As casinhas coloridas com porta e janela na fachada, a vassoura de palha, a carroça de madeira, o circo só de palhaços e o converseiro das senhoras na calçada. Quem não tem dentro de si a lembrança dos momentos passados no interior desse Brasil? Inspirados no poema Paisagem de Interior, de Jessier Quirino, a Clas Comunicação & Marketing e a Gráfica Franciscana lançam neste final de ano o calendário 2010 homônimo, numa homenagem aos grandes ícones da vida pacata e simples que ainda é levada no sertão nordestino.
As fotos foram feitas em 12 cidades dos estados de Pernambuco (Exu, Dormentes, Cabrobó, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Caboclo e Ipubi), Bahia (Remanso), Ceará (Crato) e Piauí (Picos e Paulistana). “Tive o cuidado para, a cada mês, contemplar uma localidade diferente. Mas a verdade é que todas as imagens formam uma só paisagem, viva dentro de cada pessoa que, assim como eu, tem suas raízes no sertão nordestino. Foi um trabalho bastante emocionante e espero passar esse sentimento a todos que receberem um exemplar”, disse Carlos Laerte, o autor das fotos.
“Retratar com franqueza essa paisagem, sem requififes e sem babados, é tarefa de primeira plaina e remédio de grande valimento. Carlos Laerte, com a natureza de bom observador e, de motivo aceso, botou olho de tejo na Paisagem de Interior e clik! Entre potes, quermesses, flandres, terreiros e outros achados, retratou nosso simples e puro matutar”, declarou o poeta Jessier Quirino, numa apresentação que pode ser conferida na íntegra nas folhas do anuário.
Paisagem de Interior é o sétimo calendário da série produzida pela Clas Comunicação & Marketing e Gráfica Franciscana. Já foram expostos os Cartões-Postais de Petrolina e Juazeiro em 2004, imagens do Vale do São Francisco em 2005, Flores da Caatinga em 2006, a Arte que Vem do Vale em 2007, Fé e Folguedo em 2008 e Brincávamos assim em 2009.
Muito boa idéia, esse nosso interior nordestino tem muitas pessoas e coisas interessantes demais , essa gente é educada e hospitaleira , quando retorno a minhas raízes gosto de conversar com esse povo e ficar ouvindo seus “causos” naturalmente engraçados.
Se alguém souber como consseguir um calendário desses, por favor me diga, FELIZ NATAL A TODOS!!!
Eu achei bem interessante a ideia,porque
o interior do nosso país é bastante rico culturalmente,
porém esquecido…