Em nota, Facape afirma que reajuste das mensalidades foi aprovado por entidade que tem representação dos estudantes

por Carlos Britto // 05 de julho de 2016 às 08:50

Facape AscomA direção da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) se posicionou acerca da mobilização prevista pelos representantes estudantis contra o novo reajuste das mensalidades. Em nota enviada ao Blog, a Facape justifica que “o acréscimo de 10,54% sobre os valores das mensalidades estudantis foi aprovado pelo Conselho Deliberativo Autárquico (CDA), composto por representantes das categorias de professores, técnicos administrativos, discentes e sociedade civil, competindo à direção da faculdade apenas a implementação da decisão do referido conselho”, ressaltou a direção.

A Facape explicou ainda que, entre os índices de correção inflacionária apresentados referentes ao ano de 2015 – IPCA (10,67%), INPC (11,28%) e IGP-M (10,54%) – o CDA elegeu o menor (10,54%), que se baseia no IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

Trata-se, portanto, apenas de uma reposição inflacionária prevista para o pagamento das despesas com pessoal e manutenção do custeio operacional da faculdade, além dos investimentos rotineiros e necessários para o funcionamento da instituição. Cabe ainda esclarecer que esse acréscimo nas mensalidades é condição básica para a garantia da reposição inflacionária dos salários dos servidores em 2017”, diz a nota.

“Portanto, sob a orientação do Ministério Público estadual (MPPE), o acréscimo atende apenas às necessidades pontuais de reposição inflacionária e exigências inadiáveis de investimentos, não possuindo, pois, nenhuma conotação de reajuste de mensalidade ou de qualquer irregularidade na sua aplicabilidade”, reforça a Facape. (foto/arquivo divulgação)

Em nota, Facape afirma que reajuste das mensalidades foi aprovado por entidade que tem representação dos estudantes

  1. Aluna indignada disse:

    #reajusteNÃO

  2. Izamara disse:

    #ReajusteNão

  3. Aluno indignado disse:

    #ReajusteNão

  4. Aluna disse:

    #reajusteNão

  5. Anna Beatriz disse:

    #ReajusteNão

  6. Estudante revoltado disse:

    E essa correção inflacionaria é dada semestralmente? Pois ouve uma correção no ultimo semestre!
    Correção inflacionaria é a melhor desculpa da gestão incompetente e irresponsável para justificar seu erros de gestão e cobrar dos alunos!
    Gestores falem de suas ultimas aquisições de varias cadeiras de luxo sem a mínima necessidade!

    #NãoAoReajuste

  7. Thiago Michel disse:

    A Facape é uma faculdade privada travestida de autarquia. A Constituição permite que as autarquias cobrem taxas simbólicas para seu subsídio, e o valor cobrado atualmente está longe de ser simbólico. Onde é que um trabalhador ou filho de um trabalhador que recebe um salário mínimo consegue sobreviver e estudar nessa “autarquia”? Nunca! O estudante tem que trabalhar o dia todo para estudar a noite, pedir dinheiro emprestado aos familiares, se desfazer dos poucos bens que tem para ir atrás de um grande sonho: SE FORMAR! Em troca, oque recebemos? Ter que penar numa estrutura precária e obsoleta e ter sua mensalidade aumentada. Isso é um absurdo. O estudante não vai se calar! #REAJUSTENÃO

  8. Estudante lesado disse:

    #ReajusteNão

  9. Delusio disse:

    #ReajusteNão

  10. Marcus Vinicius disse:

    reajuste só se for pra menos. pq os servidores n se sacrificam pela instituiçao como querem q os alunos façam? Pq n reajustaar o salario absurdo de uma galera da instituiçao q suga sem piedade daqueles q sofrem p pagar sua mensalidade? ate pq ninguem pode fazer matricula inadimplente, necessitando negociar toda vez. Essa direçao é muito é usurpadora, vamos tira-los nessa eleiççao

  11. Isadora disse:

    #ReajusteNão

  12. Natália Nery disse:

    #ReajusteNão

  13. Ramon Lima disse:

    #ReajusteNão

  14. Mari disse:

    #ReajusteNao

  15. Cássia disse:

    #ReajusteNão

  16. Crítico Construtivo disse:

    Se o valor da mensalidade da FACEAPE fosse simbólico, não passava um estudante da região nos principais curso. As vagas iam para as pessoas de fora, igual a UNIVASF. Assim agradeçam o valor justo que a Instituição cobra. Estão achando ruim, vão estudante na particular de Belém do São Francisco pelo dobro do valor.

  17. Natalia disse:

    #ReajusteNão

  18. Jailton Luiz disse:

    #reajusteNão

  19. HJ disse:

    #ReajusteNão

  20. Aluno 3 disse:

    #ReajusteNão

    1. Thaila disse:

      #ReajusteNão.

  21. Aluna insatisfeita disse:

    Conheço alunos da Facape que trancaram o curso pela falta de recursos e fim do proupe. Agora com esse aumento quantos mais irão sair? Claro que uma vez ou outra haverá aumento na mensalidade. Mas 10%? Em um momento de crise financeira, dificuldade de achar emprego?! A instituição deveria pensar em seus alunos também.

  22. iSABELA disse:

    “A nota da autarquia ainda diz que o reajuste é “uma reposição inflacionária prevista para o pagamento das despesas com pessoal e manutenção do custeio operacional da faculdade, além dos investimentos rotineiros e necessários para o funcionamento da instituição””
    INVESTIMENTOS ROTINEIROS? Quem estuda na Facape há um bom tempo, sabe que não existe investimento e nenhuma melhoria, nenhum tipo de benefício ao alunado. Estudo na Facape há 04 anos, e só vejo a faculdade cair, seja na sua estrutura, corpo docente, etc. Consequentemente a isso, ás avaliações no que tange a faculdade estão cada dia piores. Todo ano é um reajuste, sem eira nem beira, a mensalidade lá em cima, dessa vez de uma forma absurda, pra uma faculdade que além de privada, também é publica, tornando o valor o INCOERENTE. Uma reunião realizada de MA FÉ, pelo presidente da instituição, em uma época de CRISE ECONOMICA, em um FERIADO NACIONAL. O que irá acontecer? redução no numero de alunos, tendo em vista que 40% das pessoas que EU CONHEÇO não tem 719,00 pra pagar mensalmente a faculdade, atrasos na mensalidade, e paralelo á isso, a faculdade vai continuar uma porcaria, como sempre, sem dinheiro porque vai diminuir o numero de alunos( que é o que mantém a instituição), alunos revoltados, ENADE chegando, boicote dos alunos no exame enade acontecendo novamente, facape fechando. SUGIRO: INVESTIGAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO E DO MINISTERIO PUBLICO, PORQUE NAO SE SABE O QUE SE FAZ E COM O QUE É INVESTIDO TODO O DINHEIRO DESSA INSTITUIÇÃO.

  23. Rafaela Sobreira disse:

    #ReajusteNão

  24. Vinicius disse:

    #ReajusteNão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários