A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai fechar o cerco aos motoristas que insistirem na perigosa mistura de álcool e direção durante os festejos juninos em Petrolina. O inspetor da PRF, Paulo Lima, é quem faz o alerta aos condutores e lembra que, este ano, as fiscalizações serão intensificadas nas proximidades do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, onde acontecerão os shows.
Segundo o inspetor, o acesso ao pátio sempre foi alvo de preocupação das autoridades de trânsito. Por isso, este ano, a BR-407 (na entrada da cidade) terá sentido único no horário de maior movimentação para evitar os transtornos.
“A nossa grande dificuldade sempre foi o acesso ao pátio de eventos. Mas, este ano vamos aprimorar a fiscalização e vamos ter um controle das 22h até uma hora da manhã. Os veículos que estão circulando de Afrânio para Petrolina terão um desvio para que não impactem no deslocamento de quem está indo para o pátio de eventos. Durante os festejos o acesso na BR-407 será único – no sentido Petrolina/Afrânio. Após uma hora da manhã o fluxo voltará ao normal” , disse.
Álcool e direção
O representante da PRF também explica que a polícia vai agir de forma mais rígida durante as festividades e que os condutores que insistirem em dirigir sob influência de álcool poderão responder pelo ato.
“Vamos intensificar as fiscalizações porque vínhamos registrando mais acidentes após o fim da festa. A ingestão de bebida alcoólica pode gerar tanto uma autuação de trânsito como um crime previsto no artigo 306 no código de trânsito”, disse Lima.
Sem saída
O inspetor também faz um alerta aos motoristas que planejam ‘escapar’ das fiscalizações. Segundo Lima, o trabalho conjunto entre as autoridades de trânsito da cidade já foi definido, a fim de cobrir todas as possíveis rotas de fuga.
“Aquele usuário que acha que vai desviar de uma abordagem da PRF, com certeza vai se deparar com uma abordagem da Polícia Militar ou da AMMPLA. Pedimos que as pessoas utilizem seu veículo com segurança. Escolham o motorista da vez, porque a maioria dos acidentes neste período tem a presença de álcool. Trabalhamos para garantir a segurança de todas as pessoas. Não fazemos campanha contra o álcool, mas sim contra o álcool e direção. Pedimos que as pessoas tenham esta consciência” , finalizou.
A ‘Operação São João’ teve início na última sexta-feira (10) e prosseguirá até o próximo dia 26 de junho. Em Petrolina, o efetivo da PRF conta com 35 homens que receberão reforço de outros policiais do Estado do Piauí. Segundo a PRF, o reforço é para garantir mais fiscalização itinerante.