PV baiano entrega carta a Wagner

por Carlos Britto // 18 de dezembro de 2009 às 09:46

O PV baiano cumpriu a promessa. Na última quarta-feira (16), o diretório estadual do partido entregou uma carta ao governador Jacques Wagner (PT), informando-lhe sobre a disposição dos Verdes em lançar candidatura própria ao Governo do Estado, em 2010.

Recentemente, o presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes, já tinha declarado ao Blog sobre a decisão, tomada após cinco encontros regionais do PV realizados pelo Estado – um deles, em Juazeiro. O deputado federal Luis Bassuma também disse o mesmo. Agora, as palavras das lideranças do PV transformaram-se em ações. O partido também entrega os cargos que possuía no Governo Wagner.

Confiram, na íntegra, a carta do presidente do PV baiano, Ivanilson Gomes, a Wagner:

Ivanilson PVO Partido Verde, que tem no seu programa a DEMOCRACIA como princípio fundamental, entende que a consolidação deriva do fortalecimento dos partidos políticos, e estes, por sua vez, têm nas eleições a maior oportunidade para a manifestação das suas ideologias e projetos políticos, oferecendo alternativas de escolha para os cidadãos e cidadãs.

O Partido Verde vem ao longo dos anos aperfeiçoando um projeto sustentável, afinado com os princípios defendidos no seu programa, dos quais destacamos a luta por uma cultura democrática que estimule o convívio pacífico, harmonioso, solidário e cooperativo entre os cidadãos; defende a reforma do estado com a sua modernização, desburocratização, informatização e democratização; o aprimoramento na relação institucional entre o estado e os municípios; o fortalecimento do poder local e a criação de mecanismos de participação direta da sociedade junto aos poderes do estado e dos municípios.

Atendendo a orientação da Direção Nacional, guiada pelo projeto nacional que o Partido Verde apresenta com a candidatura da Senadora Marina Silva à Presidência da República, a nossa direção partidária realizou consulta em todo o estado, em cinco encontros regionais, obtendo o aval da quase totalidade dos dirigentes municipais, a favor da candidatura própria.

Malgrado as diversas tentativas, não tivemos a oportunidade de diálogo político institucional durante estes três anos de governo, em que o PV participou do Governo de vossa Excelência. O Conselho Político, que deveria ser o espaço para a participação efetiva dos partidos que integram a base do governo, se reuniu apenas duas vezes. Faltou clareza sobre qual é o projeto político do governo, especialmente quando se resolve governar com aqueles que sempre defenderam projetos antagônicos ao nosso. Causou desconforto ao partido o encaminhamento de alguns temas estratégicos, a exemplo do porto sul, termoelétricas, usinas nucleares e outros, que além do seu conteúdo conflitante com o nosso programa, incomodaram pela forma antidemocrática como foram e vem sendo conduzidos.

Desta forma, vimos comunicar a V. Ex. da decisão do Partido Verde em concorrer com candidaturas majoritárias para as eleições de 2010, com indicativos das pré-candidaturas do Deputado Federal Luiz Bassuma para Governador e do Deputado Federal e Líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Edson Duarte, para o Senado.

Comunicamos também que, a partir deste momento, o Partido Verde na Bahia coloca à disposição do Senhor Governador todos os cargos que venham a ser entendidos como indicação partidária.

IVANILSON GOMES

Presidente PV Bahia

PV baiano entrega carta a Wagner

  1. rosemary santos disse:

    Alguém precisa tomar providência com o PV de Camaçari. Lá tem um casal de paulistas que são donos do partido e recebe dinheiro público prá isso. Eles contam pr´todo mundo que “recebeu” o partido de presente do ex-marido dela que é PV histórico. Uma vergonha!
    Será que o PV vai sanear esta aberração na cidade com o segundo maior PIB da Bahia, ou vai continuar se comportando como partido de aluguel?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários