Em discurso de pré-despedida, Dr.Pérsio lembra de contribuição que deixa para Petrolina e garante: “Não tenho mágoa de ninguém”

por Carlos Britto // 05 de outubro de 2016 às 18:33

persioNão faltaram discursos emocionados por parte dos vereadores que não conseguiram renovar seus mandatos para a Câmara Municipal de Petrolina, nas eleições do último domingo (2). Um deles foi o de Dr.Pérsio Antunes (PMDB).

Ao usar a tribuna da Casa na sessão de ontem (4) da Casa Plínio Amorim, Pérsio destacou a contribuição que deu a Petrolina como legislador, por meio de vários projetos de sua autoria – sobretudo na área da saúde. O vereador também evocou grandes lideranças políticas da cidade, a exemplo do ex-deputado Osvaldo Coelho e do seu irmão, ex-prefeito e ex-senador José Coelho, dos quais disse ter aprendido tudo da política, e garantiu que deixa momentaneamente o front político “sem mágoa” de ninguém. Confiram:

Meus Amigos e Minhas Amigas,

Depois de exercer dois mandatos consecutivos nessa casa legislativa, a despedida não se torna triste quando o coração tem a certeza de dever cumprido. Hoje, gostaria de compartilhar parte da trajetória de quem procurou servir da melhor maneira ao longo desses 20 anos de vida profissional e 8 anos de vida pública dedicados à nossa Petrolina.

Aos 22 anos, era o ano de 1986, recém-chegado da Cidade de Campo Alegre de Lourdes, entrei na Universidade Federal de Pernambuco com um único objetivo profissional: ser instrumento de algo bom. Não entrei pensando em fazer da medicina carreira acadêmica ou cientifica, e sim assistencial. Assim como na política, queria somar, oferecer o melhor de mim em defesa do bem estar das pessoas e dedicar parte da minha caminhada ao debate e aprendizagem do ser humano.

E assim, como médico, empenhei-me com amor e dedicação a minha profissão realizando mais de 15 mil procedimentos cirúrgicos obstétricos e ginecológicos em Petrolina. Como pai e esposo, tenho a certeza de que minha ausência se mostrou presente. E como ente político, fui eleito vice-prefeito da minha terra natal e vereador por 2 vezes da cidade que me acolheu. Tentei ser justo, ouvir as pessoas e reconhecer os seus questionamentos.

Mais do que isso, durante 8 anos, propomos importantes projetos como o que regularizou as 30 horas da enfermagem, escola do servidor municipal, regulamentação do planejamento familiar, oferecendo as pacientes do SUS o procedimento de laqueadura tubaria nos hospitais privados da cidade, a lei CEPROMULHER, maternidade verde – uma criança uma árvore, proibição da taxa de estacionamento no shopping, cartão prioritário – fila especial para pessoas com cardiopatias graves, diabetes insulinodependente, insuficiência renal em tratamento dialítico, câncer em tratamento quimio ou radioterápico, defendemos o bônus na nota do Enem para estudantes do Vale do São Francisco no vestibular para a Univasf, aprovação de projetos do executivo a exemplo do Nova Semente, Construção das AMEs, Pavimenta Petrolina, entre outros, aplicando na pratica aquilo que os mais humildes clamavam.

Quero parabenizar o prefeito eleito, Miguel Coelho, jovem advogado com muita vontade de ajudar nossa cidade e com uma estrutura política que poderá fazer a diferença pelos próximos quatro anos. Aos demais candidatos a prefeito também os parabenizo por participar do processo democrático, e todos os vereadores eleitos queria desejar boa sorte nas suas legislaturas.

Nesse momento, Gratidão é o sentimento que me nutre.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os meus eleitores e lideranças que afirmaram ter confiança em meu trabalho nas últimas 3 campanhas para a câmara de vereadores. Obrigado pelo apoio de todos os amigos, que mesmo não sendo militantes ou filiados ao partido, me apoiaram em 2008, 2012 e 2016, quando fui eleito o vereador mais votado da coligação em 2008 e 2012 e uma parte continuou acreditando no nosso projeto político e na nossa luta em 2016. Foram 5.000 votos que a nossa coligação conseguiu, e 1.507 amigos que reconheceram o nosso trabalho.

Aos profissionais da área de saúde que abraçaram a nossa causa, aos conterrâneos da minha cidade natal, aos estudantes, professores, agricultores, comerciários, homens e mulheres da área ribeirinha, irrigada, interior e da sede do município: Muito obrigado por esses anos de crescimento. Não há palavras que retribuam um voto de confiança.

Aos dois grandes construtores dessa cidade e meus professores da vida política e pessoal, agradeço de forma saudosa aqueles com quem tive a oportunidade de tê-los como amigos e me ensinaram a fazer a política por convicção, e não por conveniência ou necessidade financeira. Ao eterno deputado Osvaldo Coelho e seu irmão José Coelho, olho para o céu e agradeço pelos ensinamentos e pela nossa amizade. Nada teria valido a pena nessa caminhada, sem vocês.

Por que não agradecer aos amigos e colegas que foram secretários no governo municipal ao longo dos dois mandatos, assim como o prefeito e colega médico Dr. Julio Lossio, com os quais tive a responsabilidade de assumir com muita maestria a liderança do governo por 4 anos? Desejo a todos eles boa sorte nas suas caminhadas.

A minha família, não cabem palavras que agradeçam pela compreensão, companheirismo e união de sempre, mas vale a tentativa de dizer que amo vocês.

Quero também agradecer com muito carinho, o empenho, dedicação e amor ao trabalho desenvolvido por toda a nossa equipe ao longo desses 8 anos. Marciana, Iandra, Mônica, Monique, Evangelista, Jair Escobar, Mara, Ageu, Darcilio Almeida, Denise Gurgel, entre outros que não mais fazem parte da nossa equipe, assessores externos e todas as lideranças ligadas ao gabinete: Obrigado por nos ajudar a construir o nosso mandato! Obrigado a todos que participaram das nossas campanhas eleitorais.

E por último, agradecer a convivência, respeito e forma como todos os funcionários, colegas vereadores e a imprensa, pela forma carinhosa que me trataram desde que aqui cheguei. Foi uma honra dividir a tribuna com vocês. Por 8 anos, aqui foi o palco onde nós tentamos transformar Petrolina numa cidade melhor e defendemos aquilo que acreditávamos ser o melhor para as pessoas. A vocês, deixo a maior lição que aprendi ao entrar na vida pública: Não vender sua ética e não se curvar às conveniências e imposições é algo libertador. E assim, hoje me sinto livre para continuar sendo instrumento do bem, mas agora em outros campos de batalha. A partir de 2017, não estaremos juntos todas as terças e quintas, mas tenham a certeza que o doutor do povo estará sempre à disposição desta Casa.

Importante também renovar a memória das pessoas sobre alguns vereadores que por aqui passaram e que cultivaram ideias e propósitos semelhantes aos nossos: Márcia Cavalcante – advogada; Renato Coelho – médico; Terezinha Teixeira – professora; Valdenor Ramos – professor universitário; Anatélia Porto – psicóloga; César Durando – cirurgião dentista; Pedro Norberto – professor universitário; Chico Freire – engenheiro; Armando Venâncio – professor; e Pérsio Antunes – médico.

Percebe-se que nem sempre o grau de conhecimento, a formação profissional e o trabalho prestado são atributos que permeiam a escolha dos candidatos para a câmara municipal. Porém, tenho a esperança de que, independente da formação dos que irão assumir o mandato a partir de 2017, os futuros representantes desta Casa sejam capazes de não baixar a cabeça e dizer amém, terão a coragem de expressar os seus pensamentos e expor seus posicionamentos, assim como fiz ao longo desses anos.

Não foi desta vez que conseguimos o objetivo, mas tudo que fiz ou que tenho são permissões de Deus, e hoje tenho a certeza que algo melhor me espera, porque olho para trás sem mágoas e com a tranquilidade de quem cumpriu o seu dever.

Por fim, concluo meu mandato parlamentar em 31/12, com o sentimento de que “combati o bom combate, cumpri minha missão e guardei a fé”. Deixo a vida pública temporariamente, mas com a certeza de que onde estiver continuarei lutando pelos meus objetivos e ideais. Em 2016, encerro meu mandato do mesmo modo que em 1984 iniciei a militância política durante o movimento Diretas Já: Lutando pela liberdade e em busca de dias melhores para o Brasil e nossa Petrolina. O jovem que sonhava com a democracia, hoje maduro, respeita a decisão das pessoas e carrega no peito o desejo daqueles que lutam por uma cidade mais justa. Como dizia um grande amigo meu: Nem sempre ganhar é ser vencedor ou perder é ser derrotado. Vamos em frente, vamos fortes, vamos juntos rumo ao futuro que nos aguarda.

Muito Obrigado a Todos.

Petrolina, 04 de Outubro de 2016.

Dr. Pérsio Antunes/Vereador

Em discurso de pré-despedida, Dr.Pérsio lembra de contribuição que deixa para Petrolina e garante: “Não tenho mágoa de ninguém”

  1. prefironemcomentar@gmail.com disse:

    Rpz… vai continuar teus trabalhos e deixa de ser imaturo. Quanta necessidade de aparecer…

  2. Ex servidor da saúde disse:

    O povo bota, o povo tira. Fez muito pela saúde? o que? por muito tempo defendeu as loucuras e arbitrariedades do Júlio Lóssio contra os servidores, defendeu Júlio Lossio até demais. Talvez seja esse o motivo da surra que levou nas urnas.

  3. Emmanuel disse:

    Grande amigo e lutador que merecia sem duvidas ser reeleito pelo trabalho e desempenho ao longo dos anos como vereador atuante e defensor dos interesses da sociedade. Novas oportunidades se abrirão com certeza .

  4. Boca de Trovão disse:

    Já vi que o teu apoiador, coronel Leite, não somou em nada. Aquele só tem influência sobre algumas professorinhas que não gostam de sala de aula e são puxadas para secretaria de educação para babá-lo.

  5. Paulo Santos disse:

    BEBEU DO VENENO QUE DEU?
    VOCÊ FOI TRAÍDO NA MESMA MEDIDA EM QUE TRAIU,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Comentários absurdos esse cara fez , não merece voltar a câmara, e ainda acha pouco os auxílios e regalias que…