A assessoria da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) esclareceu sobre a placa publicitária de uma universidade concorrente nas dependências da autarquia municipal. Segundo nota da assessoria, que foi enviada após o questionamento de um leitor publicado em matéria por este Blog no dia de ontem (12), “a Fundação Getúlio Vargas (FGV), através da Energen Consultoria, é parceira da instituição.“
“A FGV e a Facape estão trazendo para Petrolina o curso de MBA em Gestão Empresarial. As aulas acontecerão na faculdade e devem começar ainda este ano. A previsão é de que novos cursos, na modalidade MBA, sejam ofertados em 2017. Com a parceria, muitas pessoas terão a oportunidade de fazer um MBA na região, com a tradição e credibilidade das instituições envolvidas“, finaliza. (foto/divulgação)
Esses diretores da facape são uma piada.
Se é uma parceria, cadê o nome da facape na placa?
Se a facape tem seu setor de Pós Graduação e professores capacitados porque não promove suas pós Graduações? Qual o custo benefício dessa parceria com a FGV?
Esses diretores não enxergam a grandiosidade da Facape
A verdade precisa ser dita. Esses diretores vem ao longo desses anos, destruindo a Instituição.
Todos os cursos estão com nota insuficiente pelo ENADE; a receita anual da faculdade vem caindo e tomam dinheiro emprestado no cartão de Credito para cobrir suas despesas. A OAB não reconhece o curso de Direito, tanto que a faculdade perdeu o selo de qualidade da OAB.
Os diretores ao longo desses anos é inventando viagens sem qualquer propósito, e ganhando diárias que certamente recai no aumento da mensalidade e sem contar as viagens para seus cúmplices.
O próprio Portal da Transparência é um absurdo; professores com altos salários, sem contar que seus próprios diretores que tem suas empresas em Juazeiro e Petrolina, e não dão conta das suas responsabilidades na Instituição. Isso é um absurdo! Estudantes, abram o olho!!
Pelo que eu saiba a Facape não possui MBA como pós-graduação (pesquise sobre a diferença entre a pós-graduação comum e o MBA). Creio que a implementação de MBA teria um alto custo para a instituição. A parceria com a FGV, pioneira em MBA no Brasil, deve ser mais lucrativa para a Facape, uma vez que se eliminaria, ou reduziria o custo de implementação. Quanto às mensalidades, já ouviu falar em inflação, custo Brasil, aumento de salário mínimo? Pois é tudo isso aumentou consideravelmente nos últimos anos, e lógico o aumento disso é repassado para o consumidor. Mas se está tão incomodado com o preço, saiba que a Facape recebe subsídios do governo para a mensalidade ser mais barata em relação à concorrência, se tirarmos esse subsídio a mensalidade sobe e vai ficar igual à média!
MBA é apenas uma sigla americana que dá no mesmo que pós graduação lato senso. Outra coisa se a facape recebe subsídios do governo pra mim é novidade. A facape recebe do governo do Estado é o PROUPE, e que a tende apenas uma pequena parcela de alunos.
MBA é uma pós-graduação específica para a área de negócios. A Facape não tem esse tipo de pós-graduação. Subsídio inclui redução ou isenção de impostos, a Facape por ser uma autarquia municipal tem alguns impostos reduzidos e desobrigação de outros. Se a Facape pagasse os mesmos impostos que as demais, o preço da mensalidade seria igual a média.
A turma que quer estudar de graça na Facape, incluindo muitos que nem ao menos residem em Petrolina, esão aqui em peso! Sei do desespero desse pessoal depois que o governo de esquerda foi arrancado da presidência! Agora a música vai ser outra! É o começo do fim dessas ideologias que estavam reinando no país nesses 12 anos de Governo Petista! É bom vocês colocarem a barba de molho! O Brasil mudou! Está mais à direita!
A FACAPE gasta absurdos com publicidade, sendo raras as vezes que esse mesmo outdoor foi utilizado para fazer o seu próprio Marketing.
A FACAPE tem potencial para organizar uma pós por conta própria.
Puts, querem mesmo privatizar a Facape pelo jeito. Interessante é que os alunos que pagam toda estrutura que a Facape tem ainda vão pagar curso caro da FGV que porra é essa ? Não vejo nome de Facape em outdoor e esses cursos são caros e aluno não tem mais dinheiro . Direito sem selo da OAB e o que diabos essa faculdade faz então ?
Esse novo prefeito que virá em 2017 deve a sociedade explicações para que a Facape não seja elitizada pois pelo jeito essa Autarquia está sem rumo . Vamos fazer um movimento na sociedade para denunciar os absurdos que ocorrem e os abusos e explorações com os alunos .
Simples de resolver: a concorrência oferece coisa melhor, mas cobra mais caro por isso também, é só sair da Facape e ir para a Unopar, Unit, Nassau, Fasj, etc! Temos que fazer um movimento para que a Facape seja privatizada isso sim! O município não tem obrigação legal nem capacidade financeira para bancar ensino superior.
A atual gestão da Facape é uma piada! Não conseguem fazer um planejamento de nada.
A Facape tem potencial pra ser referência em Pós Graduações em Petrolina e Região. Com certeza a diretoria está ganhando algum “benefício” com essa “parceria” entre a FGV e a Facape. Isso deve ser investigado…
E como sempre, emitindo notas com desculpas esfarrapadas pra tapear os alunos e a sociedade.
E quem disse que o município tem obrigação de financiar o ensino superior? A facape sim é que tem que rever seus gastos abusivos. e loteamento de cargos desnecessários. Outra coisa.estudante que vai para Nassau ja tem um desconto de 30% na sua mensalidade e a pós graduação garantida. E olha que a Nassau é uma Instituição privada que tem como proposta dar lucro. A facape não é para dar lucro. A questão ali é a “farra do boi” comandada pelos seus atuais diretores.
Você chegou aonde eu queria chegar. Por ser subsidiada pelo poder público a Facape não tem concorrência direta, e sua mensalidade vai sempre estar mais barata em relação às demais, por causa das isenções e reduções de impostos, oferecendo pouco pelo que cobra. Se ela fosse privatizada, aí o jogo iria mudar pois ela não contaria mais com os benefícios fiscais, e teria que se adequar à concorrência para ganhar mercado, cortando gastos excessivos para baratear a mensalidade e oferecendo melhores serviços.