Franceses visitam Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2009 às 09:21

vale-do-sao-francisco2Estreitar relações comerciais entre a França e o Vale do São Francisco, em Pernambuco. A ideia foi apresentada, ontem, durante o Pequeno Expediente, pelo deputado Geraldo Coelho (PTB). Ele repercutiu entusiasmado a visita do cônsul-geral da França ao Nordeste, Yves Lo-Pinto a Petrolina. Na ocasião, o parlamentar foi agraciado com o diploma Amigo dos Cônsules de Pernambuco.

Mais de 20 cônsules já estiveram na cidade, nos últimos anos. O efeito dessas iniciativas tem sido bastante expressivo, na medida em que a localidade desperta o interesse por empresários de outros países, a exemplo do Japão e dos Estados Unidos”, pontuou.

Durante a passagem, Yves Lo-Pinto se comprometeu em levar uma equipe de diretores da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para conhecer a região e projetos das Prefeituras locais. O grupo está disposto a viabilizar financiamentos. O cônsul apreciou, também, o maior lago artificial do mundo, conhecido como Barragem de Sobradinho, além da hidrelétrica e a Estação de Bombeamento e Irrigação.

Com muita facilidade para se comunicar, o cônsul manifestou o desejo de aprimorar os conhecimentos nas entidades que visitou. Também esteve com os prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho, e de Petrolina , Júlio Lossio”, acrescentou.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), que mantém convênio com a França na produção de vinhos; a Vinícola Garzieira, em Lagoa Grande, onde foi recebido pela prefeita Rose Garzieira; e a Vinícola Rio Sol, do empresário João Santos, integraram o roteiro. Além desses locais, o cônsul esteve na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Ipami), presidida por Augusto Coelho; na Casa da Criança; na Catedral de Petrolina; e na Fundação Nilo Coelho, onde foi recebido pela secretária-executiva Beatriz Barreto e se “surpreendeu” com a qualidade do artesanato.

“Na ocasião, o cônsul pôde ouvir a Orquestra Novos Talentos, com crianças entoando canções francesas”, observou o petebista, agradecendo, em seguida, o apoio de todos os que colaboraram na recepção do grupo francês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários