica inteiramente prejudicado pela secretaria de educação, podendo nunca mais trabalhar na área. Relato isto, porque já ouvir colegas de trabalho falar e também por experiência própria.
    Para encerrar, gostaria de pedir que você que tem acesso a este blog e que pode ajudar os professores de alguma forma, nos ajudem. Ficamos agradecidos a todos que de alguma forma nos ajudem. Precisamos do apoio de advogados,promotores, juízes eprincipalmente do ministério público.

  15. Fátima disse:

    Verdade o coronel Leite fez a maior besteira da vida dele em achar que os contratados não são nada. Mais pode ficar despreocupado Coronel Leite que a nossa respostas vc vai ter nas urnas….uma grande humilhação …. super revoltada

  16. Marisete disse:

    Eu fiz aquela prova com o psicológico tão aguçado e abalado que não me sai tão bem. Quem enviou aquele e-mail afirmando que nem um professor se faria presente na entrega das notas do dia 01/ 07 foi a educadíssima e egoísta senhora Lindamária Amorim. Ela em representação da secretaria da educação acabou de nos humilhar com aquelas duras palavras dela. Estão tratando a gente com humilhação, como bichos… e o pior que o resultado só sairá dia 31/05 e daqui pra lá, anda a atual secretária da educação dona Gilmara Lacerda, a própria Lindamária e a Cláudia Rogéria, intimidando mais os contratados, primeiro elas humilham e depois vão nas escolas saberem se estamos trabalhando direito, se não o contrato acaba antes. Quanta humilhação!!! Hoje me sinto envergonhada de ser professora e mais envergonhada por ter votado nesse prefeito que permite que nos humilhem dessa maneira. Espero que a resposta venha nas urnas!! Eu só não entendo, porque o secretário Coronel, mesmo disse que os resultados subiram e por que estão nos agradecendo dessa forma.Eles são muito é egoístas, só pensam em si. ESSA FOI A EQUIPE QUE MAIS HUMILHOU NÓS CONTRATADOS.O secretário ainda disse que só ficarão os melhores. Como fazer uma boa prova com tanta pressão?? Palhaçada!!!

  17. mm123@hotmail.com disse:

    Isso mesmo, um grande descaso e falta de consideração da parte de Julio Lossio, todos nós servimos a prefeitura Municipal com muita dedicação e o q recebemos? Um golpe, sim, isso não tem outro nome se não “golpe de raposa”, é como esse prefeito está se comportando, mas ele não perde por esperar, afinal haverá revira volta, o povo não pode se calar, vamos ao MP denunciar, se está acontecendo em Brasilia, aqui não será diferente.

  18. Carol disse:

    A pior parte disso tudo , é a gente saber que quem ficar fora do seletivo, infelizmente vai ficar desempregado pois esse período é inviável para terem feito isso conosco porque esse período todos os colégios particulares, que era para onde poderíamos correr, já estão com o seu corpo docente todo formado. Você que é cidadão petrolinense deve ver essas várias propagandas que passam dizendo dos números na educação de Petrolina como cresceram, e fomos nós que levantamos esses números, juntamente com os poucos concursados que existem em sala de aula. Eles não pensaram em ninguém, apenas neles. Imaginem como ficarão os nossos alunos, que já se acostumaram com seus queridos professores, como vai ficar o psicológico dessas crianças. Uma coisa é eles terem um novo professor no começo do ano, outra coisa é ele se acostumar com esse professor e ter que trocar abruptamente. A Educação Petrolinense está sofrendo o maior retrocesso da sua história!!! Já que não pensaram nos pobres professores contratados, que tivessem pelo menos pensado nas pobres crianças que amam, gratuitamente, os seus professores. Decepcionada, desde já!

  19. Ódio disse:

    Vamos fazer uma corrente com todos os professores afetados e dar um troco nas eleições que se aproximam a esse prefeito cafageste…

  20. lania disse:

    Diante de tudo que foi relatado, os professores pede apoio a radialistas, advogados, promotores, juízes e ministério publico.

  21. lania disse:

    A prefeitura municipal de Petrolina é uma vergonha.

  22. lania disse:

    O edital do concurso público para professor alfabetizador diz que seriam 200 vagas mais cadastro reserva, porém a secretária de Educação diz que chamará somente as 200 pessoas para efetivar. Ela bem sabe a necessidade que o município tem de professores, é muito além disto.

    Então, por que não chamar mais pessoas para efetivar? Os professores pedem respostas concretas da Secretaria de Educação, pois não precisamos de balelas. Sempre é assim, inventam desculpas para não favorecer a esta classe que tanto luta por um futuro melhor. Dizem, falam em valorização do professor, porém não nos apoiam em nada. Quero, um dia, ver realmente o professor ser valorizado, não falando somente no financeiro, mas principalmente, moralmente.

  23. lania disse:

    É preciso fazer uma investigação em algumas pessoas, procurar dados mais concretos para que ninguém fique lesado por coisas injustas.

  24. Adriana disse:

    Por que mexer em time que está ganhando? Como vão ficar as cabeças dessas crianças ao saber que seus professores sairão da pior forma possível, pois estão saindo humilhadas. Carlos Britto, por favor, procure a Opressora Secretaria de Educação de Petrolina e procure saber daquele povo desumano que pelo menos quem passou dentre as vagas vão poder continuar com os seus amados alunos? Elas não estão em sala de aula, e se um dia já estiveram, com certeza, a experiência deve ter sido frustrada, pois estão maltratando não apenas os professores como também as crianças. Eles estão pensando que o período de recesso é o suficiente para um aluno esquecer o seu professor. Ainda falam de direitos humanos! Mesmo que eu passe nunca mais votarei em ninguém da facção de Júlio Lócio, pois o erro iniciou quando ele colocou um Coronel para ser secretário de Educação e agora está com esse fantoche, clro que não tinha como essa história ter um final feliz.
    Carlos Britto,chame alguém da secretaria para nos responder ao vivo algumas perguntas da gente e também dos alunos, pais de alunos e comunidade. Precisamos saber por que estão fazendo isso conosco? Por que tanta raiva, tanto ódio, o que fizemos pr merecer isso?

  25. belfortneidee@hotmail disse:

    E ainda tem as caras lisas de falarem em teste de leitura.quem tem cabeça “homi ” pra tá querendo elevar índice de município! E a grande massa podre ganhar o prêmio.me sinto revoltada com nojo!qnt ao coronel,ele sempre esteve lá .nunca abandonou a secretária.as ordens são dele

  26. Mel disse:

    Essa atitude do prefeito é no mínimo vergonhosa! A “Petrolina, cidade que educa” está mostrando a real desvalorização do professor.
    A princípio, realiza um concurso público em meados do ano letivo com apenas 200 vagas para professor alfabetizador do 1º ao 3º ano, número que todos nós sabemos ser insuficiente para a demanda/necessidade atual. Nesse mesmo concurso, mais de 500 pessoas ficam classificadas e, antes mesmos dos 116 aprovados dentro do números de vagas serem convocados, a secretaria de educação realiza um novo processo seletivo!
    Por que fazer novo processo seletivo se existem pessoas classificadas a serem chamadas?
    Por que só abrir 200 vagas, se sabemos que a demanda é bem maior?
    E pra onde vai a verba destinada ao pagamento dos professores no mês de julho?
    Será mesmo que essa é uma atitude digna de uma cidade que educa?
    Este ano é ano de eleição, essa é a nossa hora de mostrar o nosso valor também! Vamos repensar se esta é a gestão que queremos para a nossa educação, nossa saúde, nossa segurança. Vamos mostrar a nossa indignação nas urnas!

    .

  27. Adriana disse:

    Estão tratando vida humana, pessoas como animais ocos, secos, sem sentimentos… A educação de Petrolina vai cair, como é que eles vão mexer com todo o corpo docente mexendo assim com toda a sociedade local, isso é um ato insano. Daqui que os novos alunos se acostumem com os novos professores e os novos professores se adaptam e conheçam os novos alunos isso chegará o término do ano letivo, por que não fizeram isso no começo do ano? Como pode tanta gente incapacitada trabalhando juntas e não viram que isso não dará certo. Saibam que se os número não caírem, o resultado tem que ser forjado; pois estão mexendo com os verdadeiros pilares da Educação: Professor e Alunos. Nem Lóssio, nem candidato algum que apoie ele terá meu voto, nem de minha família, nem tão pouco da comunidade que irão me tirar e ainda farei campanha contra de graça.Nunca fomos tão humilhados, como estamos sendo agora. E é porque o prefeito disse qua ma os professores. Se isso for amor não sei mais o que é ódio.

  28. lania disse:

    Para Júlio Lossio:
    Hoje, o que sinto vontade de dizer na cara de uns e outros é, tão somente:
    – Em você, eu não voto. Em você, eu não voto!

  29. Revoltada disse:

    Professores esse que estão dando resultados e se quer poderão ter o último contato com os pais dos alunos. Além de não termos direito a nada, tantos anos prestando serviço a prefeitura e vamos sair se quer sem direito ao salário do recesso.
    REVOLTANTE ISSO

  30. Marcio disse:

    impeachment nele.
    1.
    processo instaurado com base em denúncia de crime de responsabilidade contra alta autoridade do poder executivo (p.ex., presidente da República, governadores, prefeitos) ou do poder judiciário (p.ex., ministros do S.T.F.), cuja sentença é da alçada do poder legislativo.
    2.
    p.met. destituição resultante desse processo.

  31. Marcio disse:

    CAMPANHA JÚLIO LOSSIO FORA.

  32. Marcio disse:

    MINISTÉRIO PÚBLICO EM AÇÃO.

  33. Marcio disse:

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLINA, AGUARDE A RESPOSTA DO MINISTÉRIO PUBLICO, PODE COÇAR A CABEÇA, SENHOR PREFEITO JÚLIO LOSSIO.

  34. Regina disse:

    Há muito tempo trabalho na educação de Petrolina e nunca vir tanto descaso como está sendo agora com professores municipais de Petrolina. É um desaforo, o que o prefeito do município de Petrolina, Júlio Lossio está fazendo. Logo no meio do ano, demitir todos os professores contratados deixando as crianças, os pais, a comunidade, os professores e toda sociedade em geral apreensivas. Outro ponto a relatar, é o caso da prefeitura não pagar o recesso do professor mas que vergonha. Ainda tem como lema: Petrolina, a cidade que educa. Os professores, sim. Mas, a sua política, não. É suja.

  35. ANONIMO disse:

    Compreendo a angústia dos professores, mas não vejo problema algum na mudança do quadro com a chegada de novos profissionais capacitados e com respaldo e cobertura total de direitos através do concurso realizado , visto que, passarão por uma formação e farão com certeza um ótimo trabalho. Alguns na verdade já trabalhavam como contratados. A questão maior é o fato de a educação de Petrolina não passar de uma “farsa”, ou seja, há um programa de ensino que a prefeitura adotou recentemente chamado ESTRUTURADO, no qual desconstrói tudo ou quase tudo que aprendemos no curso de Pedagogia! Pontos importantes como ritmo e tempo de aprendizagem do aluno, autonomia do professor em sala de aula, níveis de aprendizagem, gestão democrática, criatividade, currículo diversificado, entre outros que não citarei para o texto não ficar extenso demais e cansativo. Além disso, teorias de um desconhecido (para mim!) estudioso João Batista, que também desconstrói tudo que aprendemos com as ricas literaturas de Paulo Freire, Emília Ferreiro, Magda Soares, enfim, nos fazem engolir um programa totalmente engessado, no qual precisamos seguir diariamente uma série de atividades tradicionais na sua maioria e nem segue temos autonomia para voltar na dificuldades dos alunos que não conseguem acompanhar o programa. RESULTADO: Os professores coitados, encurralados e tendo que mostrar eficiência fazem o que dá para fazer, maquiam números para mostrar bons resultados pois assim seguram o seus empregos. É uma grande alienação! No meio de tudo isso e com tanto empenho, é claro que alcança muitos alunos. Afinal nem tudo é mascarado! Finalizo dizendo que precisamos acordar para essas imposições e humilhações pelas quais passamos e sofremos . Chego a dizer que é quase um trabalho escravo com capatazes vigiando o tempo inteiro e avaliações que mais parecem registos da época da ditadura

  36. João Vitor disse:

    O prefeito municipal de Petrolina criou a lei de professor alfabetizador que abrange as séries de primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental (lei está que não existia) para se aproveitar, se beneficiar. Porque, primeiro faria o concurso, como ele fez, para alfabetizador e quem não estivesse entre as vagas, faria uma seleção que também, é irregular pois abrange as mesmas séries do concurso vigente.
    Com o ano eleitoral, o certo é tirar dos professores e isso é o que eles mais fazem conosco. Somos tratados desiguais em tudo em relação a um efetivo, não tiramos férias, enquanto o professor do estado, mesmo sendo contratado recebe tudo. Os professores classificados do concurso público para professor alfabetizador não quer brigar com ninguém, simplesmente quer ter seu direito validado. Contamos com o apoio de todos, o senhor Carlos Britto, vereadores, juízes, advogados, radialistas, programas de tv, et.
    Muito obrigado!??????
    Agradecidos!

  37. Maria de Jesus disse:

    Estou indignada com tanta injustiça no nosso País.
    Sempre achei que o coronel Heitor Bezerra Leite tivesse o mínimo de respeito pelos professores contratados, ele sabe que se hoje a Educação de Petrolina é destaque foram os professores contratados que deram o sangue para fazer o melhor trabalho pensando nos alunos e na nossa cidade.
    O maior erro foi fazer uma seleção de professores praticamente no meio do ano. Todo mundo apreensivo com medo de perder seu emprego, muitos professores competentes que estão desesperados por não ter feito uma boa prova. O professor não se preparou? O bom professor que dar um bom resultado não pode ser incompetente, é a pressão psicológica, o medo de perder seu ganha pão que tanto se dedicou vários anos e acaba se saindo mal na prova. Pressão Psicológica isso é fato. (darei continuidade a esse comentário)

  38. Maria de Jesus disse:

    Como alguém citou em um dos comentários se a Educação está dando certo por que mudar? Por dinheiro? Isso é uma vergonha. Sem falar nas humilhações que passamos em assinar nossa carta de euforia em pleno meio do ano. Quantos professores contratados estão desempregados por saber que não conseguiram fazer uma boa prova por nervosismo.
    Muito decepcionada com tanta arrogância de muitos que fazem a secretária de educação sabendo que se o partido do Sr. Prefeito perder e vai perder as eleições vão sair tudo com o rabinho entre as pernas.
    Não estou nem questionando salário de Julho, é o desemprego de muitas famílias que saem de suas casas deixando seus filhos, esposo para se dedicar a um trabalho de muitos anos para serem tratados nem sei como, pois nem os animais devemos tratar com crueldade. E as crianças? vocês acham que eles não sentem? E as famílias que confiam nos professores para irem a luta e sabem que seus filhos estão em boas mãos.

  39. Maria de Jesus disse:

    Nós professores contratados estamos de LUTO por tamanha humilhação com a nossa classe desvalorizada pelos que se acham grandes e somos tratados como objetos descartáveis, pior ainda que os objetos descartáveis são jogados no lixo porque não servem mais e nós servimos muito bem o crescimento da educação de Petrolina.
    Meus pêsames ao Sr. Prefeito e equipe da SEDUC hoje vocês estão matando uma grande parte de professores que serviram de destaque para vocês e hoje estão desesperados.
    Pensem que a educação se faz pelo professor, aluno e família é um elo, em meio a tudo isso podem parar de blá, blá, blá que estamos todos juntos, professores, familiares de professores, alunos, pais de alunos, amigos no mesmo barco unidos. ADEUS CORONEL HEITOR LEITE, sua candidatura como qualquer outro do partido do Prefeito Julio Lossio nem começou e já acabou com essa seleção que deixou milhares de professores contratados desempregados com a mão na frente e outra atrás.

  40. Maria de Jesus disse:

    OLHA O GOLPE AI COMPANHEIROS.
    NÃO QUEREMOS SÓ SALÁRIO DO MÊS DE JULHO NÃO QUEREMOS CONTINUAR TRABALHANDO COM DIGNIDADE E RESPEITO.
    ESSE QUADRO PODE SER REVERTIDO, TEMOS MUITOS ANOS DE TRABALHO E SE ESTAMOS ESSES ANOS TODOS É PORQUE TEMOS COMPETÊNCIA E O RESULTADO ESTÁ AI PARA COMPROVAR.
    PARA QUEM NÃO SABE OS CONTRATADOS SÃO CHAMADOS DE COITADOS, ELES HUMILHAM E TEMOS QUE FICAR CALADOS VAI FALAR ALGUMA COISA QUE SOMOS AMEAÇADOS.
    AGORA CORRER PARA TRABALHAR OS ALUNOS NOS ESPERAM ELES SÃO VÍTIMAS TANTO QUANTO NÓS DESSA FALTA DE RESPEITO.
    QUEREMOS NOSSO CONTRATO ATÉ FINAL DO ANO, ISSO É O MÍNIMO QUE VOCÊS PODEM FAZER.

  41. Laura disse:

    Mas EM 2012 foram fazer campanha pra ele né? administração que nao investe na cidade, nao atrai investimento nem público, nem privado, que nao investe em qualidade de vida, transporte etc…….. FRACO DEMAIS.

  42. professora disse:

    Eu estou indignado com o que a prefeitura está fazendo com os professores contratados que tanto contribuir para educação de Petrolina.
    Cadê os vereadores não estam vendo na disso? Ele foram eleitos pelo povo mas não trabalha para eles e triste o nosso legislativo!!!

  43. João Vitor disse:

    A prefeitura municipal de Petrolina está sem noção do que está fazendo com os professores da rede pois é muita arrogância por parte do prefeito fazer uma seleção ao invés de chamar os professores classificados no concurso de professor alfabetizador. É meio de arrecadar dinheiro, para investir numa política corrupta.

  44. João Vitor disse:

    Senhor Carlos Britto já dar para perceber a revolta dos professores municipais em relação ao concurso público para professor alfabetizador. Há uma insatisfação por nossa classe porque estamos sendo prejudicados, e cansamos de sofrer. O prefeito deveria reconhecer o nosso trabalho mas infelizmente, só sabe derrubar. Mas, estamos próximo as eleições e queremos deixar o recado: somos profissionais que atuam com muita sabedoria, e iremos usa-lá na hora de votar, lembrando de tudo o que está nos acontecendo.
    Será que somente o prefeito está correto e toda classe de professores toda errada?
    Estamos errados por buscar os nossos direitos?
    Não estamos contra a prefeitura, estamos a favor dos nossos direitos.

  45. Júnior disse:

    Sou pai de uma criança especial que está matriculada na rede municipal de ensino e que o meu filhinho levou alguns meses para se acostumar coma nova professora, ele agora ama a mesma e está avançando muito;pois eu e minha esposa notamos o empenho e dedicação que essa professora contratada vem desenvolvendo com o nosso filho,sem contar que ela consegue trabalhar perfeitamente com o nosso filho e com os demais alunos ao mesmo tempo.Nós da comunidade do Jardim São Paulo estamos apreensivos e sofrendo junto com essa professora que tenta disfarçar a sua tristeza ao saber que vai se separar dos seus alunos e principalmente do meu filho que como ela fala, ele é especial duas vezes.SEDUC DESUMANA, me responda,se vocês pensaram nesse público especial que vivem de rotinas para avançar.O meu filho nunca teve uma professora tão capacitada e tão apaixonada pela profissão como essa professora.Eu e minha esposa vamos trabalhar tranquilos por saber que deixamos o nosso filho nas mãos de quem realmente faz a diferença na educação.Digo isso porque eu também sou da educação estadual e já fui também professor contratado e eu nunca vi tanto amor nos olhos de um professor como vejo nos olhos dessa professora. JARDIM SÃO PAULO TAMBÉM EM LUTO! FORA LÓSSIO!

  46. Cris disse:

    Não sei falar bonito que não sou professora mais tinha que vim aqui deixar a minha indiguinação e tristeza com o que esse povinho ta fazendo com o professor contratado. Tem mais de treis anos que meus filho é alunos da mesma pro e agora que é o ultimo ano deles na escola vai perder a nossa prozinha. todos nós vai precisar de tratamento os filhos e os pais, essa pro é mais que uma pro, meus filhos e eu e as maes dos outros alunos ja tem ela como parte da nossa familia. Treis anos nao é tres mes, estamos triste todos nós e ela tambem é que ela não quer falar pra nós. Meus filhos não fala em outra coisa e fica rezano e pedino a todo mundo que reze para a pro deles não sai. Espero que deus escuta o nosso pedido e dexe ela la. Ela ja tem a cara do cacheado.

  47. Reginaldo disse:

    Convido a todos os professores contratados que votaram nesse sarcástico do prefeito Júlio Lóssio, assim como eu também votei e me arrependi para a gente unir força, juntamente com os nossos vizinhos, amigos, parentes e comunidade para votarmos na próxima eleição contra qualquer candidato lançado pelo atual prefeito e também contra os seu vereadores porque nenhum deles fizeram nada para evitar essa humilhação que a Secretaria Municipal de Educação está fazendo com todos nós. Se unidos, somos muitos e se multiplicarmos as nossas opiniões conseguiremos tirar do poder essas pessoas que muitas vezes eu acho que não tem nem família, nem amor próprio, nem amor ao próximo. Essas pessoas nem acreditam na existência de Deus porque se acreditassem não fariam tanto o mal. Deus deu o poder a eles para eles fazerem o bem e eles apenas sabem fazer o mal e ainda ficam nos pedindo que fiquemos calados. Lóssio afirma que vai eleger o sucessor dele, se depois dessa merda ele consegui, pode saber que temos que acreditar o diabo existe, que está governando e que também tem os seus seguidores: Lindamária Amorim, Gilmara Lacerda, Cláudia Rogéria, Fabielena, Adeli e todo o restante da cúpula, da corja da Secretaria Municipal de Educação. Bestas do Apocalipse.

  48. Carla disse:

    Os cargos comissionados da SEDUC falam: Heitor Leite, eu conheço eu aprovo! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Todos com medo de perderem os seus carguinhos, um bucado de preguiçosos, incompetentes, vão trabalhar. Essa gestão só valorizou os puxa sacos de plantão. Todos os professores contratados trabalhando tristes, desmotivados e humilhados, afilhados do capeta. O mundo é redondo e vocês hão de cair, só estão ocupando os cargos que ocupam hoje porque abajulam os superiores, como não têm inteligência, tem que puxar saco mesmo. Pense numa secretaria fraca, sem imagem, sem postura, sem inteligência.
    HEITOLEITE EU CONHEÇO, EU REPROVO.
    HEITOLEITE EU CONHEÇO, EU REPROVO
    CAMPANHA: HEITOLEITE, EU CONHEÇO EU REPROVO.

  49. Carla disse:

    Uma vergonha o que está acontecendo!!!! Gente vamos nos unir!!! Políticos, emissoras de rádio e TV nos ajudem!!!!! Petrolina é terra sem LEI infelizmente, pois o que vemos é todo mundo de braços cruzados deixando esse prefeito deitar e rolar!!!!!

  50. maria disse:

    Que vergonha para Petrolina! Uma educação com ótimos resultados nas avaliações externas e excelente desempenho no IDEB. Pena que o preço por traz de tudo isso é caríssimo! E quem paga essa alta conta são os descartáveis professores, pobres coitados desta cidade, que precisam se posicionar como cidadãos de direitos que são e lutar contra os desmandos impostos por esses políticos que aí estão. Será que não veem a burrada que fizeram? Acham que depois de tanta humilhação, perseguição e abuso de poder contra estes profissionais que foram tratados na “chibata” com avaliações invasivas, uma vigilância constrangedora e tratamento desumano, tirando do professor o seu pode de opinião ? Um secretário que faz juiz ao nome (Coronel! Como é chamado) e que é tratado como um deus e ainda quer ser candidato nas eleições? Faz-me rir! Sinceramente não entendo como o prefeito escolheu uma pessoa como ele para esse cargo: Não é da área de Humanas, veio de um contexto diferente que é o militar, sem referência ou experiência de gestão pública , enfim não dá para entender. É por isso que apesar dos bons resultados, os professores tem sido tão mal tratados! Sem falar do ineditismo e da inacreditável seleção realizada logo após um concurso! É realmente para ir para o livro dos RECORDES!

  51. Geraldo disse:

    Acredito que tenha que vir uma notícia boa para nós contratados pois ultimamente é derrota, só notícias ruins. Sabemos que trabalhamos humilhados, vigiados, ameaçados, maltratados e doentes, mas pelo menos trabalhávamos. O Coronel secretário de educação que não gosta de ser intitulado de secretário, ele corrige a maioria que chama ele assim, ele quer ser chamado de coronel e se ele for prefeito vai querer que batam continência
    Aprovo a campanha: Heitor Leite, eu também conheço e eu também reprovo! Carlos Britto, se puder de alguma maneira nos ajude, como vamos pagar as nossas contas???????????

  52. Eliane disse:

    rsrsrsrsrss…. Morrendo de rir até 2050, rsrsrsrsrrsrsrrs….
    Heitoleite eu conheço eu reprovo!
    Heitoleite eu conheço eu reprovo!
    Vamos gente, divulguem e compartilhem Heitoleite eu conheço e eu reprovo!
    Júlio Lóssio tem uma qualidade que eu admiro, paga em dias não atrasa ma infelizmente ele só paga o que quer Homi nos pague o recesso já que vamos ficar desempregadas!
    Mim pague por favor.Eu trabalhei o semestre todinho e não vou ter direito a receber o recesso?? Paga Lóssio pra ver se pelo menos você consegue eleger algum vereador, por que seu candidato a prefeito não vai ganhar e se for o CORONEL, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… a peia vai ser feia!!!

  53. Ednilson disse:

    Meus Deus, no ajude, já que a lei de Lóssio não nos ajuda, que a Lei Divina nos chegue!
    Depois de quase 6 anos sofrendo nas mãos dessa secretaria de educação, ficarei desempregada, sem nenhum direito e como se não bastasse, ficarei também sem o pagamento de recesso? Meu Deus entre nesses corações de pedra que não conhecem a tua palavra e nem tão pouco de respeitam, que eles possam pagar todas essas maldades aqui nesse mundo, pois está na vossa santa palavra, que os humilhados serão exaltados e os exaltados serão humilhados, está na hora do Senhor mostrar a sua piedade para conosco sofredores e pesar a vossa mão sobre a vida dessas pessoas que não vivem as suas palavras. Eu nunca acreditei na lei dos homens, mas na vossa lei eu acredito e espero e sei que ela vai chegar. Funcionários da Secretaria de Educação, se preparem a justiça de Deus pode até demorar, mas ela sempre chega. Aguardem pois haverá muito choro e ranger de dentes. Hoje é dia do Corpo e sangue de Cristo, e é nas mãos desse meu Deus que tanto ama os pobres e oprimidos e odeia pessoas assim como todos vocês, que eu me entrego e entrego todos os meus colegas contratados e digo aos meus colegas: Deus está conosco e não com esse povo que só sabem mandar, humilhar e oprimir. Amém!

  54. Mariana disse:

    eu e meus coloquinhas estamos muito triste porque já fiquemos sabendo que nossa professora vai sai, acho que eu e meus colequinhas vai adoecer, eu não to nem dormindo mais direito, minha mae perquntou a minha professora que dia sai o rezultado e ela dize que vai sair terça feira, to rezando para ela passar e continuar com nós que ela é muito boa, linda é a melhor professora do mundo nós ama ela do fundo do nosso coração, ela é como se fosse uma mãe para nós. Ti amo muito e meus colequinhas tambem.

  55. joaninha disse:

    Escutem todos os leitores assíduos desse veículo de comunicação que com uma prestação de serviços incrível nos assiste em nossos direitos tão sufocados nos últimos anos por essa gestão que aí se encontra. Por favor, caro Carlos Brito, sabendo da sua forte influência na sociedade petrolinense, quiçá da região do Vale do São Francisco viemos através desta denunciar o abuso que sofremos diariamente por parte dos nossos superiores, o secretário e sua “prestigiada” equipe que se acham acima do bem e do mal e por isso se acham no direito de nos humilhar, usar e subestimar a nossa inteligência e capacidade de raciocínio diante das atrocidades que cometem na nossa educação: somos vigiados sem pudor, não temos liberdade de expressão, incitam uma rivalidade entre as escolas com competições e promessas de gratificações em busca de números cada vez maiores para enaltecê-los, sem promover sequer condições dignas de trabalho ao professor e pior com contratos de trabalho abusivos que fogem da proposta dos editais das seleções realizadas que seriam de 1 a 2 anos , quando na realidade assinamos a cada ano um documento que vai de fevereiro a dezembro, para não pagarem janeiro e outros direitos que sabemos que temos. É um absurdo o que fazem! Sem falar na quantidade e qualidade da merenda escolar, chega a causar indignação! Muitos alunos carentes permanecem na escola por conta da merenda, podem acreditar! Mas coitados, é triste ver o olhar de decepção ao pegar o lanche e procurar por ele no copo e quase não vê-lo por ser tão pouco! Onde está o dinheiro da merenda escolar? E dos materiais escolares? Vale ressaltar também as curiosas e inusitadas visitas desses “poderosos” nas escolas. Deveria ser registado, tamanha é a arrogância e prepotência quando chegam, só falta exigir que batamos continência para eles. Quando avisam com antecedência causam ansiedade e preocupação nos gestores, penso até que nem dormem pela expectativa do “grande dia”. Ou pior, se não avisam é um grande corre-corre, como se estivdéssemos cometendo algo muito errado! É uma bizarrice! Seria engraçado se não fosse cómico! Agradeço o espaço para relatar um desabafo preso na garganta a alguns anos. Espero sinceramente que esse triste quadro tenha um fim. É o meu desejo. E que Deus nos abençoe!

    1. Esperando a convocação disse:

      Olha, eu vou te falar, se acham que eu vou me prestar a esse papel ridículo de endeusar secretária da educação se enganaram, meu papel é educar e demais atribuições do cargo de professor alfabetizador, papel esse que sempre cumpri muito bem graças a Deus, pq faço por amor, mas não estarei lá para ser puxa saco dessa secretária que parece a noiva cadáver, vara de espeto de bambu.
      Entendo que vc´s estão tristes e chateadas pq vão ficar sem seus empregos, por isso deveriam correr atrás de seus direitos e não resumir isso a um blog, vão no MP, na pqp mas engrossem o caldo, joguem a merda no ventilador.
      Lamentável fazer as crianças passarem por isso, pura irresponsabilidade, tbm não me sinto confortável em assumir uma turma a essa altura do campeonato, ter que o tempo toda ser cobrada e comparada a outra que saiu, além de ter que aprender o sistema, que pelo que soube é diferente de onde estava acostumada. Cidade que educa??? #SqN

  56. Elisângela disse:

    Parabéns, Joaninha!!! Falou e disse!!! A minha coordenadora passou mal quando adentraram na escola: as deselegantes opressoras da educação: Gilmara Lacerda, Lindamária Amorim e Cláudia Rogéria, rapaz pensem num trio que pode dá aula de humilhação. Elas uma vez convocaram uma colega minha, para uma reunião, por a mesma ter dado uma entrevista, falando de erros relacionados a essas formações mascaradas dos sábados, ela me disse que conseguiu gravar parte da conversa com elas, pois já sabia que ia ser humilhada e deixou o celular propositalmente na mesa… Eu ouvir e pude constatar a veracidade dos fatos, tem uma parte que a Dona Lindamária , zomba da professora quando ela diz que a educação começa de baixo. Lindamária discorda, claro pois para ela a educação começa é de cima mesmo, levando em consideração o salário, claro. Dona Gilmara elogiou inteligência de minha colega e disse a ela que ela poderia está fazendo história na educação de outra maneira e não sendo chamada lá. Carlos Britto, é assim que tratam a gente contratado quando a gente abre a boca, elas procuram logo um meio de nos calar. Eu pedi a minha colega para não apagar nunca essa gravação; pois no futuro ela poderá precisar. E esse acontecimento não foi agora, não é de hoje que somos perseguidas.

  57. João Vitor disse:

    Professor temporário: lute pelos seus direitos
    Em muitos lugares do Brasil existe uma grande discriminação entre os professores das Redes Públicas de Ensino. Existem aqueles foram efetivados e possuem assegurados os seus direitos e existem os que, ano após ano, são simplesmente contratados pelo prazo do ano letivo para fazer a mesma função dos efetivos, sem se beneficiar dos mesmos direitos.

    POR QUE ISSO ACONTECE?

    Trata-se de uma questão econômica: é muito mais barato para a Administração Municipal contratar um professor por um prazo determinado limitado ao ano letivo, sem o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social e sem o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do que manter regularmente um professor efetivo na função, que recebe salário no período das férias escolares. Além disso, os professores efetivos têm um plano de carreira, incorporam gratificações de tempo de serviço e evolução funcional aos salários e possuem todos os direitos trabalhistas de um servidor estatutário, enquanto os professores contratados recebem apenas as horas trabalhadas no período de seu contrato. A diferença inicial é de 30% só no salário.

    COMO FUNCIONA?

    A pessoa estuda a vida inteira, se esforça para entrar e se manter numa faculdade para então se formar professor. Em seguida o professor paga uma taxa de inscrição, presta um concurso público e consegue ser aprovado. Mas, em vez de ser efetivado lhe é oferecido um contrato de trabalho com os mesmos deveres e obrigações do professor efetivo, porém com um salário menor e sem os mesmos direitos.Ano após ano o professor segue sua sina: participa da atribuição, faz exames médicos e de laboratório e assina seu contrato, sempre depois do início do ano letivo, geralmente no mês de março, para cumprir um ano letivo inteiro e ser dispensado em dezembro. Como presente de boas festas a prefeitura corta metade do salário de dezembro, que é proporcional aos dias letivos do mês, e o professor deixa de existir, até que assine um novo contrato no ano seguinte.Pela necessidade de trabalho e na esperança da efetivação o professor permanece nessa vida até que se canse e consiga um trabalho melhor ou mais aulas na Rede Estadual.

    EXISTE SAÍDA?

    A contratação temporária no serviço público foi uma situação criada em 1998 com uma Emenda Constitucional aprovada no Congresso Nacional. Até então, para ingresso em qualquer função no serviço púbico tinha que ter um concurso. Em São José dos Campos, por exemplo, a contratação de professores em prazo determinado segue uma Lei Complementar Municipal que se baseia na brecha aberta pela Emenda Constitucional. A Emenda e a Lei Complementar não especificam a forma como devem ser feitas as contratações temporárias. Outras prefeituras contratam dentro das regras da Consolidação das Leis Trabalhistas e o Estado de São Paulo contrata com as mesmas condições do servidor estatutário. No Vale do Paraíba somente São José dos Campos discrimina os professores dessa forma. Os professores contratados da Rede Estadual, até 2007, possuíam os mesmos direitos trabalhistas que os efetivos e incorporam seu tempo de serviço na condição de contratados aos seus vencimentos, enquanto que os professores contratados da rede municipal recebem salários menores e não possuem os mesmos direitos que efetivos. Logo que foi aprovada a Emenda, diversos partidos políticos entraram com ações na justiça contra a matéria e após muitos anos de tramitação do processo o Supremo Tribunal Federal suspendeu o efeito da Emenda Constitucional e determinou que os novos contratos de trabalho não podem ser feitos nesse sistema.Como se trata de uma decisão que não cabe recurso a administração pública que a descumprir pode até ser punida, o que quer dizer que se a prefeitura de São José dos Campos não regularizar a situação efetivando os professores concursados o prefeito pode até perder o seu cargo.

    E OS MEUS DIREITOS?

    Todo professor contratado tem o direito ao registro do seu contrato em carteira de trabalho e ao recolhimento do seu fundo de garantia (FGTS). Como a prefeitura de São José dos Campos deixou de assinar as carteiras e recolher o fundo de garantia por volta do ano de 2003, todo o professor contratado tem direito a receber o FGTS referente ao período de seu contrato, acrescido de uma multa por não ter sido depositado na data correta. No entanto, esse direito deve ser exigido na justiça, já que a prefeitura não demonstra nenhum respeito pela situação dos professores e não tem interesse em pagar essa dívida.

    O QUE FAZER ENTÃO?

    Inicialmente, você professor contratado deve saber que a sua contratação segue rigorosamente a lista de classificação do último concurso público e posteriormente, esgotados os classificados, a lista de classificação por tempo de serviço na rede municipal. Portanto, jamais se sinta intimidado pelos argumentos de alguns elementos da equipe de liderança de sua escola de que esse tipo de manifestação pode prejudicar o seu próximo contrato.Em seguida, você deve montar o seu dossiê.

    1) Requeira, se necessário por escrito, cópias de seus contratos de trabalho na prefeitura, secretaria ou escola em que você trabalha, referentes ao período em que você trabalhou (eles são obrigados a lhe fornecer isso);

    2) Requeira por escrito a cópias das folhas de registro de ponto, no mesmo orgão, referentes aos períodos e escolas em que você trabalhou (eles também são obrigados e lhe fornecer);

    3) Tire cópias de seus contracheques, crachá e documentos pessoais;

    4) Procure a Caixa Econômica Federal e retire um extrato simplificado do recolhimento de seu fundo de garantia relativo ao período em que você tem vínculo com a prefeitura. Provavelmente, se você nunca trabalhou na iniciativa privada, você não estará cadastrado. Caso esteja cadastrado, o depositante não será a Prefeitura. Isso serve para provar que o seu fundo de garantia não está sendo recolhido;

    5) Requeira por escrito as cópias dos atestados e declarações médicas que justificaram suas ausências no período. Na guia de licença médica o enquadramento funcional dos contratados é CLT, o que serve de argumento para reforçar a ação;

    6) Requeira por escrito a grade de aulas de cada escola em que você trabalhou. De acordo com a CLT, as “janelas” existentes na grade de aula devem ser pagas como aulas dadas, justamente para impedir esse abuso contra o professor;

    7) Procure um advogado para ingressar com ação judicial contra o orgão a que você está vinculado. Ele terá mais informações e poderá solicitar outros documentos. O sindicado dos servidores pode indicar um advogado.

    Lembre-se que mesmo que você não tenha a intenção de entrar na justiça hoje, se um dia você mudar de idéia esses documentos farão a diferença. Pela legislação brasileira o período da causa é limitado a cinco anos antes da data do início da ação na justiça, o que quer dizer que quanto mais você demorar, mais dinheiro irá perder.

  58. Marcos disse:

    Valei João Vitor! O resultado saiu eu não fui aprovada, nem eu e mais quase mil contratados ficaremos desempregados. Inclusive Carlos Britto, te sugiro, que por favor, olha lá no site da FACAPE, o resultado e confirme com seus próprios olhos a quantidade de quantos pais e mães de famílias ficarão desempregados em 30/06. Ou melhor o quantos o afastado Senhor Secretário Coronel Leite, a atual secretária Gilmara Lacerda, que era debaixo do suvaco de FBC e agora está abajulando o atual prefeito, por que ela é do lado de quem está ganhando e o próprio Lóssio. Esse trio se juntou para nos deixar desempregados. João Vitor, por que será que ninguém quer ajudar a gente, nem rede sociais, nem MP, ninguém… Será que esse homem fez foi o pacto com o diabo e seus discípulos também. Tão coisa errada errada esse homem fez e vai consegui terminar o seu mandado? Cidade sem lei!!! Lei de LÓSSIO!

  59. João Vitor disse:

    A prefeitura municipal de Petrolina por meio de enrolar as pessoas, colocou o resultado da seleção para professores dia 31/05/2016. Segundo, algumas professoras que conheço, elas disseram que a gestora da escola dela disse que a seleção chamaria todos os classificados ou seja, vagas além das oferecidas. Já no concurso, não pode chamar. Mas porque isto acontece?
    Outra situação, disse que quem não se classificou, ainda tem chances de entrar, como pode isso acontecer, se no edital estava bem claro que só entraria que fizesse

  60. Fátima disse:

    Essa seleção foi uma enrolada ,como um gabarito sai modificado a noite e no dia seguinte sai a relação dos aprovados que com esse resultado prejudicou muitas pessoas que tinha uma pontuação depois ficou com outra misericórdia só a Facape que tem isso….. mas os contratados já começou a dar a resposta…cadê a festa que teria hoje kkkkk sem contratados as coisas pra vcs ficam mais difíceis…quem se prejudicou com o resultado vamos atrás dos nossos direitos…

  61. João Vitor disse:

    Pessoal, vamos se reunir e fazer grande manifestação em frente a câmara municipal de Petrolina. Convoco toda sociedade a estar lá nesse movimento, iremos abalar Petrolina.

  62. João Vitor disse:

    A facape é uma instituição fraca para concurso, sem credibilidade das pessoas porque todo concurso deixa o que falar. Aceita diplomas nas provas de títulos de pessoas que ainda vai terminar o curso em dezembro, isto é uma verdade pura e muitas pessoas sabem e se calam, mas está havendo uma investigação nas instituições que não são ou não estão irregulares em Pernambuco, tenho certeza que chegará em Petrolina e descobrirá toda verdade. Não se preocupe não, denúncias estam sendo feitas e a bíblia diz: não há nada em oculto que não haja de ser revelado.

    1. joaovitor disse:

      Concertando: instituições que estão irregulares em Petrolina.

  63. josianebonfim disse:

    Justiça obriga prefeitura municipal de Petrolina realizar concurso público para professor do ensino fundamental-séries inicias(1° ao 5° ano), aí, o prefeito Júlio Lossio cria o cargo de professor alfabetizador abrangendo as séries (1° ao 3° ano) para efetivar 200 pessoas e podê dizer que fez concurso, e podê fazer ao mesmo tempo um processo seletivo para contratar professores temporários. Cara de pau, diz que a seleção é de caráter excepcional, onde de 2 em 2 anos vem fazendo seleção para contrato temporário e não concurso para efetivar, que é o que tem na lei, na constituição federal de 88.
    A cidade de Petrolina vive de contratar professores, são poucos os efetivos de sala de aula.

  64. josianebonfim disse:

    O QUE ACONTECE: ESTE CONCURSO DE PROFESSOR ALFABETIZADOR (1° ao 3° ano) NA VERDADE, ERA PRA SER PARA SÉRIES INICIAIS (1° ao 5° ano), O QUE EXISTIRIA MAIS VAGAS ATÉ PORQUE TODAS AS PESSOAS QUE FIZERAM O CONCURSO PARA PROFESSOR ALFABETIZADOR, TRABALHAM NA ÁREA ATUALMENTE.

  65. joaovitor disse:

    Você tem toda razão Josiane Bonfim, esse prefeito deixou os professores revoltados e com certeza quem ele indicar, não ganhará pois, os professores são fortes influenciadores na sociedade.

  66. Carla disse:

    Sim, amigo Carlos Britto, será que teria como o senhor convocar a atual secretária de educação que com certeza já é phd em mentiras e humilhações na maior cara de pau, se fazendo de bondosa com aquela voz mansa, fazendo as piores atrocidades contra nós contratados, chame-a para responder realmente esse questionamento que surgiram em torno desse concurso e processo seletivo: O por quê deles não pagarem o nosso recesso, já que o recesso é como se fosse nossas férias??? E o que acontecerá com nós professores contratados que fomos classificados e não fomos aprovados??? Ficaremos desempregados??? São esses os verdadeiros questionamentos!!! Ajude-nos a saber do nosso futuro que esse povo desumano da secretaria de educação só nos dia que se a gente não passou é porque não somos bons!! Mas como fazer uma boa prova com o nosso psicológico aguçado, sofrido e traumatizado com toda humilhação que nós viemos sofrendo desde que iniciou o ano letivo de 2016??? Ajude-nos por favor a pelo menos obtermos respostas para os nossos reias questionamentos!!! Será que eles são tão jumentos, que ninguém da corja deles não perceberam que trucidando a gente eles iriam sofrer o retorno no campo político? é muita gente revoltada com a situação!!!

  67. Eduardo disse:

    Amigo,Carlos Britto, concordo com Carla!Por que você q é uma pessoa instruída não nos ajuda a mostrar para sociedade petrolinenses como a prefeitura municipal de Petrolina, na representação da Secretaria de Educação tratam os professores contratados?Minha esposa é contratada e minha filha estuda em escol municipal e eu venho acompanhando com minha esposa todo o sofrimento q ela vem passando desde o início desse processo humilhatório, sem contar q sofro com e por minha filha q todo dia me pede ajuda para encontrar um meio de deixar a professora dela na escola. Minha filha está sofrendo pois a professora já disse a ela q está classificada mas q ficou bem colocada mas não ficou dentro das vagas. Ela é apenas uma criança e não consegue entender porque ele vai perder a professora q ela tanto ama. Carlos Britto, eu te peço como pai,q me ajude,traga alguém da insana Seduc,que está fazendo isso com a cabecinha de tantas crianças q amam os seus professores.Ainda, a atual secretária postou uma nota dizendo q esse foi o meio encontrado de valorizar os profissionais da educação…Isso é pura ironia, desde quando deixar várias pessoas desempregadas e várias crianças traumatizadas tem haver com valorização.Por favor me ajude em nome da sua seriedade q eu sei q é muita.

  68. Anônimo disse:

    Prefeitura municipal de Petrolina porque não responde os questionamentos dos professores? Por que não responde ao ministério público sobre suas irregularidades? Aguarde a ação do ministério público de Petrolina e verás o que acontecerá na justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários