O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), recebeu a equipe do Blog no seu gabinete na noite de ontem (21). Ele fez um balanço da sua gestão durante os 11 meses de governo e falou também das expectativas para 2010. Cortez e educado, Isaac respondeu as perguntas do Blog antes de embarcar para Salvador, de onde pegaria o vôo para Brasília.
Confiram a entrevista:
Carlos Britto: Prefeito Isaac Carvalho, o senhor está no seu primeiro ano de mandato, um estreante na vida pública, qual a sua avaliação a frente da prefeitura de Juazeiro neste ano?
Isaac Carvalho: A avaliação deste ano é positiva, apesar de encontrarmos o município com muitas dificuldades, com a desestruturação da máquina pública, com a dívida em torno de 20 milhões de reais, com a crise mundial que afetou a receita da cidade, então tudo isso são consequências que somam negativamente, mas nós conseguimos convênios em torno de 150 milhões de reais, e ainda estamos com esperança de conseguir mais alguma coisa nessa reta final, pois eu vou para Brasília esta semana e semana que vem. Então nós podemos avaliar de forma positiva as pequenas e grandes ações como o Minha Casa, Minha Vida que é um dos maiores contratos do Nordeste, a ponte que já vai começar a obra dia 04 de janeiro, entre tantas outras ações…
Carlos Britto: Prefeito o que mais lhe deixou feliz nesse primeiro ano?
Isaac Carvalho: O que mais me deixou feliz foi muito trabalho e muitos desafios. Temos um trabalho grande, mas também já começamos a perceber que está surtindo efeito e produzindo frutos.
Carlos Britto: O senhor pegou um município sem muita formatação, com o código de postura antigo, uma prefeitura com documentos que sumiam, com o SAAE em uma situação complicada, como é que o senhor encarou esse desafio? A angústia desses meses de trabalho atrapalhou de alguma forma?
Isaac Carvalho: Atrapalhou porque nos seis primeiros meses nós tivemos que nos concentrar na organização da máquina, então além do endividamento, teve a queda na arrecadação, a estrutura administrativa foi desmontada e muitas estruturas físicas também estavam em péssimas condições, como os postos de saúde que não estavam mais funcionando, escolas com tetos caídos, o abastecimento de água a beira de um colapso, então nós ampliamos em 30 % o abastecimento de água, pagamos boa parte do endividamento, e nós temos, em torno de 700 milhões para os projetos em andamento, e já viabilizados 150 milhões.
Carlos Britto: Nós reclamos muito, e cobramos muito que era muito projeto e poucas ações efetivas. Em 2010 nós teremos ações concretas?
Isaac Carvalho: Com certeza. Muitos deles já foram viabilizados, a exemplo do Minha Casa, Minha Vida, do projeto do lixão, dos investimentos na área de segurança, da Praça da Juventude, do Programa Segundo Tempo que vai beneficiar em torno de cinco mil crianças. A exemplo também das cinco creches , são coisas empenhadas, convênios já assinados. Vamos também licitar obras como a estrada que liga o Rodeadouro ao Salitre, o sistema de abastecimento de água que vai ser feito pela Codevasf, a mudança no projeto de irrigação do Mandacaru. Podemos citar ainda o centro de serviços e apoio da Agricultura Familiar, o laboratório de água, a reforma e ampliação do distrito industrial, o porto de Juazeiro, então são várias ações em andamento, que serão garantidas em 2010. Tem ainda a iluminação da cidade, pegamos Juazeiro num apagão muito grande, e já trocamos mais de oito mil lâmpadas porque a gente entende que a iluminação é um ponto que não pode desagregar da segurança. Nós ainda recuperamos mais de 400 quilômetros de estradas vicinais, o Bioma Caatinga já firmado com o Governo do Estado, o Hospital Regional que acompanhamos, inauguramos três unidades de saúde da área privada e duas Unidades de Pronto Atendimento, então estamos esperançosos para o ano que vem.
Carlos Britto: O juazeirense pode esperar um grande ano?
Isaac Carvalho: Nós estamos muito otimistas para 2010, um grande projeto que já está em fase de conclusão e que a gente espera que seja licitado até fevereiro ou março, é o projeto do Anel Viário, que está estimado entre 60 a 80 milhões e a gente espera que possa ser iniciado em 2010. Esse projeto vai mudar a cara de Juazeiro, são oito viadutos que vão mudar a estrutura da nossa cidade.
Carlos Britto: Prefeito, nesses quase 365 dias qual foi o momento que mais lhe emocionou?
Isaac Carvalho: O que me marcou foi o projeto Minha Casa, Minha Vida que vai viabilizar 2.500 casas para famílias de baixa renda, e foi uma conquista rápida, em menos de quatro meses começamos a realizá-lo, foi um trabalho de equipe que realmente me marcou. O que mais me deixa feliz é ver as pessoas felizes, isso me motiva cada dia mais, para que eu trabalhe mais, e possa ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.
Carlos Britto: Para finalizar, o senhor tem convicção da sua importância nas próximas eleições? O senhor acha que o seu trabalho e a aceitação do seu governo podem ser decisivos para os deputados que o senhor vai apoiar?
Isaac Carvalho: A gente não está trazendo obra com foco em campanha, a eleição é uma conseqüência, se você faz um bom trabalho a população vai lhe avaliar como gestor e fazer um julgamento. Eu acho que essa frente política que nós conseguimos montar aqui em Juazeiro tem sido importante para viabilizar esses projetos e essas obras, e a população vai saber fazer esse julgamento, de forma que a gente possa apoiar os deputados que realmente venham somar para região.
è verdade prefeito,a eleição é uma consequencia do trabalho, por isso se empenhe para merecer o voto do juazeirense novamente.porque os que passaram por aqui não se reelegeram porque não mereceram.se trabalhar meu voto é garantido.
Caro Carlos Britto,
A comunidade do Bairro João XXIII e demais bairros adjacentes, quer saber do prefeito, em que local será construida a “Praça da Juventude”
“Pois Estamos Alertos”
Pedro Militão Filho
Lider Comunirário do Bairro João XXIII
Essa eleição de 2010, ja ta decidida! Nossa senhora das Grotas fez uma aparição e acabou me revelando que Zó é um enviando dela para acabar com as mazelas, a corrupção e salvar o povo de Juazeiro dos enganadores. Zó é a salvação. Os adversarios , é melhor desisitir, pois Nossa Senhora das Grotas, não falha. Salve Zó, no peito e na raça. Navio negreiro já era.
Realmente lourdes. Zó é bíblico… do pó viestes, no pó ficaras.
Para quem teve e tem o apoio do considerado “Deus”, o presidente populesco Lula, e do arrogante governador do Estado da Bahia, a administração foi um fiasco. Nota 3.
GOSTARIA DE CONHECER O PROJETO DO ANEL´RODOVIÁRIO DE JUAZEIRO. VEJA QUEM PODE PUBLICAR ISSO…
Eu só quero que ele cumpra tudo isso que ele mesmo respondeu!
Juazeiro saberá cobrar na hora certa!
Caso esteja mentindo terá o que merece, assim como os outros!!
Feeling já perdeu a paciencia, rs.., vamos nos acostumar meu caro amigo, pois em Juazeiro é assim mesmo, e vc, ainda esta morando em Petrolina, acho que nunca mais volta pra Juazeiro, espero, fique por ái mesmo, pois aqui so passará raiva em ver que nada vira realidade ou se concretize.
A avaliação é positiva e sabemos que a bagaceira era grande pra arrumar tudo de uma vez. O principal, ao meu ver, é perceber que o prefeito é um homem sério, comprometido com o povo e que conta com as forças do estado e do país para melhorar Juazeiro. Na minha opinião, ele está fazendo jus aos votos recebidos. Que 2010 seja ainda melhor.