Mais 188 mil pés de maconha foram erradicados na Operação Cânhamo II, da Polícia Federal (PF), realizada entre 25 de maio e 3 de junho em municípios do Sertão pernambucano. Na primeira fase da operação, ocorrida entre os meses de fevereiro e março, 170 mil pés haviam sido erradicados. O balanço foi apresentado hoje (7).
Ao todo, também foram destruídos 80 plantios, 241 mil mudas e 256 kg de maconha pronta para o consumo. Com a ação, 62 toneladas da droga deixaram de ser produzidas. A operação aconteceu nos municípios de Orocó, Cabrobró, Santa Maria da Bela Vista, Afrânio, Dormentes, Belém do São Francisco, Mirandiba, Ibimirim, Petrolândia, Carnaubeira da Penha, Floresta, Betânia, Manari e Ilhas do São Francisco.
Foram utilizados 40 policiais entre federais, civis, militares e do corpo de bombeiros. As equipes realizaram incursões terrestres, aéreas e fluviais.
Segundo a PF, durante o ano são feitas entre três e quatro operações de erradicação de maconha, o que faz a oferta da droga diminuir significativamente na capital pernambucana no Agreste e no Sertão. As constantes operações no Sertão não estaria dando tempo dos traficantes produzirem o material em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado à importação de maconha do Paraguai. (fonte: iG Pernambuco/foto:divulgação)