Não é fácil governar uma cidade do porte de Petrolina sem apoio político. Ou sem aliados no poder. O prefeito Júlio Lóssio (PMDB) sentiu isso na pele. Sobretudo porque fez sua estreia na vida pública, em 2008, justamente sendo eleito para comandar os destinos da principal cidade do sertão pernambucano.
No dia 1º de janeiro de 2010 ele fecha o primeiro ano de sua gestão, em meio a muitas críticas de boa parte dos petrolinenses que o ajudaram a chegar onde está hoje. Mas Lóssio tem convicção de que está fazendo seu melhor, diante de todos os percalços com os quais se deparou.
Sabe também que terá ainda dois anos pela frente para provar à população que pode, sim, dar aquilo que ela espera dele. Na primeira parte da coletiva que o prefeito concedeu ontem (23) em sua residência, na Tapera, ele comentou assuntos polêmicos como a questão do lixo, falou sobre investimentos na saúde e em programas ambientais e dos rumores em relação às mudanças em seu secretariado, entre outros assuntos. Confiram:
Nós estamos com a Dra. Kátia (Simoni), que é da Univasf e está em estágio probatório ainda. Nós estamos discutindo com o Ministério do Planejamento sua cedência ou não, que ainda não saiu e já estamos com o tempo no limite. Estou indo para Brasília no dia 28,29 e 30 para tentar alavancar mais algumas emendas e recursos que ainda estão na beira de sair, tenho certeza que sairão, e vou ao Ministério do Planejamento para resolver isso de uma vez por todas. Murilo (ex-secretário de Segurança Cidadã) conversou comigo e discutimos que iremos criar um Gabinete de Segurança e ele vai nos ajudar. Será uma coisa macrorregional oriunda de recursos que serão colocados nas cidades de Petrolina e Juazeiro pelo Ministério da Justiça, através do Pronasci. Portanto são mudanças que poderão ocorrer, mas são mudanças positivas, porque são dois secretários que estão muito bem, mas precisamos estar avançando e são pessoas que vão estar colaborando com o governo.
Apoio ao futebol profissional
A preocupação da prefeitura deve ser com o futebol amador. O futebol profissional, como o nome já diz, deve ser tratado de maneira profissional. Eu gostaria muito que os profissionais de Petrolina se organizassem em um único time, já que dois não conseguem representar bem o município. Mas o município tem uma preocupação muito grande com a educação atlética, com a educação olímpica. O esporte profissional recebe o apoio do município, mas o mais importante é o apoio aos atletas olímpicos, paraolímpicos e com o futebol amador de Petrolina.
Conclusão do Mercado do Turista
Isso não depende mais da prefeitura. Nós já conseguimos livrar o município das pendências que herdamos. O município estava com uma inadimplência enorme, mais de 12 inadimplências, isso foi sancionado e temos monitorado diariamente. Mas agora depende da Caixa Econômica ir liberando os recursos. A Caixa faz a medição e libera. Como ela tem uma demanda muito grande, hoje, com as obras do PAC e possui poucos engenheiros no seu quadro, as obras da Caixa normalmente demoram. Mas tem uma grande vantagem. As obras da caixa normalmente são isentas de problemas de superfaturamento, e tantos outros, já que o pagamento é feito na proporção em que são feitas as medições. É uma questão de tempo e de viabilidade da Caixa. Nós estamos cobrando muito da Caixa a questão do Mercado do Turista, a liberação das moradias que foram pactuadas. Mas a Caixa Econômica tem o ritmo dela, e nós temos que ter paciência com isso.
Saúde
Os problemas da saúde e da educação não se resolvem num passe de mágica. Não adianta a gente ficar dizendo que vai melhorar a saúde do dia para noite, porque isso não acontece. Mas o que estamos fazendo? Estamos treinando e equipando os agentes comunitários de saúde para ter atenção básica. Estamos criando o sistema AMI-Petrolina, que é o atendimento médico especializado. As 15 regionais irão receber unidades de referência com três PSFs cada, para que possamos ter médicos de oito ao meio-dia, de uma às cinco e de seis às nove. Estamos também trabalhando as salas de emergências para cada unidade da AMI. Estamos também criando ali, onde era o antigo aeroporto, a AMI-Univasf, que será um atendimento médico especializado com professores da universidade. Estamos também trabalhando a questão do pré-natal e do ambulatorial das crianças de alto risco. Portanto, todo esse sistema estará começando em janeiro. Ma eu não digo que 2010 será o ano da saúde. O ano da saúde são todos os dias, são todos os anos. O problema é que o Governo Lula, apesar de muito bem avaliado, é pior avaliado nas questões de saúde, porque de fato vivemos no País onde a saúde ainda está muito longe de ser boa para os que mais precisam. Mas entendemos que saúde se faz com prevenção e fortalecimento da atenção básica, e não apenas construindo hospitais. Nós estamos numa conversa avançada com o secretário João Lira (Saúde), que nos solicitou uma avaliação dos custos do Hospital Dom Malan para que o Estado possa dar alguma contrapartida. A gente não sabe de quanto ainda.
Lixo
O tema do lixo foi produzido pela insatisfação de uma empresa que deixou a cidade. E a gente tem que compreender que, quem sai, fica chateado e cria polêmica. Mas de fato a cidade está limpa. A cidade está ficando cada dia mais organizada, nós temos um aterro sanitário que é referência hoje em todo o Estado. Está, inclusive, sendo pleiteado o ICMS ambiental para o município. O que nos falta agora é ter uma área de preservação e estamos discutindo com o Exército a consolidação daquela área do Exército como área de preservação ambiental e isso vai permitir, inclusive, que Petrolina possa receber mais recursos do ICMS ambiental. Estamos lançando no dia 04 de janeiro um grande programa, Uma Árvore Uma Criança. O Exército estará disponibilizando 300 homens que irão plantar árvores em Petrolina, através da Secretaria de Irrigação, em parceria com todas as secretarias. Cada cidadão poderá plantar uma árvore, e isso será também georeferenciado, as pessoas participarão de um sorteio das árvores referenciadas e as crianças receberão um presente se sua árvore estiver sendo bem cuidada. Petrolina, daqui a alguns anos, terá uma outra cara e um outro clima no que diz respeito ao meio ambiente.
Prefeito tratando do tema lixo, acho que o sr não anda na nossa cidade não pra dizer que a cidade ta limpa, isso só pode ser piada, pois a sugeira ta reinando nessa cidade, dei meu voto ao sr, mas acho que o senhor ta cego, A CIDADE TA UMA IMUNDICE MUITA SUGEIRA, MATO, BURACO, ESCURIDÃO, QUE MODELO DE ADMINISTRAÇÃO É ESSE.
Prefeito, quando voce for para sua chacara , por favor naõ vá pela pista que liga a cohab massangano a cohab seis, porque sr. o vai perguntar se ¨nessa cidade não tem prefreito ¨ como todo mundo pergunta. É uma vergonha só tem buraco……
Paulo, o Dr. e´ acostumado lidar com cegos, portanto para ele todos nos somos cegos …….
Prefeito, fale menos e tenha mais ação! É simples assim!
Será que estamos falando e morando na mesma cidade PETROLINA,
náo acredito parece brincadeira essa reportagem.
1 – Mudança na Pasta da Saúde – não quero acreditar que a assessoria juridica do municipio não se certificou antes se a Sr. Katia em estado probatorio poderia ser ccedida ao município, se realmente aconteceu essa falha demonstra a incapacidade e inexperiencia do Sr. Prefeito emj assunto tão serio, que é a pasta da Saúde.
2 – Mercado do Turista essa historia de iandimplencia não cola mais de agora em diante é com Sr. prefeito.
3 – Lixo – De tão hilario parece piada se não fosse verdade, culpa a empresa que saiu pelo preço superfaturado encontrado pelo Tribunal de Contas do Estado acho melhor contar outra anedota. E mais quem saiu denunciando superfaturamento do contrato que era 60.000.000 milhões para cinco ano foi o senhor Prefeito ou agora também está sofrendo de aminesia e depois vem com uma licitação de 104.000.000 milhões para mesmo cinco anos deve ser brincadeira de mal gosto.\
forte abraço e só lembrado seu trabalho deveria ter começado em 01/01/2009
Sr. Prefeito, conta outra. Estágio probatório para secretário. Virgem Maria, abra os olhos do homem. O da gente ta aberto e muito, arregalado. Essas “economias” com novas licitações deixam todo mundo preocupado. O dobro da despesa no lixo e na merenda. Presente de Papai Noel.
Se Uma árvore Uma Criança é um grande programa do governo para 2010, fico preocupado com os pequenos (deve ser torneio de dominó). Tenha paciência.
Por que não falou da educação que tá parada? essa sim esta em estágio probatório. Tão vendendo por aí “supositório contra incompetência”. compre um balaio para a secretaria de educação.
Doutor, até o presidente Lula está de férias. O sr. vai encontrar quem em brasília para tratar do problema da virtual secretária da saúde? Não é muita importância para um assunto apenas municipal?. Se o sr. tem outro destino não diga que vai trabalhar em brasília porque tá todo mundo de recesso lá nesse período.
Dr. Murilo tá montando um grande bar/restaurante e ele tá certo. Trabalhar onde não tem dinheiro nem boa vontade é ruim. A preocupação dele agora deve ser de criar um gabinete sanitário prá seus futuros clientes. Ja que o sr. acredita tanto em deputado, ligue para qualquer um e pergunte se ele tá em brasília?
Aproveite esses dias prá pensar em novos nomes prá sua equipe. Dê esse presente a nós petrolinenses em 2010. Té mais.
Sr. Prefeito
Vejamos q/ ja esta na hora de realmente fazer uma revista na tropa, pois bem a educação ainda não estar bem , o setor do RH, prestação de contas são pessoas s/ condições de estarem naqueles setores, mas a secretaria tambem ,não passa segurança nas suas falas, consistencia no seu trabalho, ate os discursos dela são lidos, kakaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, reveja tambem as outras da sedest, essa totalmente fora de orbita,da mulher é um desastre, o tal do Grealdo aveeeeeeeeeeeeeee, administração q/ horror, e por ai vai……., corraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.agilizeeeeeeeeeeeeeeee.
. Mas o município tem uma preocupação muito grande com a educação atlética, com a educação olímpica. O esporte profissional recebe o apoio do município, mas o mais importante é o apoio aos atletas olímpicos, paraolímpicos e com o futebol amador de Petrolina.
? eu queria enteder essa preocupação com a educação atletica…
é brincadeira o esporte de petrolina está jogado seja ele o profissional ou amador, quero ver uma ação da prefeitura de puliticas publicas voltada para o esporte…
. Mas o município tem uma preocupação muito grande com a educação atlética, com a educação olímpica. O esporte profissional recebe o apoio do município, mas o mais importante é o apoio aos atletas olímpicos, paraolímpicos e com o futebol amador de Petrolina.
? eu queria enteder essa preocupação com a educação atletica…
é brincadeira o esporte de petrolina está jogado seja ele o profissional ou amador, quero ver uma ação da prefeitura de politicas publicas voltada para o esporte…
NÓS PETROLINENSES ESTAMOS HAVIDOS POR VER TRABALHOS DESSA ADMINISTRAÇÃO, SE PASSOU O PRIMEIRO ANO E A PARTIR DE AGORA, QUEREMOS VER AÇÕES DE GOVERNO, CASO AS COISAS CONTINUEM DO MESMO JEITO, SÓ TENHO UMA CONCLUSÃO, VOTAMOS ERRADO, INFELIZMENTE.
VALDA GOMES NEM DEUS AGRADOU A TODOS,MAIS TENHO CERTEZA QUE VC NUNCA FOI AO RH PORQUE A EQUIPE QUE LÁ SE ENCONTRA SAO PROFISSIONAIS COMPENTENTE VEJA COMENTÁRIO MELHOR PARA FALAR DESTES SERVIDORES.
BOA TARDE A TODOS
Estou aqui para defender a Equipe do RH da Educação, pois são pessoas capacitadas e responsaveis para o cargo que ocupam. Agora, essa Valda deve ser alguma servidora que certamente está irregular com o municipio e a equipe descobriu e a puniu, OU certamente é aquela funcionária que vai estar de ferias em janeiro e queria ter direito ao vale-transporte de janeiro OU aquela que estar querendo se readaptar e nao tem os documentos que comprovem e a turma lá não aceitou seu requerimento.
OU ALGUEM QUE QUER TRABALHAR NO SETOR E NÃO TEVE CHANCE, EITA INVEJA!!!!!
PREFEITO: o conselho que te dou é que vá em cada secretaria e faça reunião com cada setor, só assim, Você saberá e terá conhecimentos dos problemas que tem.
Será que essa Valda Gomes tem razão em dizer que o Setor do RH da Educação são incapacitados?
E por que desde a gestão passada todos estão lá, tem funcionária lá que tem é 12 anos que está ali e até hoje nao saiu.
Não foi na gestão de Plinio Amorim que a Educação foi nota 1000? Não é Plinio o Secretário nota 1000, o mais competente que petrolina teve?
Então, por que Plinio, um homem nota 1000 trabalhou com aquela equipe?
POIS É, MINHA QUERIDA, VÁ PROCURA O QUE FAZER. ISSO DAÍ É PURA INVEJA!
Sabe quem diz se eles tem capacidade de estar ali ou não? É DEUS, pois só ele sabe e mostra o noss futuro, só ele pode julgar as pessoas.
Tenha cuidado,que a justiça DELE tarda mais não falha. Não duvide disso!
Certamente é aquela funcionária irresponsavel, que nao trabalhava direito e foi punida por eles.POIS A EQUIPE QUE ESTÁ LÁ JÁ DESCOBRIU ALGUNS CASOS DE INADIPLENCIA DE FUNCIONÁRIOS QUE NEM TRABALHANDO OU NEM INDO TRABALHAR ESTAVAM E CONSEGUIRAM QUE ESSAS PESSOAS FOSSEM PUNIDAS.
SERÁ QUE VOCÊ NÃO É UMA DESSAS PESSOAS E ESTÁ REVOLTADA COM ELES?
Só vejo uma possível melhora para Petrolina após 2010, isso se Serra ganhar; caso não, Petrolina vai penar mais 4 anos na mão do PT.
olá blogueiros!
Sou uma gestora de uma escola municipal e nao sou muito de deixar depoimentos por aqui, mas estou nesse momento deixando um, venho defender pessoas que sei a tamanha responsabilidade e compromisso de cada um, quando se trata da Equipe do RH e de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Educação,pessoas capacitadas e preparadissima para estar.
Quando se trata do depoimento de Valda Gomes, certamente é uma servidora ( professora) chateada com alguma pessoa desses setores. E se eu nao estiver enganada, acho que é devido uma formação continuada de EJA – Educação de Jovens e Adultos que aconteceu em agosto e até hoje os professores participantes não receberam o beneficio que é pago a cada participante das formações que acontecem no Municipio.
Essa ajuda é desde a gestao passada, onde qualquer professor que participe das formações continuadas decorrentes no mês recebe um beneficio conforme sua presença e carga horária. ( se tem 100h/a = 10,00 e se for de 200h/a= 20,00 por formação)
O que aconteceu foi o seguinte, a equipe de EJA promoveu uma formação continuada de uma semana, onde varios professores participaram. Esses 5 dias de formação, quando foram fazer o calculo, deu um valor autissimo.Então, quando se dar esse valores altos, a unica coisa que o RH faz é encaminhar a folha para o setor de prestaçao de contas e eles encaminham para o setor administrativo da prefeitura.
O problema maior é que, certamente essa funcionária deve ter procurado os setores da secretaria e o que responderam para ela foi o mesmo que me responderam: até hoje eles nao tem uma data definida quando vai ser pago essa folha. Pois segundo informações que eles tem da prefeitura é que estão vendo como pagar.
O que voces tem que entender é que tanto o setor de RH como prestação de contas encaminham o que é de responsabilidade deles para a prefeitura e lá é que eles decidem como resolver.
Então, qualquer duvida, primeiramente procurem eles que irão explicar direitinho e depois vá na prefeitura e procure por lá.
ANTES DE JULGAR AS PESSOAS, PRIMEIRAMENTE CONHEÇA!
BOA NOITE A TODOS!
FELIZ ANO NOVO!
agora foi que eu vim ve este comentario da vanda eu acho que é a pura inveja desta equipe que lá se encontra porque lá so tem duas pessoas que ñ era da gestão nota 1000 ou vc ñ estava em petrolina na gestão passada para ver o trabalho da equipe do RH da Secretaria de educação,secretária veja bem o que a srª vai falar com aquela equipe eu garanto que são profissionais capacitados para exercer suas funções logo eles todos são do quadro menos 2pessoas que vc sabe e mesmo assim não va trocar a sua equipe do RH porque lá está o coração da sec.que são profissionais verdadeiramentes Humanos e ñ são eles que punem ninquem e sim eles estão fazendo o seu trabalho do que está certo ou errado para passar a bola para a quem compete.
AGORA PROFESSORA CÉLIA TEM É GRAÇA VC PUNIR A EQUIPE DO RH POR UM COMENTARIO BESTA DE QUÉM Ñ SABE OU TEM INVEJA DAQUELA EQUIPE QUE SÃO UNS VERDADEIROS PAUS PARA TODA HORA SE É UMA EQUIPE QUE TRABALHA DE CORAÇÃO É A DO RH.ESPERO QUE ELES Ñ VENHA SE ABATER COM ISSO E SAIA TODOS DE LÁ AI SIM A SEC JÁ ESTA CONDENADA O PREDIO E TUDO VAI DE ÁGUA A BAIXO,