Estudantes da Univasf apresentam artigo sobre política pública de habitação de Petrolina em congresso internacional de Administração

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2016 às 12:27

estudantes-administracao-da-univasf

Estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram da 29ª edição do Congresso Internacional de Administração, que ocorreu recentemente na cidade de Natal (RN). Na oportunidade eles apresentaram um artigo sobre a aplicabilidade da política pública de habitação em Petrolina, pelo qual os alunos estudaram e entrevistaram moradores do primeiro conjunto residencial do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ entregue na cidade: A Vila Esperança.

De acordo com os estudantes, o objetivo principal da apresentação foi mostrar a satisfação do beneficiário do ‘Minha Casa, Minha Vida’ e identificar possíveis melhorias para o programa.

No trabalho apresentado o grupo analisou itens como localização do empreendimento, a infraestrutura, áreas coletivas e sobre a unidade habitacional, além de evidenciar o perfil do beneficiário com relação ao quantitativo de chefes de família, mulheres presentes na Vila Esperança, escolaridade do chefe de família, renda mensal e o quantitativo de pessoas residentes nas unidades habitacionais.

O artigo

O artigo apresentado é fruto do projeto de pesquisa sobre Gestão Pública, apoiado pela Univasf, no qual o foco é o ‘Minha Casa, Minha Vida’. Para a coleta dos dados, os alunos receberam apoio da Secretaria de Habitação e dos moradores da Vila Esperança. Esse foi o primeiro congresso em que os alunos da instituição abordaram o tema, uma vez que no Projeto de Gestão Pública o objetivo é analisar os outros empreendimentos habitacionais do governo federal na cidade:

Vila Esperança (Análise Concluída)

Residencial Nova Vida I e II;

Vila Real;

Vila Verde;

Nova Petrolina;

Monsenhor Bernardino;

Residencial Brasil;

Residencial Vivendas I e II;

Novo Tempo;

Cacheado

Park São Gonçalo (ainda não foi entregue aos contemplados).

Conforme as pesquisas forem evoluindo e os conjuntos habitacionais sendo analisados, outros trabalhos serão apresentados em congressos e publicados em revistas. “Os alunos que realizaram a  pesquisa agradecem aos moradores da Vila Esperança, principalmente ao senhor Ivan, presidente do bairro, pela paciência e pelo apoio em responder às perguntas feitas para o trabalho”, destacou o grupo, em comunicado. A coordenação do projeto é da professora-doutora do colegiado de Administração, Liliane Caraciolo. Os alunos participantes são Jakeline Gomes; Acerlândia Iraci, Ismaivio Silva e Israilde Agda. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários