A greve dos bancários pode acabar nesta quinta-feira (6) em todo o País. Em reunião que avançou a madrugada, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta que a categoria vai avaliar em assembleias no Distrito Federal e no restante do país. As instituições financeiras propuseram reajuste de 8% para 2016, mais abono de R$ 3.500.
Além disso, ofereceram aumento de 15% no vale-alimentação; de 10% no vale-refeição e no auxílio creche-babá; e licença paternidade de 20 dias. Para 2017, reajuste do INPC mais 1% de aumento real, nos salários e em todos os benefícios. Os sindicatos dos bancários de algumas cidades já recomendaram a aprovação da proposta. Os bancos deixaram claro que a proposta vale apenas para esta quinta. Ou seja, os trabalhadores devem aprová-las em assembleias e retornarem ao serviço.
Em Juazeiro, o assunto será debatido nesta quinta, em assembleia geral extraordinária às 19h, em primeira convocação, e às 19h30, em segunda convocação na sede do Sindicato, que fica localizado na Rua Sete de Setembro, nº 71, Centro.
A categoria está paralisada desde o dia 6 de setembro. Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, a assembleia será decisiva na reivindicação da categoria. “Convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras para comparecer à assembleia e juntos discutirmos o rumo do movimento e analisar a contraproposta oferecida pela Fenaban“, disse Maribaldes Silva.
A greve já é a mais longa do que a realizada pelos bancários no ano passado, que durou 21 dias. Segundo a Contraf-CUT, a greve mais longa da categoria na história foi em 1951 e durou 69 dias. Nos últimos anos, a que havia durado mais foi a de 2004, com 30 dias. (foto/divulgação)
acaba, pelo amor d Deus!
HEAUAUAH