O ramo educacional e tecnológico que envolve computadores, robôs e informática é um atrativo para os estudantes. A possibilidade da tecnologia na realização, por exemplo, de uma programação com a placa de arduíno (plataforma de hardware e software, criada para auxiliar no ensino de eletrônica) é o que oferece a oficina de Robótica, promovida pelo Centro Juvenil de Senhor do Bonfim (norte da Bahia), unidade vinculada à rede estadual de ensino.
Com a proposta de ampliar o acesso de crianças e jovens a novas experiências educativas, o curso busca estudar o aplicativo da robótica para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade. A diretora do Centro Juvenil Senhor do Bonfim, Janair Torres, ressalta que a oficina de Robótica e as demais oferecidas pela unidade contribuem para facilitar a compreensão dos conteúdos curriculares.
Com dois anos de atuação, o centro possibilita aos estudantes da rede estadual a realização de cursos e oficinas relacionados à pesquisa, ciência, cultura e tecnologia. As atividades podem ser praticadas no turno oposto ao qual estão matriculados. Além da oficina de Robótica – que funciona às sextas-feiras, das 14h às 16h, com uma jornada de 30 horas – outras 11 são oferecidas, entre as quais as de Geometria em Ação e Teatro Pop. Além disso, são promovidos eventos pontuais como o clube de leitura, para estimular o hábito entres os estudantes, e o Cine clube, onde são discutidas questões ligadas à linguagem do cinema. (foto/divulgação)