A 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) teve início na noite de ontem (25) com representação expressiva de empresários e entidades do segmento, além de lideranças políticas, no Centro de Convenções de Petrolina. Acompanhado de deputados federais e estaduais, secretários do município, representantes das instituições parceiras e dos apoiadores do evento, o prefeito Julio Lossio abriu oficialmente o evento.
O deputado federal Guilherme Coelho elogiou a força que a Fenagri tem no Vale e falou sobre a previsão de investimentos para a cidade. “Pernambuco hoje, pode-se dizer, tem quatro ministros de estado em pastas muito importantes como da Educação, Defesa, Minas e Energia e o Ministério das Cidades. Isso nos responsabiliza a fazermos ações que, cada vez mais, tragam investimentos para nossa região, mais recursos e mais desenvolvimento”, disse.
Representando o Governo Federal, o secretário nacional de Irrigação, José Rodrigues Dória, lembrou que participa de vários eventos pelo país, mas que ficou surpreso com o potencial da Feira e da cidade para o quesito agronegócio e agricultura familiar. “Existe um estudo, que estamos terminando de avaliar, que afirma que, daqui a 15 anos, 50% dos alimentos do mundo sairão do Brasil”, adiantou o secretário, prevendo Petrolina como uma das cidades que podem se beneficiar com essa projeção.
Já Simone de Pinho, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, falou do tempo atual da cidade. “A região tem uma vocação para a agricultura que se destaca em todos os lugares. E a Caixa não poderia ficar de fora disso, como entidade promotora de crédito e de desenvolvimento”, salientou.
Também estiveram na abertura oficial da Feira o deputado federal, Adalberto Cavalcanti, o deputado estadual Lucas Ramos, a prefeita de Afrânio Lúcia Mariano, o vereador Ednaldo Lima, o superintendente 3ª Regional da Codevasf, Expedito Pereira Filho – além de Rafael Coelho, diretor da Fiepe; Ana Cláudia Dias, diretora do Sebrae – PE; Marcos Ticianeli, do Banco do Brasil; Jaílson Lira, da Câmara de Fruticultura; e Isália Damacena, presidente da Sintraf (Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina).
Encontro de Negócios
A Fenagri 2016 continua até sábado (28), com seminário, minicursos, Vila da Agricultura Familiar e exposições. Nesta quinta-feira (26), a partir das 16h, o Sebrae promove o Encontro de Negócios com foco na agricultura familiar. A estimativa é movimentar negócios na ordem de R$ 5 milhões. A grade segue à noite, com as exposições nos estandes do evento e visitação, das 17h às 22h. (fonte/foto: CLAS Comunicação)
Muito estranho o evento esse ano, pois foram dois anos pra organizarem o evento , onde participeis da rodada de negócios nas ultimas edições da feira e até hoje não sabemos se terá a rodada de negócios, pois não fomos informados previamente(como antes) e nem souberam informar quando procuramos saber.
OBS: Dá a entender que, devido dificuldades de vendas de frutas no mercado, os organizadores tenham resolvido proteger grupo de empresas próximos a eles.