Assessores do ministro da Educação Mendonça Filho estiveram recentemente na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para reunião com a Reitoria. O chefe de gabinete do ministro, Raphael Callou, e a assessora Marina de Alencar vieram a Petrolina para discutir a viabilidade de execução de projetos prioritários para a Univasf. Entre as demandas, destacam-se obras que estão paralisadas em virtude das restrições orçamentárias – pauta que motivou audiência do reitor Julianeli Tolentino e do vice Telio Leite com Mendonça Filho, no último dia 6 de julho, em Brasília. Um novo encontro com o ministro está programado para o próximo mês de agosto, desta vez em Petrolina. A data ainda será informada pelo MEC.
Durante a reunião com os representantes do ministro, foram detalhados os projetos, em apresentação elaborada pela Assessoria de Infraestrutura da Univasf, e planilhas com a projeção do aporte financeiro necessário para sua execução, citados no documento entregue a Mendonça Filho. Os investimentos solicitados ao MEC objetivam a finalização das obras da Policlínica e do auditório do Campus Sede; a complementação do Hospital Veterinário com a edificação da unidade para Grandes Animais, no Campus de Ciências Agrárias; e a construção do prédio administrativo e de salas de aula do Campus de Paulo Afonso, na Bahia, que funciona em instalações provisórias cedidas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Outras demandas incluem a conclusão da nova sede do Espaço de Arte Ciência e Cultura (EACC), localizado na Orla de Petrolina, além de recursos para aquisição de equipamentos acadêmicos, administrativos e de infraestrutura para os campi.
De acordo com Raphael Callou, a proposta do MEC é ampliar o acesso dos jovens à educação superior, indicativo de uma agenda de expansão para as universidades federais, que vem sendo anunciada pelo Ministério. (Com informações do Gabinete da Reitoria/foto divulgação)