O aparecimento de plantas aquáticas no rio São Francisco, principalmente nas margens do rio em Petrolina, tem passado despercebido aos olhos das autoridades ambientais e políticas.
De acordo com o ambientalista Vitório Rodrigues, há cinco anos as plantas apareciam apenas nos meses de setembro a janeiro, quando o rio estava com menor fluxo de água. Porém, desde 2001 estas plantas passaram a aumentar demasiadamente, permanecendo o ano inteiro.
Tais plantas são encontradas em rios amazônicos e também no Pantanal. Provavelmente, foram introduzidas na região a partir do esvaziamento da água contida no lastro das embarcações que vêm destas áreas.
À primeira vista, o aparecimento da vegetação sugere uma presença positiva, mas tal planta denuncia duas situações ecologicamente graves: o Velho Chico está com um volume de água muito reduzido e a quantidade de esgoto não-tratado despejada em Petrolina e Juazeiro, que perfazem juntas cerca de 370 mil habitantes, é enorme.
Ainda segundo Vitório Rodrigues, um outro problema também pode surgir em decorrência do aumento destas plantas. Em meados de 2002, foi registrada a grande presença do caramujo, vetor da Esquistossomose, que antes não encontrava condições de sobrevivência na água corrente do rio. Mas, com a concentração das plantas, cujas raízes chegam a formar verdadeiras lagoas, formou-se um ambiente adequado para estes caramujos.
A Esquistossomose é uma doença cujo parasita – o Schistosoma mansoni – penetra via pele, sendo hoje, uma das parasitas que mais mata no Brasil e em outros países tropicais.
O controle da poluição ambiental através do uso da biomassa de plantas aquáticas como um sorvente natural de substâncias químicas ainda é pouco explorado, em especial no Brasil. Seca e preparada,
a biomassa de algumas macrófitas aquáticas retém metais pesados, óleos e outros poluentes orgânicos com custo mais baixo e maior eficiência que muitos materiais utilizados hoje.
ESSAS PLANTAS AQUATICAS É RESULTADO DA POLUIÇÃO NESSE LOCAL!!!
petrolina hoje tem 280.000 habitantes e juazeiro 230.000 juntas 510.000 habitantes.
outra coisa não é so em petrolina que o sgoto vem sendo despejado isso ja vem de pirapora-mg
as plantas são baronesas, elas se reproduzem onde a garnde concentração de esgoto, no caso a orla de petrolina, onde as pessoas teimam em tomar banho sabendo que é um dos pontos mais inadequados para banho da região devido aos coliformes fecais ( fezes)
As nossas autoridfades seja municipal, estadual ou federal parace que ainda não caiu a ficha em relação a o meio ambiente e só vão se contas quando não tivermos água pra beber e ar pra respirar , resta a sociedade como um todo se mobilizar e não só cobrar das autoridades como tambem fazer a nossa parte.
As nossas autoridfades seja municipal, estadual ou federal parace que ainda não caiu a ficha em relação a o meio ambiente e só vão se contas quando não tivermos água pra beber e ar pra respirar , resta a sociedade como um todo se mobilizar e não só cobrar das autoridades como tambem fazer a nossa parte, e voce Carlos Brito é um instrumento muito importante que através deste meio de comunicação que o seu blog trauxe a tona este problrma que aparentemente não parece de muito impotancia. vamos nos mobilizar atraves deste blog e cobrar das autoridades a solução deste grave problema. Um abraço !
1. não é originária da amazonia. existe da américa do norte ao sul.
2. é despoluidora.
3. não abriga somente caramujos.
4. já ví trabalhos de colheitas para nutrição animal.
5. cuidado. atenção: é tida como anafrodisíaca
Das 21 espécies deste vegetal aquático, conhecidos no Brasil como jacinto aquático, aguapé, baronesa, gigoga ou mururé, cinco são espécies nativas do nosso país e são encontrados em todos os estados brasileiros, sendo mais abundantes nos estados das Regiões Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte. Sendo ricos em celulose, os jacintos servem como alimento do peixe-boi e de búfalos.
O aguapé serve de abrigo natural a organismos de vários tamanhos e aspectos, servindo de habitat para uma fauna bastante rica, desde microrganismos, moluscos, insetos, peixes, anfíbios e répteis até aves. Quando largado nas águas, sem uso, o aguapé chega a prejudicar a navegabilidade dos rios, causando até problemas em reservatórios de usinas hidrelétricas em razão de sua rápida proliferação. Entretanto, quando bem aproveitada esta planta pode trazer benefícios incríveis. Uma das principais vantagens do aguapé é que ele é um filtro natural, pois apresenta a capacidade de incorporar em seus tecidos uma grande quantidade de nutrientes.
Assim, se um lago ou um reservatório estiverem poluídos, coloca-se o aguapé: suas raízes longas e finas, com uma enorme quantidade de bactérias e fungos, atuam sobre as moléculas tóxicas, quebrando sua estrutura e permitindo que a planta assimile estes componentes tóxicos. O único cuidado é vigiar de perto seu crescimento vigoroso para mantê-lo sempre sob controle. Não se aconselha, entretanto, a utilização e presença de aguapés em lagos extensos, em represas com possíveis remansos ou mesmo em tanques de dimensões maiores, pelas dificuldades de remoção e controle.
Ficha da planta:
Nomes populares: aguapé, baronesa, jacinto d´água
Nome científico: Eichornia crassipes
Origem: Américas do Norte e do Sul
Porte: até 1 metro
Floração: Verão
Clima: Quente e úmido
Luminosidade: sol pleno
na década de 60 os tanques das praças de petrolina já tinham esta espécie tal qual os tanques da praçã d. malan e da praça do centenário.
Não entendi o 370 mil!
Juazeiro tem 243.896 e Petrolina 281.851 IBGE (2009)
Somando 526 mil.
Enfim, a poluição do rio é algo bastante preocupante. Em Juazeiro não existem essas plantas aquáticas, porém é nítido o despejo de dejetos no Velho Chico.
O Projeto “Meu Rio, Minha Vida” está tentado reverte esse quadro da margem de cá.
Vou solicitar ao vereador e futuro deputado ZO para intervir nisso ai. Esse é o momento de zo, ninguem tira essa eleição dele! ninguem mesmo.
Feeling, o rio nao tem fornteiras, a merda vai pros dois lados! deixa de ser besta!
Alem do mais, nos temos a Univasf que vai acabar com a poluiçao do rio!
Feeling, o rio nao tem fronteiras, a merda vai pros dois lados! deixa de ser besta!
Alem do mais, nos temos a Univasf que vai acabar com a poluiçao do rio!
Se for arrancar, vou chamar o Greenpeace!
Mata ciliar adubada com m… da região.
Cidadãos & Pesquisadores deste Brasil
A SOLIDADRIEDADE é FUNDAMENTAL para obtermos BONS RESULTADOS – OS RESULTADOS SUSTENTÁVEIS ! ! ! ! ! ! !
Através da SOLIDARIEDADE podemos desenvolver PESQUISAS com mais OBJETIVIDADE, menor CUSTO e com maior RAPIDEZ – não se esqueçam que a situação SOCIAL deste BRASIL há muito tempo cobra por mudanças de atitudes / posturas dos Cidadãos Brasileiros, em especial os “Servidores do ESTADO”, onde incluo os Políticos, Pesquisadores e Funcionários Públicos.
Quando se descobre que o AGUAPÉ é um FANTÁTICO RECURSO NATURAL (*) precisamos preocupar com a ORGANIZAÇÃO da PRODUÇÃO BRASILEIRA do AGUAPÉ e isso sugere que devemos trabalhar para Regulamentar a Produção do AGUAPÉ e estabelecer Padrão Oficial de Qualidade – POC do AGUAPÉ & DERIVADOS (Normas de Identidade e Qualidade / Padrão Comercial) certo que facilitará a Comercialização no Mercado Interno & Internacional, como outras medidas necessárias para iniciar a Implementação da Produção do AGUAPÉ no Brasil.
(*) a Equipe BR do AGUAPÉ acreditou e conseguiu dar o 1º PASSO SUTENTÁVEL – obter o RECONHECIMENTO da Importância do AGUAPÉ perante a Sociedade Brasileira.
A Equipe BR do AGUAPÉ acredita no 2º PASSO SUSTENTÁVEL: está certo que o AGUAPÉ terá fáceis Aplicações Imediatas, sem maiores DIFICULDADES – o AGUAPÉ pode ser utilizado na ADUBAÇÃO dos SOLOS AGRÍCOLAS promovendo AVANÇO FANTÁSTICO na Agropecuária ORGÂNICA (SAÚDE para a Sociedade Brasileira) e como um Importante Ingrediente para Ração Animal, capaz de FREAR a MOCULTURA da SOJA.
NOTA: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.
Existem algumas DIFICULDADES para MUITOS, mas com a UNIÃO (Soma de Esforços) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, Pesquisadores e Funcionários Públicos, conseguiremos mais rapidamente as SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS para todos os Interessados pelo AGUAPÉ, certo que poderemos BENEFICIAR MELHOR os Cidadãos Brasileiros de Norte a Sul deste BRASIL CONTINENTAL.
Depois desse 2º PASSO SUSTENTÁVEL a Equipe BR do AGUAPÉ acredita que surgirá um LEQUE FANTÁSTICO de necessidades imediatas de Milhares de Pesquisas, mas só obteremos RESULTADOS SUSTENTÁVEIS (OBJETIVIDADE, menor CUSTO e maior RAPIDEZ) se for preservado o ESPÍRITO de SOLIDARIEDADE & UNIÃO.
Dê um BASTA ao Corporativismo “Burro” – NÃO é SUSTENTÁVEL ! ! ! ! ! ! !
NOTA 01: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS.
NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.
TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – caso o MUNDO não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”
ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.
Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,
MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR
Carlos,
Boa noite.
Gostaria que me enviasse as fontes referentes à utilização das Baronesas como ração animal.
Obrigado.
Leonardo Beltrão
Maceió-AL
82.9979-2720